sexta-feira, dezembro 21, 2007

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Elevador de Santa Justa

IMAGEM DO DIA

[Enrique De La Osa / Reuters]

«Cuba. Una niña, en una calle de La habana.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

A educação segundo o Zé

Toda a gente sabe para que servem as empresas municipais, para dar excelentes empregos aos boys de primeira para quem os "parcos" rendimentos que os boys de segunda auferem enquanto assessores para organizarem "portos de honra". Toda a gente sabe que as empresas municipais de Lisboa dão prejuízo e que têm sido mal geridas se é que o termo gestão se pode aplicar à acção dos seus responsáveis (recuso-me a usar o termo administradores para não ofender os que o são). Toda a gente sabe que uma boa parte das prendas de natal são formas indirectas de remuneração, atingindo por vezes valores inaceitáveis e que só numa república das bananas não são objecto de tributação em sede de IRS.

O mínimo que se pode exigir a empresas falidas e mantidas com os dinheiros de uma autarquia falida é o de se absterem de oferecer prendas de Natal. Mas não foi isso o que sucedeu em Lisboa onde uma empresa brindou os vereadores com luxuosas prendas produtos que muitos dos munícipes nunca verão na vida.

Os vereadores incomodados com tais prendas foram confrontados com dois valores, o da educação que determinaria que recebessem a prenda e o do respeito pelos cidadãos que obrigaria a devolvê-la e a mandar averiguar quanto gastou a empresa em prendas e a quem foram destinadas. O Zé optou por ser educado, recebeu e vai abri-la apenas no Natal.

Compreendo-te Zé, assim também eu gosto muito de ser educado.

PS: Qual terá sido a reacção dos restantes vereadores? Aqui fica um desafio ao executivo da autarquia de Lisboa, que coloque no site da autarquia a lista (com indicação do valor) de todas as prendas que lhes foram dadas não só pelas empresas municipais, mas também por fornecedores, entidades bancárias e todos os outros parceiros da Autarquia.

NATAL TROPICAL

No ano passado pedi à minha amiga Tinê uma fotografia que ilustrasse a forma como se compatibilizasse a imagem que temos de um Pai Natal no meio da neve com o clima dos trópicos. Na ocasião a minha amiga brasileira mandou-me algumas imagens, agora manda-me um postal de Natal com um Pai Natal surfista.

Para a minha amiga Tinê e todos os amigos que consultam O Jumento do outro lado do charco Atlântico, desde o Quebeque à Argentina, aqui vão os meus desejos de um feliz Natal e de um Bom Ano de 2008.

O POSTAL DE NATAL DO MNI - MUSEU NACIONAL DE IMPRENSA

Para os responsáveis do MNI o meu agradecimento pelo postal de Natal recebido por mail. Um Natal Feliz para os que trabalham no Museu e o desejo de que o próximo ano seja de sucesso para o museu e seus colaboradores.

O QUE SIGNIFICARÁ PROVINCIANISMO?

Num almoço com os seus deputados José Sócrates acusou de provincianismo os que o criticam por se ter dedicado tanto à presidência. Há pouco dias o mesmo José Sócrates disse a um jornalista do Libération que é um provinciano. Quantos significados terá a palavra provincianismo?

A IRONIA DO DESTINO

Enquanto os partidos da Europa Ocidental ou o que resta deles se multiplicam em esforços numa tentativa de bloquear o Tratado foi um país do antigo Comecom o primeiro Estado-membro da UE a ratificá-lo. Parece que os que conheceram o sonho preferem estar acordados.

