segunda-feira, maio 07, 2012

Umas no cravo e outras na ferradura





Foto Jumento


Vespa refrescando a colmeia, Quinta da Conchas, Lisboa
Imagens dos visitantes d'O Jumento


Amolador [A. Cabral]
     
Jumento do dia


Alberto Gonçalves

Alberto Gonçalves não deve ter lido jornais nos últimos dias, se tivesse lido perceberia que não ouviu grandes comentários contra o merceeiro holandês na esquerda que tanto detesta, se andasse informado em vez de dedicar a sua crónica a vomitar contra a esquerda teria de escrever sobre Assunção Cristas. Na verdade a critica mais violenta veio da ministra que até mandou a ASAE invadir o Pingo Doce, mas parece que Alberto Gonçalves não reparou, não soube das investigações, não teve conhecimento dos resultados, não leu os comentários da ministra. Só leu críticas imaginárias da esquerda, para além das intervenções da praxe do pessoal do BE.

«Para a esquerda, o povo só vale a pena quando está do lado "certo". No lado "errado", o povo é um caso perdido e, conforme alguns comunistas de facções diversas não se eximiram de confessar no 1.º de Maio, assaz repugnante. O povo que interessa, aquele que mais ordena e não sei quê, deveria ter passado o Dia do Trabalhador nas manifestações da CGTP, a vociferar contra a troika e a austeridade. E a rapaziada próxima do Bloco também acharia óptimo que o povo convocasse uns protestos alternativos via Facebook e dedicasse a data a espatifar propriedade pública e privada, a provocar cargas da PSP e a engendrar meia dúzia de mártires.» [ crónica publicada no DN]
 
   Nem tudo em Sarkozy era assim tão mau

     

 A dúvida do dia

O Gaspar e o Passos Coelho continuarão a ser os defensores incondicionais de políticas brutais de austeridade ou irão passar a ser defensores de políticas de crescimento. Gaspar vai manter tudo o que disse recentemente em Washington ou vai adoptar um discurso mais keynesiano?

Veremos se esta gente é corajosa e coerente ou se são daqueles que não os têm em su sitio.

    
Democracia económica chega à CIMPOR

«A Intercement, empresa do grupo brasileiro Camargo Corrêa, confirmou em comunicado que a Cimpor será desmantelada no âmbito da oferta pública de aquisição (OPA) que lançou sobre a empresa portuguesa. Assegura, no entanto, que a sede e o centro de decisão da Cimpor se manterão em Portugal e que esta passará a integrar as operações cimenteiras que a Camargo tem na América do Sul e em Angola.

A empresa, que tem 32,9% da Cimpor, refere que a Votorantim, o outro grande acionista da Cimpor, com 21,2%, já declarou que não pretende vender as suas ações na OPA. É por isso que vai propor que a Cimpor integre os ativos e operações de cimento, betão e agregados do grupo Camargo Corrêa na América do Sul e em Angola. Em contrapartida, retira da Cimpor os ativos que esta tem na China, Espanha (com exceção da Cimpor Inversiones e da Cimpor Sagesta), Índia, Marrocos, Tunísia, Turquia e Perú e entrega-os à Votorantim em troca das ações que esta tem na Cimpor.

"Os ativos a permutar (excluindo as ações detidas pela Votorantim na Cimpor) serão avaliados por entidades independentes, em conformidade com as regras legais e estatutárias aplicáveis. As ações da Votorantim na Cimpor serão valorizadas pelo preço da contrapartida oferecida na OPA", acrescenta a InterCement. Que revela também que, "tendo em conta os interesses em causa, o contexto regulatório no Brasil e as conversações entretanto havidas com a Votorantim, após o anúncio preliminar da oferta, a InterCement  considera que existe uma probabilidade muito forte de a Votorantim vir a aceitar esta proposta".» [Expresso]

Parecer:

Foi com isto que a Carmargo convenceu António Borges e Gaspar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Gaspar qual é o "Catroga" que irá encher a mula na Cimpor.»
  
Ainda há dinheiro para estádios

«O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Alexandre Mestre, reconheceu hoje a necessidade de se construir um futuro complexo desportivo no Jamor, adiantando que as funcionalidades do projeto previsto serão apresentadas a seu tempo.

Acredito que o complexo desportivo do Jamor, no seu todo, necessita claramente de melhorar", afirmou o secretário de Estado que hoje assistiu à final masculina da 23.ª edição do Estoril Open em ténis, ganha pelo argentino Juan Martin del Potro.» [i]
Parecer:

Com tempo ainda vão aderir ao TGV.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»