segunda-feira, outubro 22, 2012

Cenas que ao Gaspar não lhe assistem



Se questionado sobre o alto nível da carga fiscal que resultará do aumento de impostos que vai impor aos portugueses com o próximo OE o ministro das Finanças responderá que ainda assim estamos longe das cargas fiscais mais elevadas da Europa. Mas se for questionado sobre que países aplicam impostos mais elevados, que modelo de Estado existe, qual o nível de vencimentos dos seus funcionários, o Gaspar responderá que tudo isso são cenas a que a ele não lhe assistem.
 
Se questionado sobre a competitividade das empresas portuguesas o ministro das Finanças dirá que os trabalhadores portugueses ganham demais, consomem demais, vivem demais se comparados com trabalhadores de países nossos concorrentes como a China ou a Roménia. Mas se lhe recordarmos que as empresas que exportam produtos com mais valor acrescentado e que são mais competitivas no mercado internacional são precisamente as que pagam melhor e, como sucede com a Autoeuropa, negoceiam com os seus trabalhadores sem precisarem das chantagens do governo responderá que isso são cenas que não lhe assistem.
  
Se questionado sobre o risco de o Estado perder os seus melhores quadros em consequência do seu ódio ao funcionalismo e da sua política de salários de miséria o ministro responderá que os funcionários públicos ganham mais do que os do sector privado. Mas se alguém lhe recordar que está a comparar salários de magistrados e médicos com os da construção civil e que as consequências da sua política será a desertificação dos tribunais e dos hospitais o Gaspar dirá que isso é uma cena a ele não lhe assiste.
  
Se questionado sobre a razão porque no momento em que pretende reduzir a despesa só se lembra de eliminar direitos e rendimentos dos funcionários o ministro responderá que os custos com os trabalhadores representam uma parte significativa e que a despesa desses trabalhadores, ao contrário da dos mais ricos, é uma despesa inútil, que apenas estimula o consumo. Mas se for questionado porque está a promover uma colossal transferência de rendimento dos mais pobres para os mais ricos o Gaspar responderá que a justiça social é uma cena que a ele não lhe assiste.

Tal como com o Guedes, do vídeo do skate que se tornou viral, também com o Gaspar o medo é uma cena que não lhe assiste, não tem medo de levar a economia à ruína, de expulsar os melhores quadros do país, de destruir o que se conquistou e construiu durante mais de quarenta anos. O Gaspar é um verdadeiro Guedes da política, a loucura e irresponsabilidade leva-o a que o medo seja uma cena que não lhe assiste, até porque é o governante português que conta com mais homens armados a protege-lo.