quinta-feira, dezembro 20, 2007

Umas no cravo e outras na ferradura

SONDAGENS AO PALHEIRO

Há dois dias atrás perguntámos aos visitantes d'O Jumento qual a sua posição sobre a realização do referendo. O resultado das respostas foi o seguinte:

  • Sim: 128 (38,55%)
  • Não: 161 (48,49%)
  • Sem opinião formada: 11 (331%)
  • Indiferente 32: (9,64%)
  • Total de votos: 332

Se a opinião dos visitantes d'O Jumento correspondesse à dos eleitores portugueses não faria sentido condicionar a ratificação do Tratado ao resultado de um referendo.

Resta saber qual seria o sentido de voto no caso de realização de um referendo:

FOTO JUMENTO

Praia da Torreira (Imagem do Notícias de Aldeia)

IMAGEM DO DIA

[Joe Chan / Reuters]

«Lepra. Las manos de un anciano enfermo de lepra en Dayingpan, China, conocido como pueblo fantasma por haber sido antaño un refugio para leprosos. Actualmente viven aquí unas 80 familias; 105 habitantes están afectados por la enfermedad.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

Um Portas que é um tratado quer um referendo ao tratado

Não houve qualquer surpresa na opção de Paulo Portas, sem que haja um referendo e com Santana Lopes a fazer de bobo no parlamento ninguém ouviria falar do líder do CDS até às próximas legislativas. O que Portas quer não é discutir o Tratado, é obter protagonismo e notoriedade política, aliás, as audições que fez a personalidades como Belmiro de Azevedo já servira para isso, o que Portas pretendeu foi usar o nome dessas personalidades para ter tempo de antena.

COITADO DO MENEZES

Foi o pensamento que me ocorreu quando ouvi a troca de galhardetes entre Cavaco e Sócrates na cerimónia em que o membros do Governo foram desejar boas festas ao Presidente da República. Sem dúvida que no presépio de Belém o líder do PSD desempenha o papel de burro

MINISTRO JAIME SILVA ESTÁ DE PARABÉNS

Jaime Silva fechou a presidência portuguesa da UE com chave de ouro, num das últimas reuniões do ano conseguiu chegar a um acordo nas pescas e no vinho favorável a Portugal, pela primeira vez não se ouviu falar de cortes nas quotas de captura.

Desta vez os tradicionais "defendores" de pescadores e agricutores, como é o caso de Paulo Portas que há poucos dias pediu a demissão do ministro, desapareceram.

O TUBARÃO DE LUÍS FILIPE MENEZES

«Não sei se fazemos um grande favor aos políticos quando lemos os seus livros. Experiências recentes fazem-me pensar que não. E Coragem de Mudar, que Luís Filipe Menezes fez sair durante a sua marcha para a liderança do PSD, confirmou a impressão. Li-o só agora. E, sem recomendar a leitura, sempre direi que talvez tivesse poupado alguns erros de previsão acerca da liderança do autor.

O livro de Menezes inclui uma entrevista especialmente reveladora acerca da sua pessoa. Não me refiro à pessoa privada, que não nos deve interessar, mas à sua pessoa pública, ou mais exactamente: à imagem que ele gostaria de dar de si próprio. Eis o que descobrimos: "Sou capaz de fazer dois mil quilómetros num fim-de-semana para ver uma exposição." Ou isto: "Cosmopolitismo, para mim, é navegar ao luar nas Marquesas, é entrar no Triângulo Dourado e acampar no Norte do Camboja" (p. 21). Não temos aqui alguém a expor-se aos seus semelhantes, segundo o método radical de Rousseau, mas uma pessoa desesperada para ser aceite. Ou, nas suas palavras, "amado" (p. 45). É uma carta de amor, e, como tal, ridícula. O destinatário somos todos nós. E parece que Menezes imaginou, como qualquer rapaz de 15 anos, que nós, como qualquer rapariga de 15 anos, nos deixaríamos comover por devaneios de Indiana Jones, fúrias cinéfilas e vestígios de leitura.

E depois, há o medo do tubarão. Sim, leram bem: o tubarão. Porque inesperadamente, castigando os seus adversários, Menezes diz isto: "Há dois anos, algures no deserto de Omã, deitado ao luar a olhar para as estrelas, tive tanta pena destas pseudo-elites liderantes do meu Partido, cujo único deserto a que chegaram nunca está a mais de dez quilómetros da sua casa, que nunca tiveram frio à noite no deserto, que nunca tiveram medo de um tubarão..." (p. 44).

