domingo, abril 10, 2016

Semanada

 photo Soares_zpsdzgrktxt.jpg

Em Portugal os Panamá Papers foram transformados em Panamá Tretas, quem teve acesso aos ficheiros usa-os de forma a transformar a informação num reality show gerido em função das audiências da TVI e do Expresso. Com o argumento de que as actividades em off shores podem ser legais os jornalistas da TVI e do Expresso vão decidindo quem na opinião deles deve ser queimado na praça pública. Tanto quanto se sabe nada do que foi dito sobre a off shore constituída pelo presidente da BIAL constitui qualquer indício de prática de crimes e mesmo o que se divulgou em relação a Ricardo Salgado pouco mais foi o que tretas. 
  
També foi por causa de uma treta, neste caso de uma ameaça da treta publicada no Facebook que o herdeiro da família Soares se espetou poucos meses depois de ter tomado posse como ministro da Cultura. Parece que João Soares aprecia a linguagem do debate político dos velhos tempos e decidiu desafiar os que o criticam para um duelo de bofetadas. João Soares não percebeu que um governo não pode ser queimado na praça pública com tretas do Facebook e chamar a este tipo de pequenas alarvidades liberdade de expressão é mais uma treta.

E por falar em tretas o que Mario Draghi foi dizer aos membros do Conselho de Estado, essa espécie de armário da colecção das bonecas de porcelana, foi pouco mais de tretas. Designar por reforma o que o governo anterior fez é uma treta, o presidente do BCE sabe muito bem que as grandes reformas que a direita deseja são aquelas que não teve a coragem de enumerar. Foi penoso ouvir conselhos do presidente do BCE sobre regras constitucionais ou reformas, convenhamos que o país já evoluiu um bocadinho desde o tempo do homem do Neandertal. Há quem na Europa avalie a inteligência dos povos pela dívida soberana.

Foi necessário que Marcelo voltasse a ter poderes para dissolver o parlamento para que Passos acabasse com a pantomina do primeiro-ministro no exílio que exigia eleições antecipadas. Depois de ter ganho um congresso que por mais ninguém o ter querido ganhar não passou de um congresso da treta, Passos Coelho também deu o seu contributo para esta semana de tretas e foi para o parlamento apresentar 35 medidas da treta como alternativa ao plano de reformas do governo. Passados vários dias já ninguém se lembra das 35 tretas que propôs.

blog comments powered by Disqus