segunda-feira, novembro 29, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Museu do Traje, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Johannes Eisel/AFP]

«Cheerleaders se apresentam durante intervalo de provas da Corrida dos Campeões em Dusseldorf, na Alemanha » [UOL]

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Parque Eduardo VII, Lisboa [A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

Cavaco Silva tem razão ao considerar que a educação é um desígnio nacional, o problema é que já o era quando o agora Presidente da República era primeiro-ministro e como se sabe pouco ou nada investiu na modernização do ensino ao longo de 10 anos fundamentais para preparar o país para concorrer numa economia sem mecanismos proteccionistas. Pior ainda, não só se esqueceu deste desígnio nacional como esbanjou os fundos comunitários destinados à formação profissional, dinheiro que serviu para formar uma nova burguesia ligada ao PSD.

Enfim, o que Cavaco afirma é faz o que eu digo, não faças o que eu fiz.

«O Presidente da República apontou esta sexta-feira a Educação como um desígnio nacional no qual é preciso "agir já" e apelou aos autarcas para que sejam aliados no esforço de evitar que as crianças sejam atingidas pela crise.

"Como tenho sublinhado, a Educação deve ser um desígnio nacional assumido por todos. É uma causa nobre e uma pedra fundamental do nosso desenvolvimento e da nossa afirmação no espaço europeu", afirmou Cavaco Silva.» [CM]

A PRIMEIRA BAIXA

«A saída de João Correia do cargo de secretário de Estado da Justiça estava preanunciada há muito. Nos bastidores políticos era conhecida a vontade, nunca escondida, do advogado em deixar o lugar. Agora sabe-se que essa intenção resulta de um desânimo face a alguns sectores da justiça e do PS, mas é fruto, sobretudo, de alguma tensão na sua relação com outro secretário de Estado, no caso José Magalhães, a quem atribui mais capacidade "informática" do que política ou jurídica.

Mas, mais importante do que saber que tipo de opinião tem sobre outro colega de Governo, é saber se a atitude de João Correia poderá ou não servir de catalisador para outros governantes que possam sentir-se cansados e/ou desmotivados e queiram abandonar os lugares. Ou se José Sócrates aproveita para mexer no seu elenco e compor as peças do seu xadrez governativo. Para já, não parece que o queira fazer. Alberto Martins, o ministro da Justiça, irá assumir as tarefas que antes cabiam ao secretário de Estado, o que poderá ser um indicador de que o primeiro-ministro estará a adiar a remodelação de que tanto se fala, e que muitos dão como inevitável. » [DN]

Autor:

Editorial.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

INGLATERRA: PAI DE 19 FILHOS AOS 25 ANOS

«Já é considerado o pai britânico mais 'irresponsável' pelos ingleses. Pela terceira vez em três meses está ‘comprometido’. Desempregado de 25 anos, Keith Macdonald, engravidou pelo menos duas namoradas novas, uma ex-namorada com quem já teve um filho e uma quarta mulher descobriu que está grávida de gémeos.

Não é fácil fazer as contas ao número de filhos que Keith Macdonald tem, nem aos que vêm a caminho. Pai pela primeira vez aos 14 anos, o jovem admite ter oito filhos e mais seis a caminho. Contudo, uma das suas antigas namoradas afirma que são 11 os filhos do jovem e que estão oito a caminho. O que perfaz um total de 19. » [CM]

17% DOS ALUNOS DE LISBOA E PORTO PERTENCEM A GANGUES

«Mais de 17% de jovens entre os 12 e os 18 anos, estudantes em Lisboa e Porto, assumem que pertencem a gangues, enquanto 92% conseguem esconder dos pais e autoridades o tráfico de droga em que se envolvem. As conclusões são de um estudo da Escola de Criminologia do Porto.

