sexta-feira, dezembro 28, 2007

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Sé de Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Pavel Rahman / AP]

«Un trabajador lleva toda la artesanía que puede en su bicicleta para venderla posteriormente en Rohonpur, a 230 kms al norte de Dhaka (Bangladesh).» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

A demissão no dia

No seu esforço para simplificar a burocracia o ministro das Finanças acabou de adoptar a "demissão no dia", o gestor é presidente da administração do maior banco público e no dia seguinte é candidato à presidência da administração do principal concorrente privado. Parta tal bastou uma visita de cortesia a Teixeira dos Santos.

Isto é algo que só sucede no mundo do futebol onde o treinador de uma equipa pode ser treinador e ir disputar o campeonato num clube rival. Bem isto só é possível em campeonatos com poucas regras como é o campeonato português onde vale tudo, se fosse noutro campeonato o Teixeira dos Santos certificar-se-ia de que o treinador não estaria a dar o golpe do baú.

Aliás, nem mesmo no futebol nacional isto sucederia, recordo-me que quando se colocou a hipótese de Mourinho ir para o Sporting foram muitos os sócios do Sporting que se opuseram. Mas aposto que alguns dos sócios que se opuseram a Mourinho e que são sócios do BCP não ter agora a mesma posição.

MANIFESTAÇÃO EM VILA POUCA DE AGUIAR

Dou um bombom a quem conseguir descobrir de que partido é o executivo da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar.

CONTRA AS GRANDES OBRAS PÚBLICAS

«As grandes obras públicas parecem ter inúmeros defensores em Portugal, pelo menos desde o século XIX. Desde há algumas décadas, há um suporte teórico para as defender: a teoria keynesiana, embora muitas vezes quem a cite lhe conheça mais a caricatura do que o original. Mas comecemos por comparar um bilião de euros gastos numa grande obra pública com o mesmo bilião de euros gastos numa grande diversidade de obras públicas de menor dimensão. Segundo a teoria keynesiana, ambas teriam o mesmo poder de estímulo económico, em primeira aproximação. No entanto, qual traria maior contributo para um desenvolvimento equilibrado do país e qual contribuiria mais para alargar as desigualdades regionais? Parece óbvio que uma grande obra agrava as desigualdades e muitas pequenas obras têm muito mais condições de estimular a generalidade das regiões do país. Lembrem-se só do novo aeroporto de Lisboa, o TGV a beneficiar sobretudo o litoral.

Há uma outra dimensão essencial nas políticas económicas de gestão da conjuntura: é a questão de serem correctas no tempo. E há aqui dois desfasamentos potenciais: um é o período entre identificação de um problema e a tomada de decisão (chamado desfasamento interno) e outro é o período entre uma tomada de decisão e o seu efeito sobre a economia (desfasamento externo). A política monetária tem um desfasamento interno mínimo (por exemplo, poucos dias depois do 11 de Setembro já os bancos centrais tinham baixado fortemente as taxas de referência), mas demora muito tempo a actuar sobre a economia: quase um ano a actuar sobre o PIB e quase dois anos sobre a inflação. Já com a política orçamental passa-se o contrário. Um aumento da despesa pode demorar até um ano a ser aprovado (grande desfasamento interno), devendo-se esperar pelo novo orçamento, mas, uma vez aprovada a despesa, pode começar rapidamente a ter efeito na economia.

Agora comparemos uma grande obra pública com muitas pequenas obras públicas. Como temos vindo a verificar, uma grande obra pública pode demorar vários anos a ser aprovada, por vezes mesmo décadas! Agora lembrem-se que as políticas de gestão da conjuntura umas vezes devem ser expansionistas (quando a economia está em baixa) e noutros momentos devem ser contraccionistas (quando a economia está demasiado aquecida). Assim, a probabilidade que a grande obra pública se inicie num período errado é elevada. Reparem na contradição clamorosa: começa-se por defender uma grande obra pública porque ela ajuda a suavizar o ciclo económico (estimular uma economia em baixa e arrefecê-la quando em alta) e depois na prática ela ocorre quando a economia já está em alta e acaba por agravar o ciclo económico. Conseguem conceber asneira maior? Conseguem conceber asneira mais cara do que esta? Em contrapartida, muitas pequenas obras públicas podem ser decididas de forma muito mais rápida e flexível: não faz sentido construir um quarto de uma ponte, mas faz todo o sentido só executar um quarto dos projectos em cima da mesa (já agora, os prioritários).

