segunda-feira, dezembro 10, 2007

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Igreja "Pé da Cruz", Faro (imagem enviada por A.M., Quebeque)

IMAGEM DO DIA

[Dominique Faget/AFP]

«LISBON, PORTUGAL - Libyan leader Moamer Kadhafi (L) looks round at European and African leaders, including Robert Mugabe (R), during a family photo of at the EU-Africa summit 08 December 2007, in Lisbon. The leaders of Europe and Africa were to begin a landmark summit in Lisbon on Saturday, designed to forge a new partnership of equals but with expectations cooled by the long shadow of colonial history. » [Tiscali]

Uma imagem curiosa onde o senhor da Líbia parece dizer ao ditador do Zimbabue que não se preocupe, daqui a uns tempos devolve umas herdadees aos ingleses e da próxima vez que vier a Lisboa é tratado como uma vedeta do rock.

JUMENTO DO DIA

Menezes dedicou-se à bruxaria?

Esgotados os dias de grande mediatismo que se seguiram à opa que lançou sobre o PSD, Luís Filipe Menezes esgotou as ideias e é cada vez mais igual a si própria, mesmo com o apoio da Cunha Vaz & Associados. Enciumado pelo protagonismo que a presidência europeia está a dar a Sócrates e sem grandes argumentos para chamar a atenção, o líder do PSD opta pela futurologia e anuncia uma crise do governo a seguir às eleições.

Resta saber se Menezes consultou um astrólogo ou se optou por lançar ele próprio as cartas de um tarot.

A PROPÓSITO DA NOTÍCIA DO SOL SOBRE O AEROPORTO

Recebi um mail do visitante M.A. protestando contra a posição aqui assumida acerca da notícia do Sol que divulgava aquelas que seriam as conclusões dos relatórios parcelares do LNEC:

«Ao que parece o estudo do LNEC não vai terminar daqui a mês e meio. Ao que parece também, a informação do SOL é correcta. Não fui nomeado defensor do SOL, aliás, nem compro nem leio a edição em papel, a não ser esporádicamente (mas consulto com regularidade a edição on-line), mas como não concordo com a sua atitude relativamente ao post em epígrafe, que me parece fundamentalista, não poderia deixar de lhe sugerir que seria de bom tom retratar-se, para que os seus leitores possam continuar a "visitá-lo" com agrado.Cordiais saudações.»

Caro M.A.:

Tirando a data prevista para a entrega do estudo do LNEC, agendada para a segunda semana de Janeiro, tudo o resto é o que supostamente parece. Não sou parte interessada, pelo que sou mero observador, se alguém tem que se retratar, a crer no comunicado do presidente do LNEC, terá que ser o SOL.

Aliás, a própria notícia aceita que está por fazer o estudo da relação custo benefício relativo a cada item:

«Aliás, na semana passada, apenas faltava chegar ao LNEC a análise relativa ao Custo/Benefício de cada opção. Mas estava previsto que este estudo – da responsabilidade de João Duque, do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) – fosse entregue até à passada segunda-feira, no máximo.»

Além disso, qualquer item pode levar à exclusão de uma das localizações. Mas o que me incomodou na notícia não foi a tentativa de forçar uma decisão, a partir do momento em que seja construído um novo aeroporto terei que me conformar pois tenho muitas dúvidas quanto à urgência na sua construção. O que me incomoda é que tendo sido depositada confiança num estudo do LNEC deveria ter sido respeitada essa opção, o que o SOL não fez ao supostamente divulgar conclusões que ainda não serão definitivas. Foi contra isto que opinei.

ROUBARAM A COMUNIDADE VIDA E PAZ

Longe vão os tempos em que os ladrões evitavam roubar os pobres, agora ninguém lhes escapa, foi o que sucedeu à Comunidade Vida e Paz, uma organização ligada à Igreja que faz um trabalho meritório junto dos sem-abrigo. Aqui fica o apelo a um gesto de solidariedade para que os sem-abrigo de Lisboa possam ter o seu Natal.

As ajudas podem ser dadas sob a forma de artigos ou por donativos que podem ser depositados nas seguintes contas:

Montepio Geral - NIB - 0036 0000 9910 5505 0519 6
Caixa Geral de Depósitos - NIB - 0035 0675 0003 5284 6306 8
Banco Espirito Santo - NIB - 0007 0023 0054 6620 01189 3

SÓCRATES: AUTO-RETRATO

«Deixou de fumar, começou a fazer jogging, agora corre a meia maratona. A saúde conta. Não é autoritário, nem reservado, nem austero, nem arrogante, é firme. A firmeza vem da vontade, a vontade vem da convicção. É um português que serve. Gosta mais, de resto, de servir o país nos momentos difíceis do que nos momentos fáceis. Não fala, santamente, de sacrifício. Fala, santamente, de missão. É fiel à sua missão e não pretende outra recompensa. Sofre por vir nos jornais; como o outro, não gosta de "ser falado". Viveu sempre dividido entre a acção e "a contemplação e o pensamento". Há, dentro dele, um "permanente paradoxo". A política, no fundo, não passou de "uma soma de casualidades". Mas dará sempre "o melhor de si". Quem não ficará extasiado com este exemplo?