MALES DE SAMBIZANGA

«Eles também não, mas hão-de fazer um esforço.Em Lisboa, na noite de 14 de Agosto de 1974, também ninguém percebeu por que razão havia soldados a cercar o Pavilhão dos Desportos para evitar um comício, numa altura em que havia comícios por todo o lado. Mas era um comício promovido pela Casa de Angola e onde ia ser projectado um filme. Adivinham qual? Sambizanga, da cineasta Sarah Maldoror. Tinha sido filmado clandestinamente em Angola e retratava a vida de um militante do MPLA preso e torturado pela PIDE antes de rebentar a guerra (o filme, baseado no livro A Vida Verdadeira de Domingos Xavier, de Luandino Vieira, 1961, estreou-se mais tarde em paz no cinema Universal, futuro Rock Rendez-Vous). Mas o cerco deu marcha, a marcha deu agitação e o Rossio, para onde o cortejo se encaminhou, deu cenário de batalha campal. Polícia, Exército, feridos, pedras e tiros. No meio disto, um homem de 29 anos que ia apenas à farmácia comprar um medicamento para o filho de um ano, que estava com tosse convulsa, foi abatido com dois tiros. Chamava-se Vítor Bernardes. Triste prova de que a maldição de Sambizanga já vem muito lá de trás. » [Público assinantes]

Parecer:

Nuno Pacheco analisa o incidente recentemente ocorrido em Angola, em que a polícia matou dois actores ao confundi-los com delinquentes, para recordar um velho caso de 1974 ocorrido em Portugal.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

AUTARQUIAS DEVEM 900 MILHÕES ÀS CONSTRUTORAS

«As dívidas das autarquias ao sector da construção ascendem a 900 milhões de euros. Se tivermos em conta que o investimento autárquico anual em construção é de dois mil milhões de euros, referiu ao DN a Federação Portuguesa dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (Fepicop), em causa está quase "metade do valor do investimento das câmaras". O prazo médio de pagamento situa-se nos 7,1 meses, ou seja, nos 213 dias úteis, quando o prazo legal estipulado é de dois meses.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Esta situação é preocupante não tanto pelas consequências financeiras para as empresas mas pelo que significa para a gestão das autarquias. Ao encomendarem sem dinheiro as autarquia compram a quem tem disponibilidades financeiras para suportar os atrasos nos pagamentos, daí resultando preços mais elevados e menos concorrência. Por outro lado, deixa de haver transparência nas contas das autarquias.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Adoptem-se regras ainda mais rigorosas para a gestão financeira das autarquias.»

ESCOLAS DISCRIMINAM OS ALUNOS

«O insucesso escolar é potenciado, em muitas escolas, pela escolha dos alunos com base no seu aproveitamento escolar e na sua origem social. Dois investigadores portugueses, especializados em Sociologia da Educação, constataram a selecção - ao arrepio da legislação existente e da própria Constituição - de alunos com base na análise do percurso escolar.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Puro oportunismo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Corrija-se a situação.»

EXCESSOS OBRIGA A ASAE A ESCLARECER

«Às crescentes críticas de excesso de fiscalização, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) respondeu com um comunicado em que esclarece que, afinal, não é proibido vender bolas-de-berlim na praia nem usar colheres de pau nas cozinhas de restaurante. O que importa são as condições de higiene com que os bens alimentares são manipulados.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

A ASAE recorreu à propaganda de forma excessiva acabando esta estratégia por se virar contra a própria instituição, gerando uma aversão colectiva a criando condições para o boato e o pânico colectivo. Os abusos da ASAE foram tantos que muitos portugueses já tê medo que algum agente da ASAE lhe entre pela cozinha da sua casa dentro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao presidente da ASAE se já ouviu falar de um senhor que se chamava Joseph Goebbels.»

CAVACO SILVA QUER MILAGRES

«Cavaco Silva afirmou, ontem, esperar que a fórmula de sucesso aplicada pelo primeiro-ministro à frente da União Europeia (UE) possa produzir o mesmo efeito na governação do país. Em Belém, na sessão de cumprimentos de Natal, o presidente da República (PR) disse esperar que o "indiscutível sucesso" da presidência da UE "funcione como um tónico para eventuais dificuldades que possam surgir" durante 2008. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

Digamos que o Presidente da República é um crente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à senhor Angela Merkl se não quer trocar o clima da Alemanha por uma janela ao sol num dos gabinetes de assessores de Sócrates.»