Mas há mais vantagens em muitas pequenas obras: mais concorrência. Muito poucas empresas estão habilitadas a concorrer à construção de grandes obras, enquanto às menores muitas mais empresas concorrerão. Outra vantagem é que as pequenas obras correspondem mais facilmente a necessidades evidentes, enquanto as grandes obras podem ser com maior probabilidade elefantes brancos. Veja-se Cahora Bassa (uma louca demonstração de poder, com centenas de linhas eléctricas indefensáveis num território em guerra de guerrilha), o porto de Sines (um megalómano projecto petroquímico posto em causa com o primeiro choque petrolífero e a independência de Angola), etc.

Finalmente, o golpe de misericórdia (espero...). A teoria keynesiana foi originalmente desenhada para uma economia fechada, mas a economia portuguesa é muito aberta e essa característica é essencial na análise da nossa conjuntura. Nos últimos anos a nossa economia não tem mostrado necessidade de estímulos keynesianos porque o seu problema não é o de falta de procura, mas o de falta de competitividade. Se alguma dúvida sobra, repare-se no estado anémico do crescimento económico e no nível elevadíssimo do défice externo. Se se estimulasse a economia, essa procura extra iria para importações, em grande parte.

Em resumo, se precisássemos de estimular a procura, deveríamos fazê-lo com muitas pequenas obras públicas e não com uma grande. Mas como não devemos estimular a procura, nem as pequenas obras devemos fazer (para além de um "mínimo").

Concretizando: o cenário ideal para o novo aeroporto de Lisboa (necessário a prazo) é a construção de um novo por módulos (para as low cost), mantendo a Portela a funcionar até ao seu limite.

P.S. - Em relação a uma "boca" que se ouviu recentemente, que o novo aeroporto deveria ser sobretudo eficaz e não "baratinho", uma resposta: se não for baratinho, não será eficaz. Um aeroporto caro terá taxas elevadas, que afastarão clientes, com graves consequências a jusante no turismo.» [Público assinantes]

Parecer:

Um bom artigo de Pedro Brás Teixeira se manifesta contra as grandes obras públicas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

EMPRESA, DIRECÇÃO-GERAL OU CENTRAL DE COMUNICAÇÃO

«Para ajudar na reestruturação interna, o PSD oficializa a 2 de Janeiro de 2008 a sua relação com a agência de comunicação Cunha Vaz & Associados. A partir dessa data os sociais-democratas terão três direcções de serviço e dois gabinetes, um de informática e outro de comunicação, no qual a agência trabalhará de forma integrada, isto é, incluindo o grupo parlamentar. Tudo no âmbito da reforma interna de funcionamento do partido. Quem o diz é José Ribau Esteves, secretário-geral do partido.» [Correio da Manhã]

Parecer:

O PSD está a ser transformado num misto entre uma direcção-geral e uma empresa de comunicação.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Ribau a quem vai mandar a factura mensal da Cunha Vaz.»

MARIA CAVACO SILVA OFERECE PRESÉPIOS AO LOUSAL

«Duarte RorizMaria Cavaco Silva cedeu à aldeia mineira do Lousal, concelho de Grândola, dez presépios da sua colecção. Aproveitando a cedência destas obras, o espaço museológico das Minas do Lousal exibe ainda uma mostra de arte do Alentejo e de Setúbal até ao final de Janeiro.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Um gesto simpático.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sabiam que já morei em Minas do Lousal?»

