domingo, novembro 28, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Cogumelos na Quinta das Conchas

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Fim de tarde [A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

Pedro Passos Coelho

Desde que chegou a líder do PSD Pedro Passos Coelho muda semanalmente de estratégia em função dos resultados nas sondagens, se estas lhe são favoráveis provoca instabilidade política, quando sucede o inverso afirma-se como um defensor da estabilidade.

Desta vez foi longe demais e mostrou o jogo, há muito que Passos Coelho aposta tudo na vinda do FMI, um acordo com o fundo poderia ir de encontro às suas exigências em matéria de revisão constitucional e permitiria atribuir a responsabilidade de medidas duras ao PS, assegurando-se que daqui a um ou dois anos poderia voltar a governar com a ilusão das vacas gordas.

Pedro Passos Coelho é um político irresponsável e oportunista que não hesita em entregar o país nas mãos dos especuladores para obter proveitos políticos.

«Numa entrevista exclusiva ao semanário «Expresso», o líder do PSD confessa «estar preparado para tudo» inclusive estar «pronto» para governar com o FMI, se «isso ajudar Portugal».

O líder laranja diz ainda, na entrevista, que se Portugal vier a precisar da intervenção do FMI ou do fundo europeu «essa ajuda vai prologar-se por quatro a seis anos, nunca menos». Concluindo que «espero ser primeiro-ministro fora de um quadro desse tipo». » [Portugal Diário]

OS BLINDADOS E OUTROS ROMBOS NO CASCO DA NAÇÃO

«Sei que muito já se disse sobre o tema. Sei que muita questão já se levantou sobre o assunto. Mas acho determinante voltar ao problema. Ao verdadeiro problema: o da falta de explicações do Governo sobre o rol interminável de anormalidades que foi o processo de compra de material para a cimeira da NATO.

O Governo decidiu investir quase um milhão e meio de euros para comprar seis blindados e outra parafernália de meios antimotim. Fê-lo, em tempo de crise e sucessivos apertos, recusando o uso dos recursos existentes e disponibilizados por outras forças policiais. Fê-lo usando o argumento de urgência pela proximidade de um evento cuja data era conhecida há um ano, sem concurso público e por ajuste directo. Fê-lo com a desculpa absurda (e este é o adjectivo mais simpático que encontro) de que os blindados serviriam depois para entrar nos bairros problemáticos (?!), quando os atrasos já eram públicos e a polémica alastrava. E agora, mesmo tendo recebido apenas 10% de toda a encomenda e um único dos seis blindados, sendo que este só chegou um dia depois da cimeira para o qual foi comprado ter terminado, o Governo continua a achar que não deve quaisquer explicações aos portugueses.
Não só deve como está obrigado a dá-las. »
[DN]

Autor:

Por Filomena Martins.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ESPANHOLA DIZ QUE É DONA DO SOL

«"Sou proprietária do Sol, estrela de tipo espectral G2, que se encontra no centro do Sistema Solar, situada a uma distância média da Terra de aproximadamente 149 600 000 quilómetros", lê-se na acta, citada pelo jornal ‘La Voz de Galicia’.

Angeles Durán explicou que não existe nenhuma proibição que a impeça de ser dona do Sol, citando o caso de um norte-americano que se apropriou de todos os planetas e da Lua.» [CM]

MARINHO PINTO REELEITO

«António Marinho Pinto foi sexta-feira reeleito como bastonário da Ordem dos Advogados conseguindo 9532 votos num universo de 20521 votantes, revelou fonte ligada ao processo.

Segundo a mesma fonte, citada pela agência Lusa, nas eleições para o triénio 2011-2013, Fernando Fragoso Marques terminou na segunda posição, com 5991 votos, seguido de Luís Filipe Carvalho, com 3666. Os resultados divulgados são ainda provisórios porque faltam apurar os votos referentes ao Conselho Distrital da Madeira, uma vez que a assembleia distrital foi suspensa. No entanto, nas eleições para o Conselho Superior, a lista ligada a Fernando Fragoso Marques, liderada por Óscar Ferreira Gomes, garantiu a vitória com um total de 7268 votos num universo de 19584 votantes. Ainda de acordo com a mesma fonte, a lista afecta a Marinho Pinto, encabeçada por Isabel Duarte, foi a segunda mais votada, com 6353 votos, à frente da lista de João Pereira Rosa, com 3958 votos.» [DN]

Parecer:

Uma voz que não se cala e ainda não foi desta vez que a calaram.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

UMA BAIXA NO GOVERNO

«O ministro da Justiça, Alberto Martins, vai assumir as competências do secretário de Estado João Correia que havia apresentado a demissão na segunda-feira, anunciou hoje o Ministério.

