segunda-feira, maio 14, 2012

A mentira

  
Perante o falhanço da estratégia de austeridade brutal o ministro das Finanças tem vindo a exibir o chamado ajustamento externo como o grande sinal de que as coisas estão a correr às mil maravilhas. Parece que a troika também está a usar a evolução das trocas comerciais e o senhor Poul Thomesen assume como obra sua o aumento das exportações ao afirmar que "O setor das exportações em Portugal tem reagido com uma força surpreendente (ao programa da 'troika') mais do que estávamos à espera"». 

Estamos perante uma manifestação de desonestidade intelectual, se enquanto estudante de política económica tivesse justificado a evolução das exportações com as medidas da troika teria levado um redondo chumbo.
Quando as exportações portuguesas começaram a recuperar ainda o senhor Thomson não tinha a viagem marcada e o Gasparzinho nem imaginava que tinha um país com que podia brincar e dez milões de pessoas para torturar como se fossem formigas do seu quintal. 

As mesmas notícias que hoje lemos a propósito do aumento das exportações já se liam em 2011, antes de ter sido adoptada qualquer medida: 
  
«De acordo com dados do INE – Instituto Nacional de Estatística, no primeiro trimestre de 2011 as exportações portuguesas de bens ascenderam a 10.133 milhões de euros (MEur), que corresponde a um crescimento nominal em valor de 17,0%, relativamente ao período homólogo de 2010.» [Fonte]
  
Aliás, a evolução muito positiva das exportações portuguesas é anterior a 2011:
  
  
O Gasparzinho e o senhor Thomesen deviam ser chamados a explicar que medidas da troika tiveram um impacto positivo, tão positivo que muito antes de Portugal pedir ajuda já se fazia sentir! Sejamos honestos, a único indicador com impacto positivo nas exportações resultado do facto dos custos salariais não terem acompanhado a inflação, daí a redução dos custos salariais. Todas as medidas que a médio prazo poderão influenciar os custos da mão-de-obra (banco de horas, feriados, etc.) foram adoptadas e ainda não estão em vigor ou apenas o estarão no ano de 2013!
  
O Gaspar e os seus amigos da troika falharam e estão a aproveitar-se do desempenho das empresas, isto é, estão a dizer que é seu o trabalho alheio. Se o crescimento das exportações pudesse ser atribuído a um governo ninguém acredita que fosse o resultado das baboseiras do Álvaro, do regulamento de fardamento da Cristas, das palermices do Portas ou dos bitaites do Passos Coelho.

PS: Há uma pequena diferença entre as mentiras do dinamarquês e a do nosso Gasparzinho, enquanto Thomesen não é tão guloso e refere apenas as exportações, o nosso ministro vai mais longe e fala do ajustamento externo, confundindo quebra da procura de alguns bens devida á austeridade com ajustamento económico.