sábado, maio 02, 2015

Umas no cravo e outras na ferradura



   Foto Jumento


 photo _Grafiti_zpsvjiu4zrz.jpg

Grafiti, Lisboa
  
 Jumento do dia
    
Paulo Núncio, Núncio Fiscoólico do CDS junto da Maria Luís

É cada vez mais óbvio que o antigo partido do contribuinte já enterrou a sua bandeira orçamental para 2016, a devolução da totalidade ou de parte da sobretaxa em 2014 em função dos resultados do combate à evasão fiscal durante 2015. Por um lado abusou da pilhagem fiscal na busca de resultados a exibir, por outro o CDS já ganhou as eleições legislativas mesmo que a coligação as venha a perder pois vai ter mais deputados do que alguma vezes sonhou ter depois das próximas eleições e, por fim, porque dando como perdidas as eleições o governo faz tudo o que pode para aliviar os portugueses a curto prazo,pouco importando o desastre que deixa para o próximo ano.

São cada vez mais os sintomas de que Paulo Núncio está a desmontar muita da sua artilharia fiscal, agora adiou para depois das eleições a emissão de facturas electrónicas dos arrendamentos, um sinal claro que desistiu do combate à evasão fiscal no sector do mercado imobiliário.

Ms a faceta mias ridícula desta fase do SEAF são as sucessivas notícias que dão conta da sua generosidade no reembolsos do IRS, quase todos os dia o Paulo Núncio faz chegar aos jornais a mesma notícia contada das mais diversas formas. Primeiro foi a notícia dos primeiros reembolsos, agora é a notícia de que são reembolsados 20 milhões por dia. Só falta o SEAF dizer aos portugueses que anda a gozar com eles pois primeiro adoptou uma tabela de retenção na fonte abusiva parta aumentar as receitas de 2014 e agora devolve o cobrou a mais dando a entender que é uma gorjeta que sai do seu bolso.
  
«Reembolso do IRS pago a mais em 2014 já chegou a 237 mil famílias. Prazo para independentes e inquilinos entregarem declaração anual do impostos começa hoje.

O processamento dos reembolsos arrancou a 22 de abril é até ontem a Autoridade Tributária e Aduaneira tinha já devolvido cerca de 164 milhões de euros de IRS a quase 237 mil famílias. O ritmo das devoluções ronda 20,37 milhões de euros por dia e em média cada um destes agregados está a receber um cheque de cerca de 700 euros.» [DN]

 O 1.º de Maio da UGT

 photo _UGT-Maio_zpsoa7et5p5.jpg

Imagino as músicas revolucionárias que o Quim dedicou as trabalhadores da UGT:


 TAP

Na tentativa de levarem os pilotos da TAP a furarem a greve aprovada por eles tem valido tudo, o governo teve um comportamento vergonhoso, Cavaco Silva esqueceu-se de que é (ou era suposto ser) presidente de todos os portugueses e referiu-se aos pilotos da TAP como nunca um presidente se referiu a um português e até um Cravinho veio a terreiro como se não tivesse culpas no cartório da situação financeira da TAP.

Mas ninguém explicou o que perderam os pilotos da TAP quando lhes foi oferecido 20% da empresa em caso de privatização e nos últimos anos o governo promoveu a privatização da empresa esquecendo esse acordo e a necessidade de o renegociar.

Atiraram-se trabalhadores da TAP contra os pilotos como se muitos desses trabalhadores no passado não tivessem estragado o Natal ou a Páscoa de muitas famílias portuguesas, como se a desconfiança dos portugueses me relação à TAP  fosse culpa exclusiva dos pilotos, ou como se estes fossem os pilotos os únicos trabalhadores da TAP que são melhor remunerados do que a média dos portugueses.

 Dúvidas que me atormentam

Há vários anos que o presidente da TAP é apresentado como um grande gestor, assim sendo como se explica que a TAP não tenha saído do lamaçal e ainda se tenha afundado num negócio ruinoso no Brasil que já devia ter sido investigado?



 Quantos são muitos
   


«A frase é curta mas surpreendente. Ontem, durante a cerimónia de inauguração da queijaria Sabores do Dão, em Aguiar da Beira, Pedro Passos Coelho fez um elogio público a Manuel Dias Loureiro: "conheceu mundo, é um empresário bem-sucedido, viu muitas coisas por este mundo fora e sabe, como algumas pessoas em Portugal sabem também, que se nós queremos vencer na vida, se queremos ter uma economia desenvolvida, pujante, temos de ser exigentes, metódicos", afirmou.

