quinta-feira, dezembro 06, 2007

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Artista de rua, Rua Augusta, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Paul J. Richards - AFP]

«Homeless men settle in for the evening at a subway stop near the White House in Washington. The National Coalition for the Homeless estimates there are 10,000 - 15,000 homeless people in Washington. Experts on the homeless estimate there are more than three million homeless people in the United States, with the number increasing every year.» [Washington Post]

JUMENTO DO DIA



Ministro tranquilo com as estatísticas

Gostei de ver o ministro da Administração Interna já um pouco alterado a utilizar as estatísticas da criminalidade para tentar mostrar que a situação não é tão grave como se diz, ao que parece os crimes mais graves diminuíram. Só que as estatísticas que o ministro usa não são suficientes para deixar alguém tranquilo, é possível que tenham ocorrido menos homicídios e outros crimes graves, mas também é verdade que os homicídios ocorridos são de natureza diferente, os homicídios relacionados com disputas de terras ou familiares deram lugar a homicídios executados a sangue frio cometidos por bandos criminosos.

É evidente que este é o resultado de um processo que vem de há muito e o ministro não precisa de meter a cabeça no buraco para tentar ilibar o seu governo de responsabilidades. A realidade está aí, todos os portugueses conhecem-na e esperam que o ministro adopte estratégias e medidas adequadas em vez de discutir estatísticas.

BENDITOS SACOS DE PLÁSTICO

A utilização de sacos de plástico é um hábito que se tornou uma mania nacional e mesmo mundial, não há cliente do super que não arrebanhe tantos sacos quanto pode, em muitas casas existem verdadeiros stocks de sacos. Em consequência disso o mundo está cheio de sacos, chegam às ilhas mais desertas, matam numerosos espécimes marinhos, enchem os fundos do oceano.

Recentemente o Reino Unido resolveu o problema da forma mais simples, proibiu a sua utilização no comércio, ponto final. Por cá o governo foi espertalhão, descobriu uma forma de obter mais receitas, os sacos continuavam a existir mas o Estado obtinha um saco azul para o ambiente. É uma mania nacional em vez de se resolverem os problemas aproveita-se a sua existência para aumentar a receita, sucede isso com o tabaco, com as multas do trânsito e em muitas outras situações.

A TOLERÂNCIA SEGUNDO PEDRO NAMORA

De um amigo que tentou colocar um comentário no blogue do Pedro Namora recebi este mail:

«A propósito do recente referendo na Venezuela, coloquei o seguinte comentário num blogue:

«Milhares de venezuelanos saíram hoje às ruas do leste de Caracas para celebrar a vitória do "não" - por pouco mais de 50 por cento - no referendo de ontem sobre a reforma constitucional proposta pelo Presidente Hugo Chávez, que já admitiu a sua derrota.

Ainda bem. Os Venezuelanos começam a ter medo deste tipo! Abaixo o Comunismo e todas as formas de Ditadura! »

O comentário não foi publicado. Em vez disso , o autor do Blogue enviou-me um mail onde diz:

«Tu não passas de um demente: por isso não aduzes argumentos, vomitas impropérios. Assim, lamento, mas não te dou publicidade.Viva o comunismo. Abaixo os pedófilos! E os que se dizem socialistas e não passam de javardos do pior!» Pedro Namora.»

Estamos entendidos, para este senhor quem não gosta de comunismo são pedófilos e socialistas javardos do pior. Livrem-se de falar mal do Senhor Presidente Hugo Chávez, a fórmula reverencial que Pedro Namora trata o presidente venezuelano (enquanto o nosso é simplesmente Cavaco Silva). Deus nos livre do purgatório que seria este país se gerido por estas pobres almas.

GOSTO DE VER O PCP DEFENDER AS LIBERDADES

Apenas fico com a mesma sensação que fico quando ouço os padres falar da vida sexual. Só tenho pena que os deputados que ouvi na AR defender a democracia e as liberdades dos abusos do governo que pertence a um partido que se governasse com maioria relativa faria parte de uma maioria de esquerda. Só tenho pena que os nossos deputados do PCP andem tão ocupados com a liberdade dos portugueses não tenham tempo para cumprir com a suas obrigações internacionalistas.