Não sei se, off the record, os entrevistadores recolheram mais pormenores. Na conversa registada está só o que transcrevi, com as reticências do original. Não sabemos em que circunstâncias o tubarão assustou Menezes. Desconhecemos se estavam ambos no mar, ou ambos em terra, ou um no mar e outro em terra, e qual deles. Menezes parece convicto que só ele, entre as "pseudo-elites", teve alguma vez medo de um tubarão. Os políticos portugueses vivem por vezes com noções bizarras da sua própria singularidade. Louçã julgava que só ele conhecia o "sorriso de uma criança".

Não quero ridicularizar Luís Filipe Menezes. Mas não me importaria de ridicularizar esta imagem de Indiana Jones à moda de Gaia que Menezes pensa que lhe convém dar de si próprio. Ou de ridicularizar os conselheiros que o deviam demover destes lapsos. E tudo isto merece comentário, porque há na história do tubarão mais do que ingenuidade ou distracção: há uma estratégia política.

Menezes parece convencido de que a política portuguesa pode ser reduzida a simples contrastes pessoais de imagem e estilo. É esta a sua ideia. Uma ideia imposta pelas circunstâncias que fazem com que o PSD, em termos de propostas, apenas possa acusar o PS de plágio. E uma ideia que Menezes partilha provavelmente com José Sócrates. É na imagem que mais se distinguem. Ambos se esforçam por passar por gente lida e desportiva, satisfazendo os requisitos da classe média urbana. Mas depois, Sócrates cultiva a determinação, por contraste com a reputação de inconsistência dos líderes do PSD; e Menezes, a bonomia e a grandeza de alma, por oposição à suposta impaciência de Sócrates. Eis a política reduzida a um jogo de espelhos. Peter Schlemil perdeu a sombra. No caso dos nossos políticos, ficaram as sombras e desapareceram as pessoas.

E as sombras escondem muita coisa. Por exemplo, Menezes quer um PSD de "centro-esquerda", como em 1975. Exibe até uma "visão tradicional de esquerda" (p. 27). Acontece que um estudo de Ana Belchior, resumido no PÚBLICO de 2 de Dezembro, sugere que o eleitorado do PSD se posiciona à "direita" - mesmo mais à direita do que o do CDS. Que sintonia haverá entre esta liderança de "esquerda" e os eleitores mais à direita de Portugal? Chegará bradar contra a Constituição? Talvez por isso, temos visto Menezes a fazer o possível por não se definir: a ameaçar e a retirar as ameaças, a dizer e a desdizer-se, a ser uma coisa de manhã e outra à tarde. Assim vai criando uma imagem de movimento sem precisar de sair do mesmo sítio.

Talvez lhe baste ser o suplente de Sócrates. Ousaria ser mais, sem o trauma do tubarão? O do Spielberg era de borracha. E o seu, dr. Menezes? Se era amarelo e foi a sua mãe que o pôs na banheira, não devia ter tido tanto medo.» [Público assinantes]

Parecer:

Rui Ramos divertiu-se a ler o livrinho de Luís Filipe Menezes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O NEGÓCIO DA FORMAÇÃO DO FSE CORREU MAL À UGT?

«Dívidas à banca vão obrigar a central sindical UGT a sair da sua actual sede em Lisboa e entregar o edifício ao Banco Espírito Santo (BES). O total do passivo bancário da central assume um valor superior a cinco milhões de euros que foi contraído para pagar acções de formação no âmbito do Fundo Social Europeu (FSE) nos finais da década de 90.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Coincidência, num dia sabemos que o processo chegou ao fim e no outro somos informados que os negócios com o FSE deram prejuízo...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se aos responsáveis da UGT se o FSE não pagou, se fizeram mal as contas ou se alguém ficou com o dinheiro.»

FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DESPEDIDOS TÊM DIREITO A SUBSÍDIO DE DESEMPREGO

«A Assembleia da República aprovou ontem uma proposta de alteração a um decreto-lei do Governo, apresentada pelo Partido Socialista, que alarga o direito ao subsídio de desemprego a todos os funcionários públicos. O diploma enviado pelo Ministério das Finanças previa, entre outros aspectos, a atribuição de subsídio de desemprego aos funcionários com contrato administrativo de provimento que cessassem funções na função pública. De fora ficavam os funcionários do regime de nomeação definitiva (80% dos trabalhadores) precisamente por não poderem ser despedidos.