Dias Loureiro é natural de Aguiar da Beira e foi secretário-geral do PSD, ministro e, mais recentemente, Conselheiro de Estado. Na sequência do escândalo BPN, de que tinha sido administrador, e de ter mentido ao Parlamento acabou por se demitir de conselheiro de Estado e se afastar da vida política.» [Expresso]
   
Parecer:

Compreende-se a gratidão de Passos Coelho, Dias Loureiro tem sido uma ajuda preciosa para o seu governo e em particular nas realções com o padrinho de Belém.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
        
 Quantos são muitos
   
«Recusando fornecer números da adesão à greve convocada pelo Sindicado dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), a porta-voz da TAP admitiu que "há muitos pilotos a apresentar-se ao serviço", o que permitiu a realização de cerca de 75% dos voos programados até às 12:00.

"Há uma percentagem significativa de tripulantes técnicos que vieram trabalhar hoje", declarou aos jornalistas num balanço sobre o primeiro de dez dias de greve.

Fonte da direção do SPAC disse hoje que a adesão à greve na TAP e na Portugália está a ser "bastante interessante", explicando que os voos estão ser comandados sobretudo pelas chefias.

"Quem está a fazer os voos são os pilotos ligados à direção da operação de voo, que têm tempo limite para voar, o qual será atingido nos próximos dias", especificou a mesma fonte.» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:

Os números dos voos da TAP realizados nesta sexta-feira abrangem os voos de regresso que chegaram depois da meia-noite. Iato é, às nove da manhã a greve parecia ser um insucesso.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
  
 Mais "muitos"
   
«"Dos dados que é possível recolher, observa-se que muitos milhares de trabalhadores não se apresentaram ao trabalho, apesar das pressões, chantagens e também aliciantes oferecidos para furarem a greve", refere o sindicato, numa nota.» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:

Parece que a moda agora é registar "muitos" em vez de percentagens de adesão. Enfim, nalguma coisa os patrões e os sindicatos iriam estar de acordo neste 1.º de Maio.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

 Águia-pesqueira regressa a Portugal
   
«O investimento de Portugal, Espanha e Itália na recuperação da águia-pesqueira na região mediterrânica, que deixou de se reproduzir em território nacional em 1997 e desapareceu em 2002, acaba de dar os primeiros resultados: um casal reprodutor foi descoberto no Parque Natural da Costa Vicentina, no sul do país.

A descoberta deve-se a uma equipa de investigadores do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO)/InBIO Laboratório Associado, da Universidade do Porto, que conseguiram identificar com sucesso um macho e uma fêmea adultos de águia-pesqueira.

A espécie Pandion haliaetus deixou de se reproduzir em Portugal em 1997, com a morte acidental da fêmea reprodutora do último casal que se reproduzia na Costa Vicentina, depois do desaparecimento progressivo das populações da costa continental da Europa mediterrânica. Cinco anos mais tarde, em 2002, foi observado pela última vez o macho deste casal.» [Expresso]

 Coitadinho do jornalista
   
«“Senhor João Vieira Pereira. Saberá que, em tempos, o jornalismo foi uma profissão de gente séria, informada, que informava, culta, que comentava. Hoje, a coberto da confusão entre liberdade de opinar e a imunidade de insultar, essa profissão respeitável é degradada por desqualificados, incapazes de terem uma opinião e discutirem as dos outros, que têm de recorrer ao insulto reles e cobarde para preencher as colunas que lhes estão reservadas. Quem se julga para se arrogar a legitimidade de julgar o carácter de quem não conhece? Com não vale a pena processá-lo, envio-lhe este SMS para que não tenha a ilusão que lhe admito julgamentos de carácter, nem tenha dúvidas sobre o que penso a seu respeito. António Costa”.

Esta foi a mensagem de texto que João Vieira Pereira diz terlhe sido enviada pelo secretário-geral do PS em reacção à sua crónica “Perigosos desvios do PS à direita”, em que acusava Costa de “falta de coragem” e “ausência de pensamento político consistente”, numa análise ao relatório “Uma década para Portugal”, apresentado pelos socialistas.» [i]
   
Parecer:

Coitadinho, deve ser um rapazinho muito medroso e muito sensível.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

   
   
 photo Vladimir-Sitnikov-5_zpstd9nlxhz.jpg

 photo Vladimir-Sitnikov-2_zpslyiyozbg.jpg

 photo Vladimir-Sitnikov-3_zpsuscssq6k.jpg

 photo Vladimir-Sitnikov-1_zpsph7kyd2r.jpg

 photo Vladimir-Sitnikov-4_zpsrq8binxq.jpg
  
blog comments powered by Disqus