terça-feira, novembro 01, 2011

Portugal foi ao endireita

O programa de Passos Coelho vai muito para além da crise financeira e das exigências da troika, o antigo dirigente estudantil e empregado de Ângelo Correia nos intervalos da política descobriu que neste país tudo está errado muito provavelmente desde Afonso Henriques, o que, aliás, não é de estranhar, este país começou com um filho a bater na mãe, é caso para dizer que o que torto nasce tarde ou muito se endireita.

Talvez por isso mesmo Passos Coelho achou que aquilo de que este país precisava mesmo era de ir a um endireita, daí a que o primeiro-ministro tenha assumido esse papel de curandeiro foi um pequeno passo. Passos Coelho descobriu que em Portugal tudo está ao contrário, nada foi bem feito ao longo de décadas, senão mesmo de séculos. O modesto político descobriu em si o endireita divino de que este país precisa e começou a sua tarefa.

O seu governo, uma versão politizada da Família Batanete da TVI, é formado à imagem e semelhança, todos os ministros descobriram em si um endireita e não há dia em que um dos membros deste governo não apareça a informar o país de que descobriu mais qualquer coisa que está mesmo a pedir uma forte torção para endireitar.

O campeão dos endireitas é o Gaspar, muito provavelmente o ideólogo deste endireitismo nacional em que o país mergulhou, ele vai endireitar as contas públicas nem que para isso tenha que esticar os ossos a todos os funcionários públicos. O Álvaro estava em posição privilegiada de ver que o país estava torto, visto desde Vancouver e graças à inclinação da terra o país parece a Torre de Piza. É por isso que mal chegou a Lisboa o Álvaro começou logo a endireitar a coisa acabando com os senhores e doutores, agora está a endireitar os trabalhadores obrigando-os a estar de espinha direita no trabalho as horas necessárias para que o aumento dos lucros permitam aos patrões visitarem as melhores putas da capital.

Ainda esta semana a ministra da Justiça justiça aproveitou uma deslocação aos Açores para informar o país que a sua justiça está toda torta, algo que a ministra do Ambiente já tinha percebido em relação à Parque Expo. Até o Batanete responsável pela caridade descobriu que as creches também estavam tortas e que a coisa se endireitava metendo mais dois ou três pirralhos em cada turma.

Outro campeão do endireitismo nacional é o Batanete da Educação, quando o homem acabar de endireitar o ensino somos tão bons a matemática como os russos do tempo do Piskounov, o problema é que teremos de telefonar para a menina das informações para nos ajudar a perceber como se apanha um autocarro.

Com tanto ministro cheio de pica para endireitar o país o mais certo é que este país fique novinho em folha, diria mesmo que com gente como o Álvaro e o Gaspar, os visionários qiue alimentam esta ideologia do endireitismo nacional, ainda vamos ficar com um Estado Novo.