Um homem de família, um homem simples, que tenta ver os filhos: disciplinadamente. Um homem tolerante. Ouve as críticas. Respeita a opinião alheia e espera que respeitem a dele. Quando não está de acordo, não está: e não esquece que foi escolhido pela maioria do povo para "cumprir" o "melhor" para esse povo. "Muito obsessivo com o trabalho", não se considera um workaholic. Tem pena de não ler, por falta de tempo. No Verão, lê "obsessivamente", impelido talvez pelo seu lado contemplativo e de pensamento. Este Verão, leu três livros, dois livros de história e um romance. Admira Ortega y Gasset, "um bom filósofo", que "escreve bem". Quanto a poetas, não admira nenhuma personalidade viva, com a presumível excepção de Manuel Alegre, de que retira um indescrito "prazer".

Acredita que nada impede Portugal de se tornar um "país moderno, competitivo, com uma boa educação e com protecção social". Quer um Portugal "aberto e dinâmico". Acha Portugal "muito aberto". Reafirma que é de esquerda, como provam a Lei do Aborto e as leis da paridade e da procriação medicamente assistida. Pensa que a perspectiva socialista é a de "pôr o Estado ao serviço dos mais pobres". Sabe que ainda existem bolsas de pobreza. Insiste em que os países que controlam o défice são mais livres. Mais democráticos.

Isto o que é? Não é uma pessoa, não é um político, não é um ente reconhecivelmente humano. É uma montagem publicitária: polida, vácua, inócua. O herói de plástico, uma invenção. É José Sócrates, o primeiro-ministro.» [Público]

Parecer:

Vasco Pulido Valente diverte-se com o auto-retrato de Sócrates que resulta da entrevista que este deu ao El Pais.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MENEZES SONHA COM CRISE GOVERNAMENTAL DEPOIS DA PRESIDÊNCIA PORTUGUESA

«.O líder do PSD afirmou hoje que José Sócrates poderá ser confrontado com uma grave crise no governo quando terminar a presidência portuguesa da UE e tiver de enfrentar os problemas reais, tal como aconteceu com António Guterres.

"A partir de Janeiro, quando José Sócrates tiver de discutir o país sem cimeiras, não sei se não acontecerá algo como aconteceu com António Guterres, quando desceu ao real, após a Presidência Portuguesa", afirmou Luís Filipe Menezes. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

Enfim, Menezes não sabe o que dizer

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Menezes se espera a queda de alguma ponte.»

NEM O NATAL DOS POBRES ESCAPA AOS LADRÕES

«O armazém do Natal da Comunidade Vida e Paz, nos Olivais, foi assaltado na noite de sábado para domingo e os assaltantes levaram grande parte dos donativos e ainda vandalizaram outros, escolhendo para levar os artigos novos, como roupas doadas por fábricas, e outros que facilmente podem vender, explicou Elizabete Cardoso.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Estes ladrões são cada vez mais ladrões.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Promova-se uma acção de solidariedade para com a Comunidade Vida e Paz.»

MUGABE CRITICA "BANDO DOS QUATRO"

«O Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, criticou hoje as acusações proferidas sábado pela chanceler alemã, Angela Merkel, considerando-as "arrogantes", uma vez que são provenientes do "bando dos quatro".

Mugabe, que falava na sessão plenária do segundo e último dia trabalhos da II Cimeira Europa/África, que termina hoje em Lisboa, aludia às intervenções não só da chanceler alemã, como também dos líderes políticos da Suécia, Dinamarca e Holanda.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

A verdade é que os europeus já colocaram no poder de alguns países africanos gente muito pior do que Mugabe.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Avalie-se o estado dos direitos humanos em toda a África.»

PAPA PREOCUPADO COM MENTALIDADE MATERIALISTA NO NATAL

«O Papa Bento XVI lamentou neste domingo a «mentalidade materialista» que surge nesta época natalícia. O desabafo aconteceu durante a oração do Angelus na Praça São Pedro, perante milhares de fiéis, informa a agência Reuters. » [Portugal Diário]

Parecer:

Gosto de ver o Papa preocupado com o materialismo, ele que tanto aprecia sapatinhos de marca e que tanto gosta de usar objectos em ouro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao Papa que aplique os bons princípios que sugere aos outros.»

BURGER KING: CLIENTE ENCONTRA PRESERVATIVO NO HAMBURGER

«Un joven estadounidense de 24 años ha denunciado a la empresa de comida rápida Burger King -que este año celebra su 50 aniversario- después de que se encontrara en una hamburguesa un condón en su whooper.