MILLENNIUM LANÇOU OPA SOBRE OS SEGREDOS DA CGD

«São três os administradores da Caixa Geral de Depósitos (CGD) que vão integrar a lista para o conselho de administração do Banco Comercial Português (BCP). Carlos Santos Ferreira, que ontem apresentou ao ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, a sua renúncia ao cargo de presidente da CGD, vai incluir na sua equipa, além de Armando Vara, o nome de Vítor Fernandes, administrador da Caixa responsável pela área seguradora.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Isto é o capitalismo português no seu melhor, o maior banco privado compra os segredos do maior banco público a preço zero.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Manifeste-se a indignação ao ministro das Finanças e pergunte-se a Constâncio se considera esta manobra eticamente aceitável.»

CAVACO SILVA FICOU "BRANCO COMO A CAL"

«Cavaco Silva ficou "branco como a cal" quando, em Junho de 2004, soube da partida do então primeiro-ministro, Durão Barroso, para a Comissão Europeia. "Mas isso significa entregar o País a Santana Lopes e a Paulo Portas...!", exclamou o agora Presidente da República.

A revelação é da jornalista Maria João Avillez, numa série de artigos sobre a história do PSD publicados, ao longo da última semana, nas páginas do Diário Económico. Um testemunho na primeira pessoa: a 21 de Junho de 2004, Avillez e Cavaco estavam num jantar em casa de amigos comuns, quando um dos presentes revelou o que o País só viria a saber oficialmente cinco dias depois. Que Durão Barroso, líder do executivo de coligação PSD/CDS, estava de saída para Bruxelas, substituindo Romano Prodi na Comissão Europeia.

"A estranheza de Cavaco era total, a aflição pior. Saiu dali subitamente envelhecido", revela a jornalista, acrescentando ter ainda testemunhado o "grau de total ignorância em que se encontrava o antigo primeiro-ministro sobre os ideiais europeus do seu antigo pupilo".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Não era caso para menos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco Silva porque optou pelo silêncio deixando o país entregue à má moeda.»

GOVERNO EXTINGUE VÁRIAS CADEIAS

«O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que extingue o Estabelecimento Prisional de Santarém e os Estabelecimentos Prisionais Regionais de Castelo Branco e de Portimão.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Ao menos desta vez Sócrates tem a certeza de que os residentes não se vão manifestar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mesmo assim aguarde-se, não vá o Menezes encontrar uma solução.»

ANALISTAS PREOCUPADOS COM DISCURSO OPTIMISTA DE SÓCRATES

«Amensagem de Natal do primeiro-ministro não convenceu quem acompanha de perto a actuação do Governo. Entre os politólogos e analistas políticos contactados ontem pelo JN, a descrença reinava no que toca ao optimismo demonstrado por José Sócrates face à situação actual do país - e à sua percepção pelos portugueses.» [Diário de Notícias]

Parecer:

O problema está em saber se algum português, para além dos políticos e dos analistas, ouviu a mensagem de Natal de Sócrates, para além de muitos dos que o viram terem ficado pessimistas só por o terem visto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se aos analistas se acham que Sócrates consegue animar alguém.»

CDS ASSEGURA CONTINUIDADE DE CONSTÂNCIO

«O CDS considerou hoje que o governador do Banco de Portugal, Victor Constâncio, reúne já reduzidas condições para continuar em funções e frisou que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) não é propriedade do «Bloco Central» PS/PSD, noticia a Lusa. » [Portugal Diário]

Parecer:

O pedido de demissão do CDS é quase uma garantia de continuação do governador do BdP.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Portas se acha que Sócrates vai demitir quem quer que seja a seu pedido.»

RELIGIOSOS AMNERICANOS ACHAM QUE A AUTOESTRADA 35 CURA A HOMOSSEXUALIDADE

«Una congregación de Texas está convencida que la mención a una autopista que se da en el versículo 35 del libro de Isaías en la Biblia (I:35) hace referencia a una carretera real: la Interestatal 35.