O inquérito envolveu 2898 estudantes de 21 escolas da Área Metropolitana do Porto e 28 da de Lisboa, onde existem as maiores taxas de delinquência juvenil. Os números ainda são recentes e carecem de uma análise mais profunda, mas as conclusões merecem reflexão.» [DN]

Parecer:

São muitos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro da Administração Interna o que tem feito neste capítulo.»

RIDÍCULO DEMAIS PARA SER VERDADE

«Para os deputados do PS, "a adopção de medidas de promoção do uso da água da torneira, designadamente a substituição do consumo de água engarrafada por água da torneira, constitui um exemplo replicável em outros órgãos de soberania e instituições públicas ou sob tutela do Estado, podendo contribuir decisivamente para uma mudança de mentalidades que promova uma maior sustentabilidade ambiental".

O conselho de administração da Assembleia da República deverá realizar uma campanha de informação e sensibilização junto dos serviços e dos grupos parlamentares sobre a matéria e, ao fim de um ano, elaborar um relatório de avaliação do cumprimento da deliberação, incluindo o seu impacto financeiro e ambiental.» [PS]

Parecer:

Pois, as águas que os deputados bebem constituem um grande problema ambiental... Enfim, mais umas colheres de pau feitas pelos deputados do PS.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

NA ÚLTIMA DÉCADA EMIGRARAM 700.000 PORTUGUESES

«Na última década, 700 mil portugueses saíram do País, para trabalhar. Só em 2007 e 2008, emigraram mais de 200 mil. É a terceira vaga da emigração e com níveis próximos dos anos 60 e 70, diz o economista Álvaro Santos Pereira. Mas esta "pode ser mais prejudicial porque inclui uma fuga de cérebros e porque, combinada com a baixa natalidade, é uma bomba- -relógio para a sustentabilidade da Segurança Social", sublinha.

Depois de dois grandes fluxos migratórios, um no início do século XX e outro nos anos 60 e 70 que bateu todos os recordes, assistimos à terceira vaga da emigração portuguesa, como lhe chama Álvaro Santos Pereira, professor e investigador da Simon Fraser University, de Vancôver, no Canadá. » [DN]

Parecer:

É muita gente, uma boa parte dela qualificada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «O último a sair que apague a luz.»

VAMOS TER DESCANSO ATÉ FEVEREIRO

«Estava prometido o regresso de Manuela Moura Guedes ao pequeno ecrã e as informações indicaram sempre o mesmo sentido: Carnaxide. Agora, três semanas depois de ter sido comunicada a saída da TVI - após um ano de baixa -, a pivô surpreende com um novo projecto. Irá para o ar a partir de Fevereiro e está a ser pensado pela jornalista em colaboração com a directora de Produção da SIC, Gabriela Sobral, e Luís Marques, director-geral.

"Ainda não está definido, mas queremos fazer um bom programa e por isso estamos a desenvolver ideias, mas é a Manuela que está a coordenar mais este projecto", explica Luís Marques ."Vai para o ar logo que esteja pronto, no fim de Janeiro ou início de Fevereiro." Segundo fontes contactadas pelo DN, este será um formato original que "deverá ser feito com recurso a produção interna", que "será uma análise semanal da informação" e que "deverá ir para o ar às sextas ou sábados à noite".» [DN]

Parecer:

É uma pena que a jornalista se tenha curado com uns milhões da TVI.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se por mais um programa de extrema-direita.»

USURA INTERNACIONAL

«A Irlanda deverá pagar juros superiores aos da Grécia pela ajuda de 85 mil milhões de euros da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional. A televisão pública irlandesa RTE apontava ontem para uma taxa de 6,7% por um empréstimo a nove anos, informação que rapidamente se espalhou pelos outros meios de comunicação, causando apreensão.