SÓCRATES RESPONDE A CAVACO ATRAVÉS DOS TEMPOS DE ANTENA DO PS

«Há um ano, ao falar aos portugueses na mensagem de Ano Novo, o presidente da República, Cavaco Silva pediu resultados ao Governo. Sócrates sabia que após a presidência da União Europeia (UE) teria de apresentar o rol das mudanças efectuadas. Para o país e para Belém verem, o primeiro-ministro encomendou três tempos de antena à agência de comunicação LPM, para serem transmitidos nas três últimas sextas-feiras do mês de Dezembro. Em todos, uma expressão comum e muito repetida "PS no Governo, bons resultados para o futuro dos Portugueses." » [Jornal de Notícias]

Parecer:

Não seria mais fácil e barato responder com as estatísticas do INE?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ofereça-se um gravador de vídeo a Cavaco Silva.»

ACORDO NA OCM DO VINHO FAVORECE PORTUGAL

«A presidência portuguesa da União Europeia chegou ontem a acordo sobre a organização comum do mercado do vinho. O ministro da Agricultura traz para Portugal um envelope anual de 71,2 milhões de euros, contra os 65,4 milhões anteriormente atribuídos. O valor vai somar-se aos 100 milhões de euros anuais que o sector vai receber por via do desenvolvimento rural.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

O ministro Jaime Silva está de parabéns.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mandem-se os parabéns ao ministro.»

TC CHUMBA LEI DOS VÍNCULOS E CARREIRAS NO ESTADO

«O Tribunal Constitucional (TC) «chumbou» hoje três artigos da lei dos vínculos, carreiras e remunerações da função pública, aprovada apenas com os votos da maioria PS, escreve a Lusa.

O diploma foi enviado a 29 de Novembro para o TC pelo Presidente da República, que tinha dúvidas quanto à sua aplicação aos magistrados judiciais, contestada pela oposição e associações de magistrados e de juízes.» [Portugal Diário]

Parecer:

É lamentável que ainda sejam adoptadas normas inconstitucionais.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao secretário de Estado da administração Pública se não quer tomar posse da sua vaga no Tribunal de Contas, onde ficará ao abrigo das normas que adoptou e ainda beneficia das benesses dos juízes.»

CAVACO SILVA ESTÁ PREOCUPADO COM SITUAÇÃO NO BCP

«O Presidente da República está preocupado com a situação do BCP, nomeadamente com a credibilidade da gestão e com a má imagem pública do banco, além das repercussões que tal possa ter na vida económica do país. Foi neste contexto que Cavaco Silva já se manifestou contrário a uma solução que envolva a repartição do BCP entre várias instituições, tal como chegou a ser defendido por Santos Ferreira, presidente da Caixa Geral de Depósitos, um nome da esfera do PS e que Joe Berardo gostaria de ver à frente do banco, proposto numa lista consensual. » [Público assinantes]

Parecer:

Quem não está, parece que até o PGR...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mude-se de banco.»

MINISTRO DA DEFESA JAPONÊS ESTÁ PREOCUPADO COM OS OVNIS

«El ministro japonés de Defensa, Shigeru Ishiba, estimó que la existencia de ovnis es plausible y las tropas del país deben poder reaccionar si aparecen platillos volantes, dos días después de un comentario similar por parte del número dos gubernamental.

"Nada nos permite negar la existencia de objetos voladores no identificados (ovnis) ni de una forma de vida que los controle", declaró, y puntualizó que hablaba a título personal.» [20 Minutos]

SÁBADO, DIA 22, É O DIA MUNDIAL DO ORGASMO

«Más que una efeméride oficial, es oficiosa, lo que en este caso no le resta interés. Este sábado 22 de diciembre se celebra el Día Mundial del Orgasmo o, lo que es lo mismo, el Orgasmo Global.