"A demissão do secretário de Estado da Justiça está aceite" e o ministro "assumirá as competências que lhe estavam delegadas", revela fonte do Gabinete de Imprensa do Ministério.

Em declarações ao jornal i, o secretário de Estado revelou que apresentou o pedido de demissão no dia 22 de Novembro (já depois da aprovação do Orçamento de Estado para 2011), alegando que o trabalho que o levou ao Governo já está concluído: as reformas do mapa judiciário, do processo civil, do processo penal e da lei da arbitragem. » [DN]

Parecer:

E Sócrates não remodela?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver até onde vai a teimosia de Sócrates.»

A VEZ DA ESPANHA

«Espanha deverá ser o próximo país da lista a ver-se forçado a recorrer ao fundo de emergência UE/FMI, defendem cada vez mais analistas. As baterias antes apontadas a Portugal desviaram nos últimos dias a sua trajectória para o país vizinho, com um peso seis vezes maior na economia europeia e a passar por uma reestruturação do seu sistema bancário, que, embora a uma escala bem menor do que na Irlanda, não tem conseguido evitar as comparações.

Zapatero descarta "em absoluto" a necessidade de um resgate e diz basear-se em "dados concretos". Mas a Irlanda também insistia na mesma tecla e não deixou de capitular, o que só prova que os mercados quando querem têm uma grande capacidade para transformar rumores em certezas.» [DN]

Parecer:

A Espanha já é um peso pesado o que pode obrigar a Europa a uma abordagem diferente do problema.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

NOVO COPY/PASTE

«Aprovado o Orçamento de austeridade, o Governo vai pôr em prática a segunda fase do plano anticrise. O caminho é estreito e passa por ajustamentos ao mercado de trabalho e uma aposta forte do investimento em reabilitação urbana, apurou o DN.

De São Bento saem duas ordens claras para os ministérios: cumprir à risca as metas do défice e, ao mesmo tempo, fazer tudo por tudo para evitar a recessão e pôr a economia a crescer. A receita do Executivo parece inspirada na que foi posta em prática pelo Governo socialista espanhol. Sócrates parece acreditar que seguindo os passos de Zapatero verá a luz ao fundo da crise.» [DN]

Parecer:

Parece que a única ideia de Sócrates é o TGV e mesmo essa não é original.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»

IA HAVENDO CHAPADA NA BANCADA PARLAMENTAR DO PS

«Houve um momento, na reunião de quinta--feira à noite na bancada do PS, em que alguns pensaram que a conversa poderia evoluir para um cenário sul-coreano de chapada e pontapé. Foi quando Renato Sampaio, líder do PS-Porto, gritou para Manuel Mota (eleito por Braga): "Isso é um insulto!" e "isso eu não te admito!".

Manuel Mota tinha acabado de acusar Renato Sampaio de adoptar um "princípio trotskista" por exigir a "responsabilização" dos que, na bancada do PS, expressassem no plenário da AR as suas reservas ao OE 2011 sob a forma de declarações de voto. "Há camaradas que só se preocupam em interiorizar a mensagem da oposição. Há camaradas que se tentam promover com tristes manifestações de populismo. Espero que amanhã [ontem, dia da votação final do OE] não tenhamos declarações de voto em catadupa", dissera o líder do PS-Porto - figura tida como muito próxima do primeiro- -ministro, José Sócrates.» [DN]

Parecer:

Veremos o que sucede quando tiverem que aprovar uma revisão da legislação laboral mais liberal do que a defendida por Passos Coelho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se.»

"MENINO GUERREIRO" VAI SER AVÔ

«Gonçalo Santana Lopes, de 30 anos, já sabe que o bebé é do sexo masculino e a sua mulher, Mafalda Castro, de 36, deverá dar à luz em Abril do próximo ano.

Santana Lopes, 54 anos, já referiu que a notícia o encheu de "satisfação e alegria".

O filho mais velho do antigo primeiro-ministro e a sua antiga assessora casaram-se em Julho, numa discreta cerimónia civil, em Sintra. A primeira aparição pública do casal depois da boda foi na ModaLisboa, em Outubro. » [DN]

Parecer:

Digamos que já tem idade para ter juízo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Terá?»