Acontece que o contrato destes funcionários pode ser cessado em circunstâncias excepcionais, designadamente quando sejam objecto de um processo disciplinar e outros motivos que constituem justa causa. E, nesse caso, porque a lei entende que a responsabilidade é do trabalhador, este não tem direito a subsídio. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Se a lógica é aplicar as regras do sector privado esta solução faz todo o sentido.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

"LEVANTAMENTO DE RANCHO" NO MP DO PORTO

«Só que, depois de ter recebido uma primeira recusa directa por parte do procurador adjunto do DIAP do Porto responsável pela investigação que levou à detenção de 11 suspeitos de crimes de homicídio e terrorismo, a magistrada foi informada de que, se convidar qualquer dos cerca de 45 procuradores (entre procuradores adjuntos e procuradores da República) do DIAP, iria receber respostas negativas. Isto devido ao mal-estar causado pela forma como o PGR decidiu retirar a investigação ao Porto e entregá-la a Lisboa - o que foi entendido como uma grave desautorização e desconfiança sobre os magistrados do Norte.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

O Ministério Público está a dar um espectáculo muito triste.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se o facto.»

ESMERALDA PODE SER MANIPULADA DURANTE MAIS QUATRO MESES

«O Tribunal da Relação de Coimbra estabeleceu hoje um prazo de 120 dias para a entrega de Esmeralda Porto do casal que a acolheu ao pai biológico, disse hoje fonte judicial, citada pela Lusa.» [Público]

Parecer:

Alguém devia verificar se os candidatos à adopção forçada da criança têm ou não manipulado os seus sentimentos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponha-se.»

REVISTA "TIME" ESCOLHE PUTIN PARA PERSONALIDADE DO ANO

«TIME's Person of the Year is not and never has been an honor. It is not an endorsement. It is not a popularity contest. At its best, it is a clear-eyed recognition of the world as it is and of the most powerful individuals and forces shaping that world—for better or for worse. It is ultimately about leadership—bold, earth-changing leadership. Putin is not a boy scout. He is not a democrat in any way that the West would define it. He is not a paragon of free speech. He stands, above all, for stability—stability before freedom, stability before choice, stability in a country that has hardly seen it for a hundred years. Whether he becomes more like the man for whom his grandfather prepared blinis—who himself was twice TIME's Person of the Year—or like Peter the Great, the historical figure he most admires; whether he proves to be a reformer or an autocrat who takes Russia back to an era of repression—this we will know only over the next decade. At significant cost to the principles and ideas that free nations prize, he has performed an extraordinary feat of leadership in imposing stability on a nation that has rarely known it and brought Russia back to the table of world power. For that reason, Vladimir Putin is TIME's 2007 Person of the Year. » [Time]

GOVERNO CHINÊS CRIOU PÁGINA WEB PARA DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO

«Una página web creada por el Gobierno chino para facilitar a los ciudadanos la denuncia de casos de corrupción ha quedado inoperante en su primer día en la Red por una saturación de visitas.

El Comité Nacional Chino para la Prevención de la Corrupción, creado el pasado mes de septiembre tras varios escándalos en los que estaban implicados miembros del Gobierno, lanzó su página web ayer martes.» [20 Minutos]

DE ESTRELA DA TELEVISÃO A VAGABUNDO

«Mi tarjeta de crédito saca humo. ¿Les suena? A quien seguro que todavía le resuena en la cabeza es a Ed Mitchell, estrella televisiva británica que vive ahora en la calle por superponer sin freno las deudas de sus tarjetas. Debía 22.400 euros de su cuenta personal, 46.200 a Halifax, 42.000 a Barclays... Suma y sigue hasta 25 tarjetas de crédito. Hace un mes se declaró oficialmente en bancarrota con una deuda total de 349.762 euros.» [El Mundo]

ASSIDUIDADE DOS FUNCIONÁRIOS DA DGCI VAI TER CONTROLO BIOMÉTRICO

«Os funcionários da Direcção-Geral de Contribuições e Impostos (DGCI) vão ser controlados através de sistemas biométricos que lêem as impressões digitais. O sistema irá controlar a assiduidade e será instalado por fases nas várias direcções de serviço (IVA, IRS, IRC) e nas Direcções Distritais de Finanças.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Tenho algumas dúvidas sobre a eficácia destes controlos rigorosos, são mais os funcionários que vão trabalhar menos horas para cumprir o horário, do que o contrário.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se para ver.»

