sexta-feira, dezembro 14, 2007

Abertura do mercado de Inverno


Com a fase decisiva do campeonato a ter início depois do fim do ano, está para breve a oportunidade de mexer na equipa fazendo as aquisições necessárias para tapar os buracos e substituir alguns lesionados, bem como aproveitar para colocar no mercado alguns jogadores menos usados ou que tenham desiludido.

Já que no PSD as funções de treinador de bancada foram assumidas por Menezes e no PS de Sócrates nem o Carrilho se oferece para essa função, O Jumento decidiu chamar a si essa função tão importante para o desempenho da equipa de São Bento. Não é que Sócrates tenha dificuldades, desde o início que está jogando sem adversários.

Aqui fica uma avaliação da equipa e algumas sugestões de mexidas:

  • José Sócrates: para quem tinha menos habilitações do que o Paulo Bento e sem sequer ter treinado uma equipa de juniores o treinador tem surpreendido, não tanto pela qualidade do jogo mas pelos resultados. Todavia, os resultados devem-se mais à falta de qualidade dos adversários do que à qualidade do seu futebol que era o que se esperava, pouca qualidade e demasiado pula da areia. Tem tido sorte, os adversários têm recorrido a chicotadas psicológicas mas sem resultados, a excepção é o Jerónimo de Sousa que está para o seu clube como Sir Ferguson está para o Manchester, o seu cargo de treinador é vitalício e não sairá de lá mesmo que a equipa vá parar ao regional.
  • Mário Lino: está visto que o Mário não resulta na posição de defesa central, cada vez que toca na bola faz-se silêncio no estádio pois ou marca auto golo ou passa a bola ao adversário. Já se sabia que era um jogador desajeitado, o género de atleta com um futebol pouco bonito, mesmo grosseiro, mas esperava-se que fosse um trabalhador incansável. Tem desiludido, fez mais auto golos do que o Beto do Sporting, quando o Vale Azevedo o felicitou pelos golos que estava a marcar.
  • Rui Pereira: chamado à equipa principal com a saída de António Costa o Rui ainda não se adaptou ao jogo da equipa, mostra ter bom toque de bola mas ainda não está entrosado. Vale a pena dar-lhe mais algum tempo.
  • Augusto Santos Silva: o trinco da equipa tem-se revelado pouco eficaz, em vez de fazer a transição da defesa para o ataque não são raras as vezes que joga ao contrário devido a alguns maus passes. Sabendo-se das suas ligações às claques e da sua boa relação com o treinado não é de esperar mexidas neste sector.
  • José Vieira da Silva: contratado par a posição de extremo esquerdo revelou mais aptidão para jogar pela direita, dizia-se que tinha um bom pé esquerdo mas é com o direito que tem feito a maior parte dos passes.
  • Maria de Lurdes Rodrigues: apresentada como uma ponta de lança tem desiludido, apresenta um futebol confuso e pouco esclarecido, falhando demasiados lances tem lançado a desconfiança junto dos adeptos. É uma jogadora que nos lembra o Vinia do Benfica, vale mais pelas caneladas que dá aos adversários do que pelo jogo que constrói.
  • Mariano Gago: ainda não mostrou o seu valor, tem passado a maior parte do tempo no banco.
  • António Correia de Campos: quando entrou na equipa foi apresentado como um tecnicista capaz de lançar passes que tratariam da saúde aos adversários. Tem desiludido, não só tem falhado os passes como equipa começa a ter dificuldades financeiras, tantas são as bolas que vão parar às pitas, até o senhor Teixeira já começa a ficar preocupado, as quotas dos pagantes quase não dão para as bolas perdidas pelo António Correia.
  • Luís Amado: um jogador de fino recorte que lembra Nené, graças à gosma te marcado alguns golos decisivos ainda que trabalhe muito pouco para a equipa. Mudou de posição na equipa devido a lesão na vértebra A6 de Freitas do Amaral.
  • Manuel Pinho: é um jogador que nos lembra Mantorras, só joga quando a equipa faz amigáveis longe da Europa, como sucedeu na China onde fez tantos disparates que os portugueses passaram duas semanas a ver o resumo do jogo. Uma grande promessa de Sócrates que contava com ele para dinamizar o futebol da equipa, um verdadeiro número dez, te desiludido. Tal como Nuno Gomes parece estar mais preocupado com o penteado do que com a direcção da bola, Manuel Pinho dá mais atenção às pulseirinhas do que à eficácia do seu jogo.
  • Pedro Silva Pereira: um trabalhador incansável ma modesto, está para a equipa como os aguadeiros estão para os ciclistas, é do tipo de jogadores que não jogam grande coisa mas são indispensáveis pois sabem interpretar as instruções do treinador.
  • Alberto Costa: apresentado como um médio esclarecido esperou-se demasiado dele, até porque sendo um dos mais velhos da equipa poderia dar consistência ao seu futebol. Na verdade tem tido grandes dificuldades em segurar o jogo, começando a despertar a antipatia de algumas das claques mais influentes do clube.
  • Francisco Nunes Correia: não joga grande coisa mas trata a relva como nenhum dos seus colegas, vale mais pelas asneiras que não faz do que pelas poucas jogadas em que participa.Justificar completamente
  • Isabel Pires da Silva: é uma jogadora pouco esclarecida que ainda não se percebeu para que função foi contratada. As poucas vezes que tem entrado em campo tem saído por acumulação de amarelos.
  • Jaime Silva: contratado no estrangeiro parece que ainda não se adaptou ao futebol nacional, está mais preocupado com as medidas do equipamento do que o jogo que pratica.
    Nuno Severiano Teixeira: um defesa discreto que pouco tem entrado em jogo.

Cabe aqui uma palavra para a envolvente do jogo, como é o caso das claques. O destaque para a claque dos “No Never Boys” que com a Margarida Moreira à frente das hostes até faz inveja aos Super Dragões. Tem partido mais loiça na sala de troféus do clube do que os Super Dragões nas estações de serviço na auto-estrada do Norte. Estimulados e protegidos pelo treinador os “No Never Boys” têm-se tornado excessivamente agressivos, ameaçando todos os que criticam Sócrates com os seus pitbulls e rotweillers, tendo havido já vários casos de mordeduras. Que o diga o Fernando Charrua que já foi impedido de entrar no estádio durante uns tempos depois de se ter metido com a claque, acabando com um par de dentadas no rabo.

Uma palavra também para o senhor Teixeira, incansável a cobrar as quotas, uma tarefa discreta e antipática, mas indispensável para sanear as contas dos clubes. Ainda que alguns se queixem de ter sido a pagar as quotas à força ou de lhes exigirem o seu pagamento depois de já as terem pago, tem-se revelado uma peça importante do clube.

Apesar de estar à frente no campeonato a equipa está longe de agradar aos adeptos, havendo mesmos alguns, coo é o caso de Manuel Alegre, que não escondem o desagrado pela forma de jogar da equipa, não se cansam de criticar Sócrates de canalizar quase todo o seu futebol pela direita, como os benfiquistas que se queixam que o Benfica não joga à Benfica, estes adeptos estão desiludidos porque o PS já nem sabe jogar à PS. Houve mesmo alguns, como a Hlena Roseta, que abandonaram o clube porque Sócartes não os deixava entrar no balneário para aconselharem os jogadores antes dos jogos.

Uma palavra final para o presidente Aníbal, quando se candidatou prometeu ser um presidente interventivo à imagem de Pinto da Costa, mas acabou por seguir as pisadas habituais no Belenenses, os presidentes pouco mais fazem do que os discursos de ocasião.