PORTUGUÊS DESCOBRE TORDO RARO NO PRÍNCIPE

«Ave era conhecida, mas o biólogo Martim Melo conseguiu perceber que se trata de uma nova espécie. A má notícia é que está ameaçada.

A suspeita existia há muito. Um tordo raro da ilha do Príncipe, avistado apenas em seis ocasiões nos últimos 111 anos, parecia ser outra espécie distinta, não só do tordo- -de-são-tomé mas também dos seus congéneres africanos. O biólogo Martim Melo, que há anos estuda a evolução das espécies de aves em África, e que é investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO), da Universidade do Porto, cruzou-se com esse tordo-do- -príncipe pela primeira vez em 1998. Em 2004 conseguiu capturar um exemplar e em 2007 outros três. Os seus estudos confirmaram agora as suspeitas. Trata-se de uma nova espécie de tordo, que só existe na pequena ilha do Príncipe. Mas a má notícia é que o Turdus xanthorhynchus, como o baptizou, está "em perigo crítico de extinção", o nível mais elevado de ameaça.» [DN]

A MINISTRA "BOAZONA" DE BERLUSCONI AMEAÇA DEMITIR-SE

«A novata não tinha qualquer experiência política, mas talvez Berlusconi tenha subestimado a sua capacidade. Na semana passada, Carfagna insurgiu-se publicamente contra a escandalosa gestão da crise do lixo na sua região natal e prometeu demitir-se a 15 de Dezembro, no dia seguinte a uma votação crucial para o primeiro-ministro. A 14, o Senado italiano votará uma moção de confiança ao Governo e a Câmara dos Deputados vota a moção de censura apresentada pela oposição. A dupla votação ditará a sobrevivência do Executivo.» [DN]

NÃO HÁ DINHEIRO PARA AQUECIMENTO

«Nos principais revendedores de lenha e gasóleo de aquecimento a chegada do frio ainda não fez aumentar as vendas. Luís Carvalho, que abastece de gasóleo de aquecimento a região de Viseu, confirma-o. "Estamos a vender menos que em anos anteriores em que o frio até foi menor." O comerciante não tem dúvidas de que "as pessoas antes ligavam a caldeira em finais de Outubro, agora esperam que comece o Inverno".

Nas lenhas a situação não é melhor. Em Cabanões, o estaleiro de Manuel Antunes continua com "muita lenha para vender". A crise "obrigou as pessoas a economizar e agora vende-se menos. E mesmo os mais afortunados investiram em recuperadores de calor e com uma tonelada passam o frio", desabafa. Outros "deixaram de comprar e vão andando pelos pinhais à cata de galhos e árvores caídas que cortam e levam para casa".» [DN]

Parecer:

A crise vai levar muitos portugueses a bater o dente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao frugal ministro de Estado (a que chegámos) e das Finanças»

EMPRESAS PÚBLICAS AINDA NÃO SABEM COMO VÃO CORTAR SALÁRIOS

«As empresas públicas têm que apresentar até final do ano os seus planos de execução orçamental, com os respectivos cortes salariais. Mas a pouco mais de um mês para o fim do prazo, o Sector Empresarial do Estado (SEE) ainda não sabe como vai fazer esses cortes, pelo que ainda não apresentaram qualquer plano ao Governo.

Os cortes salariais previstos pelo Governo arriscam chegar ao terreno depois de 1 de Janeiro. Por isso, na quinta-feira, o secretário de Estado do Orçamento, Emanuel dos Santos, frisou que a medida será retroactiva. Ou seja, mesmo que os sistemas informáticos só sejam actualizados mais tarde ou que as empresas públicas se atrasem a adaptar a medida, será feito o acerto quando a solução for encontrada.» [DE]

Parecer:

Se conseguirem encontrar uma solução para violar a lei laboral abrem o caminho para um corte generalizado dos salários em todo o sector privado, que aplica a mesma legislação.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro de Estado (a que chegámos) e das Finanças se tem a certeza de que a decisão é legal.»

JUSTIFICAÇÃO INGÉNUA

Gostei de ver o esforço do Câmara Corporativa para explicar as excepções ao corte dos salários pagos pelo Estado. Só é pena que se tenham esquecido de que na Função Públicas também há quem ganhe remunerações variáveis associadas ao desempenho.

Calculo que a divulgação da excepção nada tivesse que ver com a greve no dia seguinte, mas sim porque era o dia limite para poder processar os prémios.

J NAN