sexta-feira, outubro 19, 2012

Isto é um governo? Não parece


O governo devia agradecer ao ministro das Finanças pelo efeito de encobrimento que a sua actividade proporciona aos diversos ministérios, com excepção do ministério da Saúde os restantes ministro nada fazem mas o país lá se vai entretendo a desfazer ou a elogiar Vítor Gaspar.
   
O exemplo mais paradigmático é o do sôr Álvaro, de que dizem ser ministro da economia e mesmo pouco ou nada fazendo ainda pode defender-se de um despedimento no quadro de uma remodelação, argumentando que com o acordo de concertação social assinado com a confederação dos bancários do Sul e Ilhas, a que alguns chamam UGT. O homem faz lembrar aquele bêbado que caiu num depósito de cerveja e de vez em quando vinha à tona pedir tremoços, desapareceu e agora aparece de quando em vez armado em pitbull do governo fazendo o papel sujo do Relvas, o ministro dos Assuntos Parlamentares assume-se como intelectual, cabendo ao sôr Álvaro as bocas pirosas, o que, aliás, até lhe fica bem.
  
Alguém sabe o que está fazendo o Álvaro pela economia portuguesa, o que faz para que os portos sejam mais eficazes, para que desçam os custos de contexto, para reduzir a burocracia dos controlos e licenciamentos estatais e mais uma infinidade de coisas que transformam a vida de um empresário num inferno? Ninguém sabe nem poderia saber porque o sôr Álvaro não faz nada, esgotou as ideias brilhantes que trazia do Canadá, a multinacional do pastel de nata e a transformação do Algarve no centro de dia dos velhos alemães, e calou-se.
  
Quem também não faz rigorosamente nada é a ministra da Agricultura e do etc., a senhor ainda nem sequer adoptou as tais medidas para que os pobrezinhos resistam à nova lei das rendas, como prometeu a Cavaco Silva para que este não vetasse a lei. A senhora não faz e tem o mesmo problema que o Álvaro, não sabe fazer.
  
Do ministro da Defesa já se sabe que foi nomeado para dizer uns bitaites, o da Administração Interna é a cigarra que todos conhecemos, o da Lambreta (um Mota que anda de Lambreta não podia dar grane coisa) até se esquece de perguntar ao Portas de se pode engolir tudo o que o Gaspar lhe serve, o próprio Portas que viajou tanto à conta da diplomacia económica e agora só viaja com o objectivo de ficar longe de Passos Coelho. Aliás, quem parece andar a fazer diplomacia económica é o Relvas que já deu mais de uma volta ao mundo desde que se soube das suas equivalências e passou a ser conveniente deixar de dar nas vistas. Só apareceu para pedir os seus tremoços nos últimos tempos.
  
Até o Gaspar que tinha um importante programa de reestruturação da Administração pública se esqueceu que há muito ministério das Finanças para além do défice. O mais grave é que entregou a gestão do Estado a um tal Rosalino que dava um excelente encarregado  de pessoal de uma loja do Pingo Doce, é uma pena que o Borges ainda não tenha reparado e sugerido a escolha ao patrão Soares.
   
À conta da crise financeira não há governo, o governo é o Gaspar, Passos Coelho não passa de moço de recados do homem a quem Borges designa por timoneiro e mesmo assim é um desastre, cada vez que abre a boca obriga o Gaspar a fazer mais uma conferência de imprensa. Remodelar o governo para quê?