Van Miguel Hartlss señaló que encontró el anticonceptivo empaquetado encima de una pieza de lechuga. "Mi tercer mordisco a la hamburguesa tenía un extraño sabor", dijo a Sky News [20 Minutos]

CUNHADO DO PRESIDENTE DO BANCO SANTANDER PRESO POR COLABORAR COM A ETA

«Esta historia refleja una parte de la vida de Euskadi, de disputas familiares por ideas políticas, pero con unos protagonistas cuya relevancia social es hoy tan notoria como inmenso su poder económico. Iñaki O'Shea Artiñano, uno de los 46 condenados en el macroproceso 18/98 seguido en la Audiencia Nacional contra la "trama civil de ETA", es hermano de Paloma O'Shea Artiñano, mujer del poderoso banquero Emilio Botín; tío de Ana Patricia Botín, presidenta del Banesto, y cuñado de Jaime Castellanos, en la actualidad presidente en España del Banco Lazard. » [Publico.es]

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Largo das Alterações", sito na cidade de Évora, cita O Jumento a propósito de um desses pitbulls alimentados com as migalhas governamentais.

NO "ÁGUA LISA"

Goza-se com a encenação promovida pelo PCP a que João Tunes chama "Alternativa Fingida":

«Antecipando-se à cimeira UE-África, o PCP promoveu e realizou uma “cimeira política e ideológica alternativa”. Assim, a modos que destinada a uma apreciação marxista-leninista dos mesmos problemas que juntam os chefes de governo europeus e africanos. Nos participantes, pelo lado africano, contaram-se delegações do MPLA, Frelimo, PAIGC e Partido Comunista Sul-Africano (que integra o ANC). Afinal, as mesmas organizações cujos chefes máximos foram recebidos por Sócrates no Parque das Nações e participam na “cimeira oficial”. Assim tendo sido, a “alternativa” não passou de mero gozo esquizofrénico de convivas burocratas em rituais propagandísticos.»

Só estranho que ao lado do PAIGC não estivesse também presente, a título de observador, um representante das FARC, com o mais recente negócio da Guiné fazia todo o sentido.

NO "SOBRE O TEMPO QUE PASSA"

Num tempo em que analistas e candidatos a analistas fazem uso do seu melhor serviço de conhecimento plástico, com muitas citações a autores capazes de enriquecer o texto mais idiota e uma grande profusão de termos na moda, o mesmo tempo em que adversários tentam destruir e admiradores bajulam Sócrates até ao orgasmo, vale a pena ler o post que o Professor Maltez dedica à questão das relações entre Europa e África, "Entre a Conferência de Berlim (1884-1885) e a cimeira de Lisboa (2007)". Pela qualidade e coerência da escrita, pela capacidade criativa um pensamento enriquecedor, vale semrpe a pena ler o "Sobre o Tempo que Passa":

«Neste dia da Senhora da Conceição, rainha de Portugal, e de cimeira euro-africana, a maior das cumeadas políticas até hoje realizada em Portugal, apenas se confirma que a falta de justiça na distribuição da riqueza é directamente proporcional às degenerescências da política, como são, e sempre foram, as tiranias, as oligarquias e as ditaduras das maiorias, para não falarmos nas variantes da cleptocracia, do nacionalitário, do tribalismo, dos senhores da guerra e do fundamentalismo. Por isso, começo por encimar este postal com a Acta Final da Conferência de Berlim sobre a partilha de África, de 1885, onde não faltou o próprio imperador dos otomanos.»

NO "CAUSA NOSSA"

Vital Moreira comenta as taxas de crescimento económico em Angola e em Portugal:

«Segundo o Economist, Angola será o país que mais crescerá economicamente em 2008 no mundo, nada menos de 21%. O petróleo e uma gestão económica mais competente são os responsáveis por esse extraordinário desempenho.Segundo a mesma fonte, Portugal crescerá 2,1%, quase o mesmo que as previsões orçamentais. Quanto a petróleo, há os que têm e os que não têm...»

Percebe-se bem que Vital Moreira é professor de direito, aliás, um dos nossos melhores nessa arte.

NO "CÃO COM PULGAS"

Enquanto muitos facínoras brindavam aos milhões de ajudas pagas com os impostos de europeus para alegria dos admiradores de Sócrates espantados com mais um sucesso do seu ídolo, o Cão com Pulgas dedicou colocou uma imagem a que deu por título "Ghost of Christmas II":

IGOR SHEMEL

SURREALISM

PHOENIX

IGOR KOROVIN

QUATTRO

OS BECKHAM

CUTTY SARK

[2][3][4]

Advertising Agency: Arnoldfuel, Madrid, Spain
Creative Directors: German Silva, Aldo Hdez-Gil
Art Directors: German Silva, Ines Robles
Copywriters: German Silva, Eduardo Guerrero
Photographer: Eugenio Recuenco

ENERGIZER

[2][3]

Advertising Agency: DDB Uruguay, Montevideo, Uruguay
Creative Director: Pablo Alvarez
Art Directors: Guillermo Varela, Pablo Alvarez
Copywriters: Pablo Alvarez, Alan Grunewald, Mauro Radzinski
Illustrator: Visor
Photographer: Rafael Lejtreger / Visor

NIEDERMEYER TOSHIBA FULL HD

[2][3]

Advertising Agency: Draftfcb Kobza, Vienna, Austria
Creative Directors: Joachim Glawion, Erich Falkner
Art Director: Edith Büyükdoganay
Copywriters: Edith Büyükdoganay, Rita Spielvogel
Photographer: Corbis