sexta-feira, maio 08, 2015

Umas no cravo e outras na ferradura



   Foto Jumento


 photo _Pisco_zpst7iwrq4t.jpg

Pisco-de-peito-ruivo, Jardim Gulbenkian, Lisboa
  
 Jumento do dia
    
Lambretas

À beira de ser dispensado este governo ainda decide cortes nos apoios sociais para o futuro mas não indica em que momento as vai adoptar, sendo óbvio que vai publicá-las de forma a ser o próximo governo a enfrentar as consequências sociais. Este Lambretas não é ministro, é um gestor dos recursos do Estado na campanha eleitoral em que a governação foi transformada.

«Ainda não tem data marcada, mas o estabelecimento de tetos e consequente corte nas prestações sociais pagas pelo Estado é mesmo para avançar. A informação foi confirmada ao Observador pelo gabinete do ministro da Solidariedade e Segurança Social, que afirma que as alterações serão levadas a cabo “oportunamente”.

O Governo, relembre-se, tinha prometido para este ano, estando inclusivamente previsto no Orçamento do Estado, cortar cem milhões de euros nas prestações de quem recebe ajuda social.

Porém, mesmo que fosse aprovada a breve trecho a medida apenas poderia entrar em vigor na segunda metade do ano, podendo mesmo comprometer as metas estabelecidas no Orçamento para este ano.

De acordo com a resposta do Ministério, em causa estão o subsídio social de desemprego e o Rendimento Social de Inserção, sendo que para esta duas rubricas estão orçamentados 569,6 milhões de euros para todo o ano.» [Notícias ao Minuto]

 8 de Maio, Dia da Vitória na Rússia

 photo Dia-da-vitoria_zps4nbcqiym.jpg
Mulheres soviéticas dançando em Moscovo no dia da Vitória, a 8 de Maio de 1945 (English Russia)

 Sugestão

Não será melhor mandar o livro da Aureliana sobre o nosso grande timoneiro à UTAO ou à dra. Teodora para se confirmar qu o Paulo Portas se demitiu mesmo por SMS?

 O elogio ao homem de Aguiar da Beira

O mais incrível do elogio de Passos Coelho a Dias Loureiro na queijaria de Aguiar da Beira não está nos elogios ao empresário modelo da nação, está antes no facto de Passos Coelho conguir ter dito tudo o que disse sem se rir, pior ainda, sem ninguém na plateia se rir. Talvez se compreenda, neste país ver um primeiro-ministro elogiar essa personagem que nada deu ao país e em troca ficou podre de rico não dá vontade de rir, é antes motivo para chorar.
  
 Louçã, desonestidade ou falta de memória

Em muitas coisas da vida Francisco Loução demonstra uma falta de memória que dá jeito no momento de reescrever a história a seu favor. Nada de novo nos herdeiros de Lenine, incluindo os de Trotsky, mas agora a memória online pode atraiçoar-nos como podemos constatar no post do Câmara Corporativa sobre as suas posições me relação à TSU.

Como político Louçã pode ser o aldrabão que entender ser, mas em relação aos seus colegas do ISEG devia revelar melhor memória e mais honestidade intelectual.

      
 Quem quererá a opacidade do Montepio?
   
«No último trimestre de 2014, o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) alertou o Governo para a situação do grupo Montepio Geral e solicitou medidas urgentes no sentido de possibilitar a sua adequada supervisão. Passaram, entretanto, sete meses e o executivo continua sem tomar medidas, o que está a criar um contexto de grande apreensão quanto ao futuro de uma instituição com 175 anos, 650 mil associados e detentora de um banco com milhares de clientes.

Numa carta conjunta enviada em Outubro de 2014 à ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, os líderes do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Carlos Tavares, e da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASSFP), José Almaça, manifestaram preocupação pelo actual quadro de gestão e de governação em vigor no grupo Montepio Geral (banco e Associação Mutualista), que consideram não estar a ser devidamente fiscalizado.

Fonte da regulação explicou ao PÚBLICO que a missiva se traduziu num alerta ao Governo e que a iniciativa foi aprovada durante uma reunião do CNSF, liderada por Carlos Costa, que decorreu em Setembro do ano passado, e onde o foi feita uma aná» [Público]
   
Parecer:

Esperemos que o Montepio não seja mais um BPN do pessoal da economia social.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»
  
 Mais do que as mães
   
«O concurso para escolher o próximo director-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) recebeu 20 candidaturas, apurou o PÚBLICO junto da Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (Cresap). Depois da demissão de António Brigas Afonso do cargo, na sequência do caso da lista de contribuintes VIP, a direcção-geral está a ser assegurada, em regime de substituição, por Helena Borges, anteriormente directora da Direcção de Finanças de Lisboa.