Según publica la BBC, el fanatismo religioso de los seguidores de este grupo evangelista ha llegado a tal que veneran la autopista como símbolo profético, han lanzado un movimiento para su "iluminar este camino a la santidad" y organizan maratones de rezos múltiples en los arcenes de la carretera. Incluso creen que cura la homosexualidad.» [20 Minutos]

E BISPO ESPANHOL COMPARA A HOMOSSEXUALIDADE É DOENÇA

«"Hay adolescentes de 13 años que son menores y están perfectamente de acuerdo y además, deseándolo, incluso si te descuidas te provocan", declaró el obispo.

No fue la única opinión polémica que el obispo exhibió en la entrevista. Según Álvarez, "hoy en día hay que tener mucho cuidado porque no se puede decir que la homosexualidad se sufre o se padece, no es políticamente correcto decir que es una enfermedad, una carencia o una deformación de la naturaleza propia del ser humano".» [20 Minutos]

41% DOS CASAIS GAY ESPANHÓIS DIVOLCIOU-SE

«Cada día se casan en España cinco parejas homosexuales. Desde julio de 2005, cuando se aprobó la ley que permitía el matrimonio de personas del mismo sexo, hasta el 14 de diciembre de este año (últimos datos del Instituto Nacional de Estadística), 4.274 parejas gays se han dado el "sí, quiero" en nuestro país, de las que 41 (el 0,95%) ya han decidido romper su unión, según las estadísticas que maneja el Ministerio de Justicia. » [20 Minutos]

AS MULHERES PREFEREM DORMIR SOZINHAS

«Mejor sola que con incómoda' compañía. Según un reciente estudio de la Universidad de Viena (Austria), a las mujeres les cuesta dormir y descansar bien, si comparten su cama con otra persona. Todo lo contrario a lo que les ocurre a los hombres cuyo descanso es más placentero si sienten compañía a su lado.

El estudio, publicado en la web http://www.enplenitud.com/nota.asp?articuloid=10164, se realizó durante doce meses con parejas heterosexuales de entre 21 y 31 años a quienes se le medían los ritmos de sueño con sensores puestos en sus muñecas. Así, se apreció que el 65% de las mujeres sufría trastornos nocturnos mientras que sólo el 20% de los hombres tuvo algún problema de descanso.» [20 Minutos]

OPERAÇÃO FURACÃO JÁ RENDEU 40 MILHÕES

«O fisco já recuperou, nos últimos dois anos, mais de 40 milhões de euros em regularizações voluntárias de impostos, resultantes da "Operação Furacão". Os dados, a que o DN teve acesso, são do Ministério das Finanças. Espera-se, a curto prazo, que as correcções à matéria colectável a empresas e administradores resultem em ganhos fiscais de mais umas dezenas ou mesmo centenas de milhões de euros.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Trocos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao (ainda) secretário de Estado dos Assuntos Fiscais quanto ficou por cobrar.»

PORTUGUÊS PRESO EM ESPANHA POR FRAUDE FISCAL

«Agentes de la Policía Nacional han descubierto un fraude de 12.000.000 de euros en la comercialización de vehículos de alta gama que procedían del mercado de la Unión Europea. En la operación han sido detenidas 17 personas, todas ellas españolas excepto una de nacionalidad portuguesa, por su presunta participación en delitos contra la Hacienda Pública, falsedad documental y asociación ilícita.

Mediante un entramado de 18 sociedades habían comercializado 1.360 vehículos, procedentes en su mayor parte de Alemania. La organización no liquidaba el IVA ni el Impuesto de Matriculación, lo que permitía a las empresas distribuidoras vender los automóviles a un precio muy competitivo.» [El Pais]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Cicuta" sugere a leitura do post dedicado à promiscuidade no caso BCP.
  2. O "Remisso" gostou das prendas de Natal d'O Jumento.
  3. "A Minha T-Shirt" pescou a t-shirt dedicada a Ingrid Betancourt.
  4. O "Alcáçovas" gostou de ver Mário Lino a trabalhar no dia de Natal.