Se em matéria de democracia os nossos ilustres deputados tivessem um pouco mais de tempo talvez fossem defender a liberdade de imprensa e de manifestação dos venezuelanos, todas as liberdades na China e a liberdade de existir na Coreia do Norte, para não falar desse exemplo de liberdades democráticas que é Cuba.

Ainda bem que Jerónimo de Sousa não comenta este blogue, lá teria que o designar por blogue fascista...

EM VEZ DE SALOMÃO

«Há já não sei quanto tempo que os jornais e a televisão nos vão dando conta da história da criança a que os observadores mais imparciais dão dois nomes (Esmeralda/Ana Filipa). Como tudo o que neste país passa pelos tribunais, tornou-se uma saga infindável e agitada, com sensações a um ritmo regular, desde o célebre episódio da "prisão do sargento". Já quase toda a gente falou do caso, geralmente para tomar partido. E a história dos pais "afectivos" a defender a criança contra a tardia reclamação de um estranho teve mais sucesso do que a outra história possível: a do pai "biológico" a tentar recuperar a paternidade ilegalmente usurpada por dois estranhos. Sempre que os tribunais contrariaram essa preferência, houve indignação e concluiu-se mais uma vez que "não há justiça em Portugal". Num momento em que a poeira assentou temporariamente, talvez valha a pena - com o devido respeito por todas as pessoas afectadas - deixar algumas notas sobre o que esta história diz de nós.

A situação é das mais antigas do nosso imaginário. Duas pessoas reivindicam a paternidade de uma criança. Como saber quem a merece? Como ser justo? Muito antes dos testes de ADN, pareceres psiquiátricos e sondagens de opinião, o rei Salomão recorreu a um truque que, durante alguns séculos, ilustrou a sua sabedoria. Há muito tempo, porém, que a "justiça" não é sinónimo, para nós, de nos pormos à mercê de um sábio. Não acreditamos na sabedoria, porque o nosso sentido da igualdade nos impede de admitir que o próximo possa ser mais "sábio" do que nós. Acreditamos, em contrapartida, na determinação dos factos e na aplicação de regras objectivas. Preferimos ser casos previstos pela lei ou estudados pela ciência. E, quando a lei ou a ciência não chegam, preferimos a opinião da maioria, que não é de ninguém em particular. Não temos sábios. Temos juízes, "especialistas" e opinadores. Reconhecemos-lhe autoridade, não enquanto indivíduos, mas membros de corporações: os juízes nos tribunais, os especialistas devidamente credenciados ou integrados em instituições profissionais, e os opinadores competentemente sondados por empresas fiáveis, com ficha técnica. Eis as autoridades que tomaram o lugar de Salomão.

Armados com o que diz a lei, explica a ciência e deseja a opinião, devíamos ter, sem precisar da sabedoria, a verdade à mão. Acontece que não temos. A lei tem várias interpretações. Pior: a lei pode ser mudada pelos legisladores. Nada, portanto, nos obriga a conformarmo-nos com ela, mesmo quando temos de admitir que o seu sentido é o que não nos convém. Quanto à ciência, já quase todos sabemos que consiste em controvérsia: o parecer de um especialista, com bibliografia, cura-se sempre com o parecer de outro especialista, com ainda mais bibliografia. E à opinião há muito que foi diagnosticada a característica de variar conforme a última notícia ou rumor.