A Grécia tem uma taxa de 5,2% pela ajuda de 110 mil milhões de euros recebida em Maio, por um período de três anos. O principal partido da oposição irlandesa, citado pelo site espanhol El Economista, afirma que 6,7% é uma taxa "incomportável" qualquer que seja a "previsão razoável de crescimento" da economia para os próximos quatro anos. Mas o Governo de Brian Cowen desmentiu que o juro seja tão elevado, garantindo que vai ficar mais próximo do da Grécia.» [DN]

Parecer:

Estes juros são um absurdo, é ridículo chamar ajuda a um empréstimo com juros tão elevados. Com estes juros até a China ajudava a Irlanda e fazia menos exigências.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se a vergonha em que a Europa se está a transformar.»

SARKOZY TELEFONOU A SÓCRATES

«O presidente francês, Nicolas Sarkozy, teve hoje conversas telefónicas com vários líderes europeus, entre eles o primeiro-ministro português, José Sócrates, sobre a crise da zona euro, divulgou o Eliseu em comunicado.

“No prolongamento da sua conversa telefónica com a chanceler alemã, Angela Merkel, na quinta-feira, e do encontro com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, na sexta-feira, o presidente da República prosseguiu as suas consultas sobre a situação da zona euro e falou por telefone com o presidente do Conselho italiano, Silvio Berlusconi, o primeiro ministro português, José Sócrates, o presidente do Conselho europeu, Herman Van Rompuy, e o presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero", informou a presidência francesa.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Porque será que Sarkozy telefonou a Sócrates se este não lidera um dos grandes nem preside ao BCE? Terá sido uma coincidência Sarkozy ter telefonado a Zapatero e a Sócrates, líderes dos dois países que estão à beira de pedir ajuda?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates o que lhe disse Sarkozy.»

SANTANA LOPES DEFENDE MUDANÇA DO MINISTRO DAS FINANÇAS

«Santana Lopes considera que se José Sócrates quiser fazer uma remodelação no Governo tem de mudar o ministro das Finanças. Em declarações no «Jornal Nacional» da TVI, o comentador afirmou que «mudar outras pastas e não mudar as Finanças é remodelação igual a zero».

«É um erro de Sócrates se ele insistir neste ministro das Finanças», defendeu. «Se Sócrates quer dar vida ao seu Governo e a si próprio tem de mudar o ministro das Finanças porque se os mercados funcionam por intuição, também funcionam por dedução e sabem que as coisas não correram bem a este ministro». » [Portugal Diário]

Parecer:

Outro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Esconda-se isto de Sócrates senão faz ao contrário e mantém Teixeira dos Santos, o prior ministro das Finanças desde a implantação da República.»

VERA JARDIM DEFENDE REMODELAÇÃO GOVERNAMENTAL

«Antigo ministro da Justiça Vera Jardim é a favor de um “refrescamento da equipa” de José Sócrates para fazer frente “aos tempos muito difíceis” que o país atravessa.» [Público]

Parecer:

Parece que o único que acredita neste governo é o próprio José Sócrates.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se o primeiro-ministro.»

MAIS UMA DOS DEPUTADOS DO PS

«O PS apresentou um projecto de lei para que os supermercados passem a aplicar um desconto, de pelo menos cinco cêntimos, por cada cinco euros de compras sempre que os consumidores prescindam de sacos de plástico.

O projecto de lei estabelece um “sistema de desconto mínimo” que se “traduz na aplicação de um desconto sobre o preço das mercadorias vendidas ao consumidor final, de valor não inferior a 0,05 euros por cada 5,00 euros de compras, com IVA incluído, sempre que este prescinda totalmente dos sacos de plástico fornecidos gratuitamente pelo agente económico”.

“Os agentes económicos que optem pela aplicação de um preço simbólico aos sacos de plástico ficam excluídos da obrigatoriedade de aplicação do sistema de desconto mínimo”, estabelece o projecto de lei. » [Público]

Parecer:

A única consequência prática desta medida é o aumento dos preços para compensar os descontos, restando por se saber o que fazer quando os sacos são pagos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se uma gargalhada.»

THE PRESIDENCY OF JFK, 50 YEARS AGO [Boston.com]

KONSTANTINOV ALEKSANDR