O "MEMÓRIAS DO CÁRCERE" CONTINUA VIVO

É uma boa notícia, o Memórias do Cárcere, um bom blogue que pelas circunstâncias em que é mantido é um dos mais originais, continua vivo, sendo uma janela para a liberdade, a mesma liberdade que o seu autor inicial, o Zé "Prisas" alcançou.

«Há quem passe o Natal em guerra, nos hospitais, em Vila Franca de Xira. Nós passamos o Natal na prisão, o que é que tem? Estamos a pagar um preço alto, nós sabemos. Mas a culpa é nossa.Por isso, todos os natais, resolvemos fazer um balanço ao nosso processo penal e arranjar forma de minimizar o stress que esta quadra provoca fazendo teatro, espectáculos musicais, eventos desportivos, e uma pequena festa para os nossos filhos.

Por questões de segurança, desde a cimeira UE/África e a assinatura do Tratado de Lisboa estivemos sem sistema. Daí o não poder tido relatado todos os preparativos onde quase todos se disponibilizam na contribuição voluntária dos mesmos. E como era sobejamente chato estar aqui a fazer um rol de tretas, transcrevemos a mensagem de Natal que o nosso companheiro Zé “Prisas” Amaral deixou quando ontem nos visitou. (o gajo ainda não tem pilim para comprar um pc)»

Aqui fica um abraço para o Zé "Prisas", esperemos que um dia destes possa adquirir o seu computador para que nos diga alguma coisa por mail. Para o Bruno, o novo animador do Blogue aqui fica um abraço e o desejo de que mantenha o blogue com a qualidade a que nos habituou.

NO "SOBRE O TEMPO QUE PASSA"

O Prof. Maltez está um pouco pessimista e não faltam razões (que ele bem conhece) para que assim esteja:

«Dizem que Vara é o novo nome de Paulo Teixeira Pinto, isto é, que o PS já substituiu o PSD, na função de aliado preferencial da direita dos interesses, isto é, nesse conúbio de oportunismo capitaleiro com o castífero "ver se te avias". Entretanto, recebo cartas electrónicas, onde um socialista de sempre me descreve o país real: o cenário é desolador. Os cérebros estão atrofiados, a mentira é rainha reconhecida, a mediocridade tomou conta de tudo. A escuridão apoderou-se de tudo. Mesmo os que contém alguma capacidade crítica, rapidamente dela abdicam a troco de uns míseros soldos. Todos estão a funcionar por objectivos, mas são objectivos que se resumem à posse de um automóvel um pouco mais comprido, de uns fatos um pouco mais caros, ou de uma casa com mais uma assoalhada.» (o negrito é nosso)

BLOGUE DA SEMANA

No próximo ano passamos a escolher todas as semanas um "blogue da semana" uma forma de realçar o que de bom se faz na blogosfera, pormovendo os blogues, em particular os que são menos visitados. Ainda estou a equacionar um processo de escolha que envolva todos os visitantes. Aceitam-se sugestões para o método de escolha ou a designação.

A indicação do "blogue da semana" constará num item no topo da coluna da direita.

EQUILÍBRIO

VOANDO COM BALÕES DE HÉLIO [imagens]

JOEY LAWRENCE

ERIK ALMAS

MATT STUART

DAVE HILL

DIANE VARNER

"UNDER MY TUMB", THE ROLLING STONES

CONVERSE

[2]

Advertising Agency: JWT Warsaw, Poland
Creative Director: Darek Zatorski
Art Director: Katarzyna Macharz
Copywriter: Kamil Nazarewicz
Photographer: Andrzej Dragan

FINANCIAL TIMES

[2]

Advertising Agency: DDB London
, UK
Creative Director: Adam Tucker
Art Director: Damien BellonCopywriter: Thierry Albert
Photographer: Steven Wilson
Art Buyer: Sarah Thomson

DUREX EXTRA LARGE

[2]

Advertising Agency: The Jupiter Drawing Room, South Africa
Creative Directors: Graham Warsop, Michael Blore
Art Directors: Shane Forbes, Liam Wielopolski
Copywriter: Clint Bechus
Photographer: Michael Meyersfeld