Nas nossas discussões invocamos a lei, a ciência e opinião com abundância. Mas o que é que decisivamente colocamos no lugar da sabedoria? A nossa disponibilidade e capacidade para nos emocionarmos. Gostamos de nos exaltar, de tomar partido, porque, quando nos exaltamos e tomamos partido, tudo parece finalmente simples e óbvio, como raramente é do ponto de vista da lei, da ciência, ou da opinião. Este regime de uma verdade sentimental, exercido através da expressão veemente, leva-nos a desprezar tudo o que contraria as nossas tendências como uma monstruosidade: a lei, nesses casos, surge-nos como um capricho dos juízes, a ciência como um disparate mercenário ou despeitado de umas quantas batas brancas, e a opinião como o produto adulterado da proverbial "campanha orquestrada". Com a nossa indignação, conseguimos isto: estar sempre de bem connosco próprios.

E a este respeito é curiosa a maneira como a maioria imaginou a criança que ninguém viu. Em todo este caso, ela serviu de tela para projectar certas ideias do que é ser humano. E essas ideias dizem-nos que podemos ser tudo, isto é, tomar qualquer "identidade", desde que devidamente "educados". Sem natureza própria, somos coisas extremamente frágeis. Por isso, o "afecto" vale mais do que o "sangue". Recusando ser tratados como "propriedade" de outros, não nos importamos de ser considerados "doentes", a precisar de ser protegidos contra todos os conflitos e tensões. O nosso interesse e o nosso direito esgotam-se no nosso "bem-estar". É isto que importa.

Salomão propôs-se cortar uma criança ao meio para descobrir a verdade. Nós preferimos cortar a verdade ao meio para imaginar uma criança.» [Público assinantes]

Parecer:

Rui Ramos faz uma abordagem interessante do "caso Esmeralda".

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ESTUDANTES PORTUGUESES ESTÃO ENTRE OS PIORES

«O estudo PISA 2006, realizado pela OCDE e que avaliou os conhecimentos e competências de 400 mil alunos (5109 portugueses) de 57 países (30 da OCDE mais 27 desenvolvidos ou em vias de desenvolvimento), coloca Portugal num pouco honroso 37.º lugar, “significativamente abaixo da média”, no que respeita às competências em Ciências. Mas em Leitura e Matemática os resultados também ficam aquém da média.» [Correio da Manhã]

E o mais engraçado é a explicação dada pelo ministério da Educação:

«Já o director do GAVE (Gabinete de Avaliação Educacional), Pinto Ferreira, atribuiu os maus resultados "à singularidade do sistema português", que prevê a repetição de ano, o que não acontece em muitos outros países. Para Jorge Pedreira, a solução está em acabar com as retenções, por estar provado que um aluno reprovado inicia assim um ciclo de repetências sem recuperar. "O sistema (de ensino) português não é facilitista, é selectivo porque produz alunos acima da média e exclui os que não os acompanham", disse. E reforçou "A retenção deve ser o último recurso". » [Jornal de Notícias]

Parecer:

Confrontados com esta realidade é impossível debater o ensino com base em falsas questões.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Promova-se um debate sério em torno do ensino.»

POLÍCIAS PODERÃO ESTAR ENVOLVIDOS EM HOMICÍDIO DO DONO DO BAR

«A investigação da morte de José Gonçalves, o dono do bar de striptease vitimado por uma bomba com elevado grau de sofisticação, poderá conduzir a grupos organizados de seguranças ilegais, e com práticas criminosas, integrados por elementos da Polícia de Segurança Pública, da GNR e até da Polícia Judiciária (PJ), apurou o DN junto de fonte policial. Trata-se de agentes que convivem com a profissão e com a mafia da noite. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Este é um dos lados .mais obscuros da criminalidade que se está desenvolvendo em Portugal.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Criem-se serviços de investigação interna nas polícias.»

