domingo, novembro 07, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Ericeira

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Lisboa [de A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

Pedro Passos Coelho

Os spin doctors de Pedro Passos Coelho continuam a meter-lhe baboseiras na boca a bom ritmo, coisas como só reunir com Sócrates na presença de testemunhas e outras idiotices com que o líder do PSD tem marcado a sua liderança. Agora inventaram mais uma, que os responsáveis pelo desastre económico devem ser processados civil e criminalmente.

Bem, esperemos que os donos das praças de touros nos emprestem o Campo Pequeno e mais uma dúzia de praças pois as prisões não vão chegar, param além dos governantes, a começar por Cavaco Silva, Dias Loureiro e outros, lá estarão os administradores das empresas que faliram, os directores comerciais que falharam nos negócios e até teremos de pedir ajuda à Interpol para mandar prender os responsáveis das empresas de rating, nem a Merkel se escapará à justiça portuguesa pois algumas das suas declarações podem levar a responsabilizá-la criminalmente.

Se ideia pega mesmo os clubes de futebol não terão onde chegar pois o Estado terá de nacionalizar os seus estádios para albergar tanta gente, o bom princípio de Pedro Passos Coelho também poderá ser aplicável aos autarcas e, porque não, aos próprios futebolistas, avançado que falhe um golo ou guarda-redes que deixe entrar um golo vai dentro!

O país pode estar em crise mas humor não nos falta, felizmente.

«Pedro Passos Coelho defendeu hoje a responsabilização civil e criminal dos responsáveis pelos maus resultados da economia do país, para que não continuem "a andar de espinha direita, como se não fosse nada com eles".

"Se nós temos um Orçamento e não o cumprimos, se dissemos que a despesa devia ser de 100 e ela foi de 300, aqueles que são responsáveis pelo resvalar da despesa também têm de ser civil e criminalmente responsáveis pelos seus atos e pelas suas ações", referiu Pedro Passos Coelho.

Falando em Viana do Castelo, durante um jantar promovido pelo PSD de Barcelos, Passos Coelho sublinhou que o país precisa de uma cultura de responsabilidade.» [Expresso]

CONTRIBUTO MODESTO NO COMBATE À CRISE

«Os portugueses e os espanhóis têm por tradição juntar ao nome próprio os apelidos da mãe e do pai. Em Portugal, primeiro o da mãe, seguido pelo do pai; em Espanha, ao contrário. Em ambos os casos, é o apelido do pai, o último em Portugal e o do meio em Espanha, que mais se usa. Assim aconteceu com António Oliveira Salazar e Francisco Franco Bahamonde - dois nomes de tempos em que a tradição não se discutia -, que não ficaram conhecidos nem como Oliveira nem como Bahamonde. Depois, vieram outros tempos. Os bebés portugueses passaram, por lei, a ter direito de trocar a ordem do patronímico e do matronímico, bastando para isso o desejo dos pais na hora do registo. A lei foi aprovada sem contestação e assim vivemos já há anos sem o país se sobressaltar. Essa lei, que faz prevalecer a vontade do casal na ordem dos nomes, chegou agora a Espanha - e estalou a polémica! A lei é de José Rodríguez Zapatero, conhecido pelo nome materno (Zapatero), que quer impor a igualdade também no nome. A oposição à lei é de Mariano Rajoy Brey, conhecido pelo nome paterno (Rajoy), que considera "atentado à família" estas modernices de se mudar a ordem dos nomes. Portugueses cordatos (não é essa uma condição para combater a crise?), espanhóis quezilentos. Chamo a atenção das agências de rating para, em nome dos nomes, baixarem o nosso juro e subirem o dos vizinhos.» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

POBRES RICOS

«O BPN é um poço sem fundo. Mas muito educativo. Agora descobriu-se um esquema de empréstimos que resultou numa fraude de milhões de euros. Os bancos que são fortes com os fracos, chegando a penhorar bens por quantias irrisórias, revelam com frequência uma enorme ligeireza quanto se trata de verbas muito avultadas. Já sem falar na aldrabice, claro.