O período de entrega das candidaturas, que se prolongou por dez dias úteis, terminou na quarta-feira. Agora segue-se a seleccção dos candidatos. A escolha final do nome cabe ao Ministério das Finanças, mas até lá o concurso continua a correr na Cresap, a quem cabe escolher os três candidatos mais bem colocados ao lugar e fazer chegar essa lista ao Governo.» [Público]
   
Parecer:

Só o facto de haverem tantos candidatos mostra o ridículo do procedimento, tanto candidato para no fim o governo meter quem quer.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

 10000 peças de Airbus feito com recurso a impressora 3D
   
«Mais de mil peças do avião Airbus A350 XWB foram criadas por impressoras 3D, numa escala sem precedentes na história da aviação civil. As impressoras utilizaram materiais recentemente disponibilizados para serem usados na construção de partes das aeronaves, com o objectivo de reduzir o seu peso e aumentar a aerodinâmica.

O A350 é o primeiro modelo da fabricante francesa de aviões comerciais Airbus a ter uma fuselagem e parte das asas fabricadas a partir de um polímero leve feito com fibra de carbono reforçada. O modelo Airbus A350 XWB foi lançado em Dezembro último, tendo o primeiro exemplar sido entregue à companhia aérea Qatar Airways. Em Março, a Airbus confirmou que foram usadas peças impressas em 3D na construção do seu novo modelo mas não adiantou mais pormenores.» [Público]
   
Parecer:

Um dia destes também seria boa ideia fazer os pilotos com as mesmas impressoras, pelo menos para as companhias de aviação alemãs.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a proposta.»

 As explicações da Aureliana
   
«Ao Observador, Sofia Aureliano, que é assessora do grupo parlamentar do PSD desde 2011, explica que, sendo uma biografia autorizada, significa que o biografado consentiu que a obra fosse feita e contribuiu com várias entrevistas para o livro, mas que esta não é uma biografia oficial”. “Pedro Passos Coelho não conhece nem o alinhamento que escolhi dar, nem os episódios que relatei. Não leu um único excerto da obra”, garante.

A ideia para o livro, diz, foi sua e o momento escolhido para o lançamento foi o início de maio pelo facto de ter acertado com a editora que o livro chegasse às bancas a tempo da “edição deste ano da Feira do Livro que, como sabe, se inicia no fim do mês de maio”.

Sofia Aureliano desvaloriza a polémica em torno da obra. “Apesar de serem habituais noutros países, em Portugal não há muita tradição de biografias políticas. Talvez se deva a isso o eco que esta está a ter. Espero que leve as pessoas a lerem efetivamente o livro e a formularem, após essa leitura, uma opinião fundamentada sobre o mesmo”, afirma.» [Observador]
   
Parecer:

O Passos Coelho não leu, não corrigiu, não combinou, o Portas mentiu e nós somos todos uns atrasadinhos que ainda não sabemos ser europeus. Além disso somos imbecis porque não percebemos que tudo não passa de coincidências.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

 Carvalho da Silva desiste de se candidatar
   
«Carvalho da Silva não vai participar na corrida para Belém. A candidatura às eleições presidenciais chegou a ser equacionada pelo próprio e parecia ganhar força à esquerda, mas o ex-secretário-geral da CGTP acabou por desistir da hipótese na quarta-feira.

A notícia começou por ser avançada pela TVI e foi, entretanto, confirmada pelo Público. De acordo com este jornal, Carvalho da Silva terá reunido na quarta-feira com o grupo que o apoiava para comunicar a decisão de abandonar a corrida eleitoral. Esta foi uma decisão que começou a ganhar forma no último fim de semana e acabou por se materializar dias depois. O antigo militante do PCP colocou, assim, um redondo “não” na especulação que se tinha gerado em torno da sua candidatura.» [Observador]
   
Parecer:

Sem o apoio do PCP e com a candidatura de Sampaio da Nóvoa uma candidatura de Carvalho da Silva só levaria à sua excomunhão pelo PCP pois só serviria para complicar a estratégia deste partido.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

 Vale tudo contra a greve na TAP
   
«A vsita da comissária belga Marianne Thyssen a Portugal estava a ser preparada há meses mas teve de ser adiada devido à greve de pilotos da TAP. Ao que o Expresso apurou, o cancelamento causou mal-estar no seio da Comissão Europeia. 

Em Bruxelas, ninguém imaginou que uma viagem tida como muito importante ficasse comprometida devido à greve dos pilotos da TAP, iniciada a 1 de maio. Em causa estaria sobretudo a viagem de regresso à capital belga e a possibilidade da comissária europeia para os Assuntos Sociais e Emprego não chegar a tempo a outros compromissos. 

As questões sociais e do emprego são apontadas como prioridades da Comissão Juncker. A visita de Marianne Thyssen tinha como objetivo encontrar mais soluções e formas de apoio e solidariedade social da parte da Comissão Europeia para lutar contra o desemprego em Portugal.» [Expresso]
   
Parecer:

Alguém acredita que tudo tenha ficado perdido só porque a comissária não se reuniu com o Lambretas e não fez umas visitas de ocasião? Alguém acredita que depois de meses de preparação as medidas iriam resultar a da reunião? Estão a chamar lorpas aos portugueses.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

   
   
 photo Andreea-Retinschi-5_zpsof4ftdkl.jpg

 photo Andreea-Retinschi-1_zpsr9r6ucua.jpg

 photo Andreea-Retinschi-4_zpskp2bpuqr.jpg

 photo Andreea-Retinschi-2_zpssej75ngt.jpg

 photo Andreea-Retinschi-3_zpsfexzmq4x.jpg