LINHA DE SAÚDE 24 ALIVIA AS URGÊNCIAS

«O número de idas ao serviço de urgência caiu 1,2% desde o início do ano, em relação a 2006, o que se traduz numa redução de 60 mil urgências, segundo dados divulgados ontem por Filomena Parra, a subdirectora-geral da Saúde. A linha saúde 24 terá contribuído para esta redução, uma vez que, desde Abril, 42500 pessoas que estavam decididas a ir às urgências mudaram de ideia.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Recordo-me que quando a linha foi lançada muita gente levantou dúvidas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se comentário da Ordem dos Médicos»

DEPOIS DE CEDER EM LISBOA O PSD ESPERA UMA AJUDA DO TRIBUNAL DE CONTAS

«O PSD nacional entende que o empréstimo de 400 milhões de euros à Câmara Municipal de Lisboa, ontem viabilizado na Assembleia Municipal, pode não passar no crivo do Tribunal de Contas (TC). Ao DN, Ângelo Correia sustenta que "se o TC visar este empréstimo estará a abrir um precedente em Portugal e muitas câmaras quererão recorrer ao mesmo tipo de expediente".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Valeria a pena comparar os argumentos com que começou por chumbar a proposta da CML com os que agora invoca.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Ângelo Correia porque não se lembrou logo do Tribunal de Contas.»

NÃO HÁ HORAS EXTRAORDINÁRIAS NA ASAE

«A associação sindical da Autoridade de Segurança Alimentar a Económica (ASAE) entregou hoje um pré-aviso de greve às horas extraordinárias por tempo indeterminado a partir de dia 20 por falta de regulamentação do horário de trabalho.» [ Link]

Parecer:

Coitado do presidente da ASAE, não vai poder fazer tantas operações publicitárias.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao presidente da ASAE que faça publicidade paga.»

O EXEMPLO DE DEMOCRACIA ESCORREITA

«O Governo Regional da Madeira decidiu "deixar de gastar dinheiro com a imprensa do continente". Segundo Alberto João Jardim, trata-se de "uma das medidas saudáveis que foram tomadas na administração pública regional, face ao garrote financeiro partidário, imposto pelos socialistas a partir de Lisboa".O anúncio é feito em post scriptum a um texto assinado por Alberto João Jardim, transcrito do programa do Governo Regional que o presidente vem publicando, por capítulos, como artigo de opinião no Jornal da Madeira.

Ao proibir a assinatura da "imprensa do continente", porque "é dinheiro mal gasto", Jardim abre duas "excepções: O Diabo, "por motivo de solidariedade editorial", e o Expresso, "por ser o resumo semanal dos principais disparates do rectângulo".» [Público assinantes]

Parecer:

Será a Madeira o modelo de democracia escorreita de que Fala a Evita de Gaia?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a pergunta ao presidente da autarquia de Gaia e mandem-se os parabéns a Pinto Balsemão, um defensor incasável da liberdade de imprensa, pelo estatuto de favor dado pelo "Hugo" madeirense.»

GOVERNO QUER COBRAR CINCO CÊNTIMOS POR SACO DE PLÁSTICO

«Cinco cêntimos. É este o valor que o Governo pretende que os consumidores paguem por cada saco de plástico utilizado para transportar compras realizadas nas grandes superfícies comerciais. A proposta de instituição de uma taxa ecológica sobre estes produtos já está a circular pelas empresas do sector. Fala-se de inconstitucionalidade.» [Público assinantes]

Parecer:

Mais valia proibir a sua utilização como se fez no Reino Unido.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponha-se a proibição.»

RÚSSIA MANDA NAVIOS PARA O ATLÂNTICO E MEDITERRÂNEO

«A Marinha da Rússia anunciou nesta quarta-feira que vai enviar navios para o Oceano Atlântico e para o Mar Mediterrâneo como parte de um plano para aumentar a presença militar do país no mundo.

A frota será composta por cinco navios de grande porte, informou o ministro russo da Defesa, Anatoly Serdyukov, de acordo com a emissora de televisão estatal Vesti TV. » [BBC Brasil]

ESCRITOR ARGENTINO PROPÕE IMPOSTO SOBRE A BELEZA

«O escritor argentino Gonzalo Otálora está causando polêmica com uma campanha em que defende a cobrança de impostos das pessoas consideradas lindas para compensar o "sofrimento" daqueles que supostamente foram menos favorecidos pela natureza.