Mas esta nova peripécia, nascida na espuma gananciosa do BPN, é ainda mais elucidativa quando se toma conhecimento do destino dado ao dinheiro. Segundo a polícia, os envolvidos teriam gasto parte das verbas extorquidas em bens ditos de luxo, a saber, carros das marcas Porsche, Ferrari, Lamborghini, Aston Martin, McLaren Mercedes e, pelo menos, um iate.

Para que quer esta gente tanto carro? Ou, ainda mais nebuloso, porque se dá tanta importância a um banal automóvel? Mesmo que seja um Ferrari.

O problema é claramente cultural. Numa sociedade intelectualmente pobre, a riqueza mede-se em aparências e objetos, não em feitos singulares. A exibição de certas coisas torna-se na medida do sucesso. Só que essa medida é muito relativa.

Não sei se a história é verídica, mas como dizem os italianos, se não é, é bem pensada. Um dia, ao jantar, o velho Rockefeller, para fazer conversa, terá perguntado aos filhos o que gostariam de ser quando crescessem. Um deles, todo afano, disse: eu quero ser presidente dos Estados Unidos. Ao que Rockefeller respondeu: ó filho, deixa isso para os nossos empregados.

A medida da importância das coisas varia muito com a perspetiva. Os novos-ricos são na verdade pobres-ricos, invejados por alguns, é certo, mas desprezados pela maioria. Iludem-se com a elevação na escala social através da ostentação de banalidades. Mas se alguém imagina que ganha efetivo estatuto por andar ao volante de um carro, está muito iludido. Seja que carro for.

Não resisto a contar aqui uma história pessoal. Um dia estava em Los Angeles em companhia de um homem rico português, um dos poucos que, na altura, tinha um Rolls Royce e muito orgulho nele. Jantávamos num restaurante da moda com vista para um pequeno aeroporto. Na pista estava um jato com uma enorme fita a envolvê-lo. Na mesa ao lado havia uma festa. Então, a dada altura um dos convivas e uma jovem mulher desceram à pista e ele puxou a fita. O jato era a prenda de anos. O meu amigo rico ficou devastado. Moral: há sempre um novo-rico ainda mais rico.

Outro caso, também bastante elucidativo, diz respeito à descoberta recente em Portugal de dezenas de obras de arte falsas destinadas precisamente a serem vendidas a essa categoria dos novos-ricos. Há quem possa dizer que ter um Picasso sempre é melhor do que ter um Lamborghini, mas o princípio não é muito diferente. O objeto não é adquirido pelo seu valor intrínseco, mas pelo que ele promove junto dos outros. Daí que seja tão fácil vender uma obra de arte falsa. Basta uma assinatura bem imitada, o conteúdo é irrelevante.

Este tipo de comportamento frívolo tem contudo uma consequência direta. Enquanto se consomem vastos recursos com carros, iates e falsificações, eles faltam nas atividades úteis e produtivas. Nesta época de crise, em que tanto se aponta o dedo à classe política, convém recordar que o atraso da sociedade portuguesa se deve sobretudo à mediocridade das nossas elites económicas. Num meio em que predomina o egoísmo, a mesquinhez e sobretudo a falta de visão e cultura, resta pouco para o reinvestimento, a modernização e a inovação. É assim que Portugal tem automóveis topo de gama a mais, e empresas inovadoras a menos.