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Largo das Alterações" destaca o comentário a propósito do caso UGT.
  2. O "Suspeitix" destaca o post "A Teia", dedicado ao caso da criminalidade com epicentro no Porto.
  3. O "Watchdog" não gostou de uma escolha dos melhores blogues e escolheu os seus dez melhores. Obrigado pela distinção, é bom ouvir elogios desinteressados.
  4. O "Papa Açordas" gostou do comentário aos negócios da REFER.

NO "NOTÍCIAS D'ALDEIA"

Fiquei a saber que a CM de Estarreja decidiu acabar com a escola primária da aldeia de Canelas, a aldeia que tem por voz o este belo blogue. Enquanto muito se fala dos governos esquece-se que as autarquias também têm uma grande parte das responsabilidades pelo estado do país:

«Estranha forma de praticar a democracia ou o que desta resta, tem a coligação que governa Estarreja. Soube agora que a carta educativa do concelho, a mesma que condena ao encerramento as escolas das três freguesias mais pequenas – para bem das mesmas, é claro – não foi sujeita a consulta ou discussão pública e, no caso de Canelas, os órgãos locais, Junta e Assembleia de Freguesia e, Associação de Pais, em tempo algum foram consultados ou informados por quem quer que seja; Câmara, Assembleia Municipal ou, os pretensos autores do documento.»

NO "PRAÇA DA REPÚBLICA"

Li uma que como o autor diz deve ser mesmo para rir:

«O presidente da Câmara de Serpa foi eleito pelos leitores do site do Radio Clube Português como o autarca do ano. Tudo bem, cada um promove as iniciativas que entende e daí não vem mal ao mundo.

O que já não se percebe é que o Diário do Alentejo faça disso notícia de 1ª página, com desenvolvimento no interior, como se de um prestigiado galardão se tratasse.

É que o RCP não atinge os 1,5% de share de audiência nacional e os seus ouvintes não estão virados para o respectivo site, pelo que é de adivinhar donde partiram as poucas centenas (?) de cliques que elegeram João Rocha como autarca do ano (o PCP é um Partido muito bem organizado, lembram-se?).»

NO "CARTUNES E BONECOS"

Entre muitos cartunes e imagens que nada tendo de gastronómico são alusivas ao Natal encontrei a a imagem da ceia que o autor reservou para "os gajos que não o gramam". Vou perguntar ao Mou Tal se o restaurante envia comida para casa pois também tenho uns apaixonados dignos de tão preciosa iguaria.

NO "PORTUGAL DOS PEQUENINOS"

Uma definição de Sócrates:

«Ele tão depressa é extraordinário (na entrevista do "animal feroz", ao Expresso, cheia de citações), como é simplesmente "humano" (na entrevista ao El País, um pai) ou apenas um "provinciano", como disse ao Libération, incompreendido pela "aristocracia da esquerda" e pelos "grandes pensadores portugueses". Ele paira entre o ser e o não-ser. É, confessa-o, um homem do anti-pensamento, praticamente improvável, leve, dos tempos. É um homem em forma de assim.»

CELEBRIDADES ANTES E DEPOIS DO PHOTOSHOP [Imagens]

UNICEF PHOTO OF THE YEAR

During her stay in Afghanistan, it consistently struck American photographer Stephanie Sinclair how many young girls are married to much older men. She decided to raise awareness about this topic with her pictures. Particularly as the official minimum age for brides in Afghanistan is sixteen and it is therefore illegal to marry children. «»

REUTERS: "PICTURES OF THE YEAR 2007"

ANTÍPODAS MAP

GAMILLAH

VOLLEKINDT

BACH

DREAM-TRAVELER

JELENA BALIC

COMO ENRIQUECER LIMPANDO PÁRA-BRISAS

"SMOKING POINT" NUM RESTAURANTE ALEMÃO

CATALUNYA CONTRA EL CÂNCER

Advertising Agency: Delvico Barcelona, Spain
Creative Executive Director: Pedro Soler
Creative Director / Copywriter: Beto Nahmad
Art Director: Javi Garcia

A EU

[2][3]

Advertising Agency: Delvico Barcelona, S
painCreative Director / Copywriter: Beto Nahmad
Art Directors / Illustrators: Javi Garcíá, Beto Nahmad

COLHOGAR

[2][3]

Advertising Agency: Delvico Barcelona
Creative Executive Director: Pedro Soler
Creative Director / Copywriter: Beto Nahmad
Art Director: Javi Garcia