O escritor, de 31 anos, diz que sua iniciativa tem o objetivo de provocar um debate sobre o culto à beleza na Argentina e sua influência em setores como a política, a economia e a educação. » [BBC Brasil]

CLUBE INGLÊS CENSURA SÓCIO POR EXCESSO DE FLATULÊNCIA

«Um clube na região de Devon, sul da Inglaterra, proibiu um dos seus freqüentadores assíduos, um homem de 77 anos, de emitir flatulências enquanto estiver dentro do estabelecimento.

O clube Kirkham Street Sports and Social Club, enviou uma carta a Maurice Fox, pedindo que ele saia do estabelecimento quando tiver crises de flatulência. » [BBC Brasil]

CHAVEZ REGRESSOU À NORMALIDADE: «FUE UNA VICTORIA DE MIERDA»

«El presidente venezolano, Hugo Chávez, ha vuelto a la carga. El motivo ha sido la dura derrota electoral que sufrió esta semana, cuando el 'no' a su propuesta para perpetuarse en el poder rompió sus aspiraciones. "Fue una victoria de mierda y la nuestra una derrota de coraje", aseguró el mandatario.

Chávez ha pronunciado estas palabras durante una rueda de prensa del alto mando militar, convocada para desmentir de forma oficial que hubiera recibido alguna presión del Ejército para reconocer su derrota. "Para mí fue mejor la derrota", aseguró, porque la "victoria pírrica más bien hubiese sido catastrófica".» [20 Minutos]

COMO O AVÔ DE GEORGE BUSH AJUDOU HITLER A CHEGAR AO PODER

«Remarkably, little of Bush's dealings with Germany has received public scrutiny, partly because of the secret status of the documentation involving him. But now the multibillion dollar legal action for damages by two Holocaust survivors against the Bush family, and the imminent publication of three books on the subject are threatening to make Prescott Bush's business history an uncomfortable issue for his grandson, George W, as he seeks re-election.

While there is no suggestion that Prescott Bush was sympathetic to the Nazi cause, the documents reveal that the firm he worked for, Brown Brothers Harriman (BBH), acted as a US base for the German industrialist, Fritz Thyssen, who helped finance Hitler in the 1930s before falling out with him at the end of the decade. The Guardian has seen evidence that shows Bush was the director of the New York-based Union Banking Corporation (UBC) that represented Thyssen's US interests and he continued to work for the bank after America entered the war. » [The Guardian]

NO "SOBRE O TEMPO QUE PASSA"

O Professor Maltez analisa a crise que não chegou a ser crise na autarquia de Lisboa:

«Todos temos uma pequena pátria, incluindo os que foram obrigados a migrar para esta cidade feita por subscrição nacional, a que chamamos Lisboa. A minha pátria é a casa onde nasci, a que está à esquerda da Sé, a encerrada maternidade Bissaya Barreto que servia de plataforma entre a cidade dos futricas e a dos doutores.

Porque quem nasceu nessa Coimbra universal relativiza os paroquialismos alfacinhas de ontem, com Costa a ceder às manobras de Carreiras, aceitando a perspectiva segundo a qual o que, há um dia, era o diabo, logo passa a parceiro contratual, nessa barganha sem negociação, mas com muitos tiros de pólvora seca, onde, afinal, todos somos jogados.

Mas dou razão a Costa: o PSD ameaçou e foi incoerente. Como dou razão ao PSD: Costa tentou dividir o PSD, mas não o conseguiu. Ficou-se pela vitória politiqueira, sacrificando a chamada ética republicana. E voltou ao discurso neomaquiavélico dos que põem a ética dita da responsabilidade acima da ética da convicção. Paroquialismo, por paroquialismo, prefiro as serenatas da Sé Velha. »

NO "PUXAPALAVRA"

Desanca-se no jornal da Sonae a propósito de uma primeira página que deu a vitória a Hugo Chávez:

«Os exemplos em que um órgão de informação se antecipa ao acontecimento e lança para manchete uma alegada notícia que depois não se confirma, podem contar-se pelos dedos. Evocam a seriedade do director do extinto "Tempo", que foi ao ponto de relatar o conteúdo de reuniões do Conselho da Revolução que não chegaram a efectuar-se. Poderia chamar-se a esse jornalismo antecipatório, que confunde a peta da fonte com a nobreza de uma notícia, jornalismo temporão ou Rochoso, em homenagem ao Tempo e àquele que foi seu director. Contudo, há quem prefira, estribando-se na sinistra conspirata Marcello Rebelo de Sousa/Paulo Portas, chamar-lhe jornalismo à la vichissoise, imortalizando assim, com o apimentado episódio, a ementa de um jantar de aconselhamento presidencial que esteve para vir estampada no Independente, mas que Paulo Portas afirma ter desarmadilhado in extremis.»

ENQUANTO O "CÂMARA CORPORATIVA"


Comenta a cambalhota do jornal depois de constatado o erro:

«O Público não se conforma com a realidade. Ao mesmo tempo que pede desculpa (numa página interior) aos leitores pelo “erro” da extraordinária manchete de ontem, a primeira página apresenta hoje uma foto enorme da enorme caronha de Chávez, com esta significativa frase: “Chávez perdeu e reconheceu derrota… por enquanto”. Por outras palavras, José Manuel Fernandes não cometeu nenhum “erro”: apenas antecipou a realidade. Homens assim não há por aí aos pontapés. Que o Eng. Belmiro o conserve. »

NO "RANDOM PRECISION"

Podemos ver um anúncio da Red Bull que a Igreja considerou blafesmo:


NA "TASCA DA ESTAÇÃO"

Receia-se que o PCP ainda venha a descobrir em Mugabe um novo faroleiro para o seu socialismo científico:

«Os amores dos nossos queridos comunistas, agora que a Rússia se virou para o outro lado (Putin é um ditador encapotado, não é?) viram-se agora para a América Latina. Chavez, Morales e as FARC são agora os novos faróis do socialismo. É sempre a descer. Só falta mesmo Mugabe e o seu destruído Zimbabwé, ex-celeiro de África. Lá chegaremos.»

O SISTEMA EDUCATIVO FINLANDÊS [Link]

«Uno de los objetivos del sistema educativo finlandés es velar por las capacidades, las aptitudes y la cultura de toda la población. El principio de la educación permanente – ofrecer la posibilidad de aprender algo nuevo durante toda la vida – es un importante objetivo de todo el sistema, desde la educación básica hasta la destinada a los adultos. El gasto público en educación representó en 1998 el 6,2% del PNB (el promedio de los países de la OCDE es del 5,3%). Los finlandeses poseen un elevado nivel educativo. En las comparaciones internacionales se destaca especialmente la educación de los jóvenes. La evaluación PISA (Proyecto Internacional para la Producción de Indicadores de Resultados Educativos de los Alumnos) realizada por la OCDE en el año 2001, mostró a Finlandia entre los primeros países del mundo.»

VLADIMIR KUTCHINSKI

ANNA IGNATYEVA

QUITE SUMMER (MODELO)

DMITRY G. PAVLOV

SERGEI DEMIDOV

MILAGRE NA DISNEYLAND [Link]

DORMINDO

IKEA

[2][3]

Advertising Agency: DDB Oslo, Norway
Art Director: Morten Foss
Copywriter: Espen Dysvik Hagen
Designer: Peter Løchstøer
Photographer: Massimo Leardini

CEMEX

Advertising Agency: BBDO Germany, Duesseldorf, Germany
Creative Directors: Carsten Bolk, Helmut Bienfuss, Toygar Bazarkaya
Art Directors: Milena Hirschochs, Jacques Pense
Copywriters: Dennis Tjoeng, Andreas Walter
Illustrator: Stefan Kranefeld
Account Executives: Kai Jablonka, Alexandra Krull, Dickjan Poppema

HEINZ

[2][3]

Advertising Agency: McCann Erickson, London, UK