Não é pois só a lógica da despesa pública que tem de mudar radicalmente em Portugal. É preciso criar outros valores para a realização individual. Eles passam sobretudo por uma atitude de realização assente na diferenciação. Imitar e ostentar tem pouco interesse. Já criar algo de realmente inovador, acrescenta algo ao próprio, ao tempo e à sociedade em que nos inserimos. Isso sim é realmente enriquecedor. E, se no processo se ganhar muito dinheiro, parabéns.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Por Leonel Moura.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CAVACO ENCORAJA JOVENS A ESTUDAR A HISTÓRIA DE PORTUGAL

«O Presidente da República incentivou esta sexta-feira os jovens a estudarem a História de Portugal, considerando que esse conhecimento incute nos mais novos "uma força maior, uma coragem mais forte para enfrentar as adversidades da vida". » [CM]

Parecer:

Podem começar pelo período em que ele foi primeiro-ministro, ajuda-os a perceber porque razão o país está nesta atraso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Acrescente-se a sugestão.»

DIZ O ROTO AO NU

«Afastado dos grandes púlpitos há dois anos, o antigo presidente dos EUA George W. Bush não esquece a política, em particular a vida interna do seu partido, e, sem reservas, critica a ex-dupla candidata à Casa Branca: Sarah Palin e John McCain.

Numa conversa informal, Bush terá dito que Palin não tem qualificações para decidir os destinos dos EUA e que McCain tomou uma má decisão, ao escolhê-la para a corrida à vice-presidência. “A escolha por Palin levou Bush a considerar McCain como menos homem”, disse uma fonte próxima do ex-presidente ao jornal ‘New York Daily News’.» [CM]

PORTUGAL NÃO VAI AO FMI MESMO QUE OS JUROS SUBAM ACIMA DOS 7%

«No plano interno, o Governo de José Sócrates acredita que pouco poderá fazer para inverter a escalada dos juros sobre a dívida soberana portuguesa. No núcleo duro, sabe o DN, tudo o que se admite fazer é manter "um discurso muito claro sobre os objectivos" de redução do défice e, sobretudo, um difícil rigor acima de críticas na execução orçamental dos próximos meses - este ano e no início de 2011. De resto, a palavra de ordem é resistir, como fez esta semana o primeiro-ministro numa entrevista à TVI, logo após a aprovação do Orçamento na generalidade. Desde logo resistir ao pedido de ajuda ao FMI - melhor dizendo, ao Fundo de Estabilização Europeia, desenhado em Maio para permitir que a Grécia tenha, hoje, taxas de juro fixadas em 5%.

Assim, mesmo que as taxas de juro portuguesas subam a fasquia dos 7%, que Teixeira dos Santos disse ser o limite para o País recorrer ao esquema de ajuda europeu (Fundo + FMI), Sócrates não accionará tão cedo esse mecanismo. Isto só pode acontecer porque a última emissão de dívida pública deste ano está prevista para esta quarta-feira. É uma emissão, porém, de alto risco - porque se trata de 1,2 mil milhões de euros e de um prazo dilatado (portanto, com preços superiores) e que farão o País pagar mais alguns milhões nos próximos cinco a dez anos. » [DN]

Parecer:

Uma bela mensagem para os especuladores, já podem fazer subir os juros acima dos 7%.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se por uma alta dos juros.»

BCE COMPRA DÍVIDA PORTUGUESA

«Fontes ouvidas pela Reuters adiantam que o BCE adquiriu pequenas quantias de dívida portuguesa e grega esta semana e que tem havido um grande aumento dos volumes transaccionados nos mercados de dívida.Um especialista na área, que não quis ser identificado, adiantou à Reuters que o BCE pode ter comprado dois mil milhões de euros esta semana - valor que, a confirmar-se, seria o maior volume desde a última semana de Junho.

Segundo o analista do Royal Bank of Scotland, Silvio Peruzzo, a queda dos spreads da dívida portuguesa e irlandesa durante a manhã de ontem foi um claro sinal de que o BCE está de volta aos mercados de dívida.» [DN]

Parecer:

A que juro?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se.»

QUEM SÃO OS INCOBRÁVEIS DO BPN?