Es el segundo año que se celebra de manera consecutiva, "tras un gran éxito en 2006", según recoge la web. Este año pretenden que se sincronice el orgasmo con el momento real del solsticio: 22 de diciembre, a las 07:08 hora española.» [20 Minutos]

MAS QUE GRANDE DIRECTOR DE FINANÇAS, O DE LISBOA!

«Depois de ter já penhorado e publicado listas de milhares de bens para leilão, entre eles 739 imóveis, a Direcção de Finanças de Lisboa prepara muitas mais execuções fiscais, disse fonte oficial das Finanças à Agência Financeira.

Aliás, o Fisco acredita que em 2008 vão ser publicitados muitos mais bens penhorados, para serem vendidos em leilão, do que em 2007. » [Agência Financeira]

Parecer:

O que a notícia não diz é que as cobranças estão a ser feitas por funcionários da província e que até aqui a DF de Lisboa transformou a capital num paraíso fiscal.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Demita-se o DF de Lisboa.»

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Alcáçovas" gostou da sugestão gastronómica do "Cartunes e Bonecos".
  2. O "Cãocompulgas" sugere o post em que se propôs a realização de três referendos

NO "ARRASTÃO"

Daniel Oliveira responde a João Miranda, da JC, a propósito do salário mínimo:

«João Miranda diz que não tenho nenhum argumento contra a posição da Juventude Popular que, num mesmo comunicado, diz que a existência do Salário Mínimo «impede de operar todas as empresas e serviços que não tenham a capacidade de remunerarem aquele montante» e que «não nos assusta o tradicional receio/argumento de que sem o salário mínimo as empresas irão pagar ainda menos» porque «o paradigma da competitividade baseada nos baixos salários já mudou». Ou seja, onde se diz, com poucos parágrafos de distância, uma coisa e o seu contrário.

Para além de vários argumentos sobre o tipo de desenvolvimento que precisamos (que Miranda, que acredita na providência divina do mercado, não entenderia), sobre os efeitos para a nossa economia de salários excessivamente baixos e de empresas que sobrevivem à custa desse expediente, fico-me por um mais importante: receber, com os preços em vigor em Portugal, menos do que 426 euros de salário por 22 dias úteis de trabalho é escravatura. E os meus argumentos contra a escravatura não são, antes de mais, económicos. São morais.»


NO "SOBRE O TEMPO QUE PASSA"

O Professor Maltez explica as suas escolhas para acontecimento e personalidade do ano:

«Em tempo de festas, boas festas e fim de festa, pediram-me da TSF que elencasse o acontecimento e a personalidade do ano de 2007. Escolhi, como acontecimento, a crise do BCP, e como personalidade do ano, o madeirense Berardo. Porque o Tejo é o rio que passa na minha aldeia e continuamos o Portugal de sempre, um país castífero e capitaleiro, onde os provincianos da capital acusam os restantes de mais provincianos, neste jogo de castas, onde continuamos o tradicional ciclo de um estadão que nos quer revolucionar ou reformar, mas, onde, passada a euforia do gigante de pés de barro, fica a pós-revolução das viradeiras, onde o Portugal Velho resiste de forma neocorporativa e neofeudal ao sonho do Portugal Novo.»

GLAMOUR NOS AVIÕES [Imagens]

TANYA PETSA

MARIA LANKINA

LARINA

TATACENTRINO

ZN

A CASA DOS SIMPSONS [Link]

BILLY BOY

[2][3]

Advertising Agency: Springer & Jacoby, Germany
Creative Directors: Thomas Knobloch, Tobias Stutznäcker
Art Director: Fabian Hinzer
Copywriter: Toni Selzer
Photographer: Carsten Witte

BROTHER

Advertising Agency: Duval Guillaume Antwerp, Belgium
Account Team: Matthieu De Winter, Jonathan Moerkens
Creative Directors: Geoffrey Hantson, Dirk Domen
Copywriter: Kristof Snels
Art Director: Sebastien De Valck

WONDERBRA

Advertising Agency: Publicis, Paris, France
Art Director: Julien Hablainville
Copywriter: Julien Sens