sexta-feira, julho 08, 2011

Contra as agências de notação, marchar, marchar

É lindo ver o país unido, o presidente a colaborar activamente com o primeiro-ministro, os economistas indignados, os comentadores unidos em volta do governo, os donos da comunicação social a puxar pelo país, já só faltam manifestações de motards na Baixa de Lisboa e procissões a exigir que os malditos notadores sejam queimados no Terreiro do Paço tudo isto devemos à Moody’s, a mesma Moddy’s contra a qual um país quase unido e reunido depois do apelo presidencial começa a marchar.

O PSD cumpre a sua promessa de sempre, uma promessa defendida por Ferreira Leite e repetida nos discursos presidenciais, uma promessa mantida por um Passos Coelho contrário a esqueletos conservados em armários cheios de bolas de naftalina. O país foi confrontado com três verdades há muito escondidas dos seus indígenas, há uma crise de dimensões europeias, há uma guerra entre duas zonas monetárias e as agências de notação não só estão ao serviço dos lucros do capital como são americanas e defendem o seu dólar ao mesmo tempo que tudo fazem para afundar o euro.

Agora que todos sabemos a verdade, uma verdade que andava escondida há tanto tempo, devemos unir-nos em torno de Passos Coelho e Cavaco Silva nesta luta nacional, devemos marchar juntos contra as adversidades externas, contra esse maldito inimigo que vem de fora. É mesmo verdade que nos querem tramar e só nos resta fazer tudo o que o Pedro quer e o Gaspar sugerir, devemos unir-nos e apoiar a aplicação do acordo com a troika, não podemos pestanejar na hora de apoiar todas as antecipações e radicalizações, temos de declarar todo o apoio ao próximo orçamento e consequentes PEC ainda antes de os conhecer.

E porque não organizar uma grande manifestação nacional de putos, jovens, gente de meia-idade e de cotas conta as agências de rating? Cavaco até poderia aproveitar o seu próximo discurso ou comunicação de férias ao país, talvez mesmo usar a sua página no Facebook, para apelar ao sobressalto colectivo e se não é dado a participar em manifestações até pode mandar os filhos e netinhos, se no ano passado foi mostra-lhes os Açores, agora poderia mostrar-lhes o buraco em que estamos metidos.

Agora que tudo nos une, que o PSD revelou toda a verdade e que Sócrates faz jus ao seu nome e foi filosofar para Paris porque nos ares da Grécia andam demasiadas pedras pelo ar para momentos de reflexão filosófica, podemos unir-nos em nome da salvação nacional e marchar contra as agências de notação rapidamente e em força. E se quando marchámos contra os espanhóis em Aljubarrota contávamos com a ala dos namorados, agora també poderá ficar para a história a ala dos sacanas, dos sacanas que se excitavam com cada baixa na notação, os sacanas que alertavam para a bancarrota sem conseguirem esconder que era isso que desejavam, os sacanas que muito antes da última notação da Moddy's defendiam os seus pressupostos, os sacanas que muito antes dos especuladores quiseram colar Portugal à situação da Grécia, os sacanas que elogiavam a Irlanda dizendo que esta tinha feito o trabalho de casa, os sacanas que muito antes de Passos Coelho ser mais radical do que a troika já eram mais radicais do que a Moody's.