«Os três deputados socialistas referem que a agência de notação financeira Moody's concluiu que o BPN apresenta actualmente insuficiências de capital de dois mil milhões de euros e perdas acumuladas de 216 milhões de euros, alertando ainda para o facto de as assistências de liquidez da Caixa Geral de Depósitos ascenderem a 4,6 mil milhões de euros.

Face a estas estimativas, os três deputados do PS perguntam a Teixeira dos Santos "qual o volume de dívidas incobráveis existente no BPN em 2010, qual o número de clientes com empréstimos superiores a cinco milhões de euros e que percentagem destes clientes se inclui na lista de incobráveis".» [DE]

Parecer:

Seria muito interessante conhecê-los.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Publique-se a lista.»

PORTUGAL PRECISA DE 19.000.000 ATÉ JUNHO

«Os juros da dívida nacional bateram máximos históricos esta semana, mas o mercado teme que o primeiro semestre do próximo ano seja ainda mais difícil.

De acordo com dados do IGCP, Portugal tem de pagar obrigatoriamente aos credores 25,6 mil milhões de euros em Obrigações e Bilhetes do Tesouro que vencem em 2011, sendo que 19,7 mil milhões serão até Junho. Mas o contexto político que Portugal vai viver nesses primeiros meses do ano, com o Presidente da República inibido de convocar eleições até Março, quando toma posse, poderá alimentar o nervosismo dos mercados, o que seria fatal para o País e aumenta os riscos de ser necessário recorrer à ajuda da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional.» [DE]

Parecer:

É muito dinheiro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Teixeira dos Santos qual o juro que está disposto a pagar.»

LIMPEZA NO GRUPO PARLAMENTAR DO PS

«O aviso foi feito aos deputados e será para levar a sério logo que esteja encerrado o dossier Orçamento do Estado para 2011: Francisco Assis vai fazer mudanças na sua direcção e também nas coordenações socialistas nas comissões parlamentares. Tudo porque o líder da bancada e o próprio Governo "perderam a confiança" nalguns deputados que ocupam cargos cimeiros, apurou o Diário Económico.

Vítor Baptista, coordenador do PS na comissão de Orçamento e Finanças, deverá ser o primeiro alvo. Depois de ter acusado o chefe de gabinete de José Sócrates no Rato, André Figueiredo, de lhe ter oferecido um cargo numa empresa pública em troca da sua desistência pela distrital socialista de Coimbra, o deputado é visto como ‘persona non grata' pela direcção rosa.» [DE]

Parecer:

Tempos difíceis...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

MAIS UMA FUSÃO IDIOTA

«A necessidade de racionalizar os custos da participação do Estado no sector da comunicação social levou o ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, a anunciar ontem a disponibilidade do governo para "reflectir" sobre eventuais "soluções de agregação" entre a RTP e a agência Lusa. O objectivo é alcançar uma maior "racionalidade e economia de custos" nas duas empresas. Ou seja, o governo não descarta a fusão de operações entre o grupo RTP, detido a 100% pelo Estado, e a agência noticiosa, onde detém 51,14% do capital social. O cenário leva o PSD a criticar a "total ausência de estratégia ou modelo de serviço público" por parte deste governo.» [i]

Parecer:

E vai transformar a agência numa televisão ou a televisão numa agência?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao governo que não encubra tachos abusivos com fusões idiotas.»

MAGISTRADOS DO MP ADEREM À GREVE

«O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público aprovou, hoje, sábado, em Assembleia Geral, que ainda está a decorrer em Coimbra, a adesão à greve geral do dia 24.

A votação da proposta da direcção do sindicato de adesão à greve geral contou apenas com cinco votos contra e uma abstenção, entre cerca de 250 magistrados presentes.» [JN]

Parecer:

Grande Palma!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao grande Palma se também vai à manif.»

"O POETA E O EVANGELISTAS"

Por António Nogueira Leite, no "Albergue Espanhol".

VILMARS BERZINS