terça-feira, dezembro 25, 2007

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Mosteiro dos Jerónimos. Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Daniel Berehulak/ Getty Images]

«Queen Elizabeth II waves as she travels to the State Opening of Parliament in London. The queen's speech, the first for Prime Minister Gordon Brown, is expected to introduce legislative bills on education, immigration, housing and counterterrorism. » [ABC]

JUMENTO DO DIA

O condutor idiota

Nesta noite a escolha para Jumento do Dia é uma escolha colectiva, são todos os idiotas que vão para a estrada sem saber conduzir ou comportar-se com civismo pondo em perigo a vida de todos os que lá circulam, incluindo as suas próprias vidas. É gente irresponsável que decide transformar os carros em armas de uso livre provocando verdadeiros homicídios que ficam por condenar.

Neste Natal, como em todos os outros, a notícia de abertura são os mortos na estrada, é assim há muitos anos e vai continuar a ser enquanto as nossas estradas estiverem cheias de palermas que descarregam as suas frustrações ao volante.

A CAPA DA REVISTA "THE ECONOMIST"

Por este andar ainda vou ver o Jerónimo de Sousa fazer a primeira comunhão...

ANTÓNIO COSTA POUPA NO FARELO

«António Costa optou este ano por não organizar a festa de Natal para os funcionários da Câmara de Lisboa. O CM não conseguiu contactar o presidente para o confrontar com esta decisão. No entanto, a opção de Costa prende-se, muito provavelmente, com o facto de este não querer fugir à política de contenção de despesas que tem levado a cabo desde que lidera a autarquia. Entre os funcionários, soube o CM, estranhou-se o facto de não haver por parte do presidente uma justificação pela ausência do encontro. Os trabalhadores apenas suspeitaram de que não haveria jantar porque não receberam, em finais de Novembro, o habitual convite.» [Correio da Manhã]

Compreende-se que não tenha promovido o jantar, ainda que isso pouco represente na despesa da CML, o que não se aceita é que não tenha havido uma palavra aos funcionários. Por outro lado, como aceitar que uma empresa municipalizada tenha dado prendas de Natal aos vereadores? Parece que as restrições são só para alguns.

RELIGIÃO E POLÍTICA, A DIFÍCIL RELAÇÃO

«O Natal é cada vez menos uma festa religiosa. Até Bush evita referir o Natal nas boas-festas (season"s greetings), para não ofender os não cristãos...

Ainda assim, é altura para pensar no difícil relacionamento entre religião e política. Depois do 25 de Abril, em Portugal essa relação tem sido geralmente saudável, apesar de alguns problemas recentes. Mas a próxima comemoração do centenário da República poderá reavivar velhos ódios e incompreensões.

As coisas estragam-se quando o poder político interfere na esfera religiosa. Ou quando, inversamente, a religião tenta condicionar a área política e se serve dela para os seus fins. Não faltam exemplos das duas perversões.

O Evangelho manda dar a Deus o que é de Deus e a César o que é de César. Preciosa distinção (inexistente no islão), à qual os cristãos nem sempre foram fiéis - desde a estatização do cristianismo no Império Romano, com Constantino, até às resistências à consagração da liberdade religiosa no Concílio Vaticano II, passando pelo imperativo (promovido pela Reforma protestante) de os povos terem de seguir a religião do seu rei.

Em Portugal, até 1910 só a religião católica podia exercer o seu culto em público. Ainda hoje, e por muito que tal pareça estranho numa Europa descristianizada, no Reino Unido o chefe da Igreja Anglicana é a Rainha. Até há pouco, quem nomeava os bispos da Igreja Luterana da Suécia era o Governo de Estocolmo. E a Constituição grega dá uma explícita preferência à Igreja Ortodoxa.

Por outro lado, o islamismo radical de algumas comunidades imigrantes já levou a França a pôr a hipótese de alterar a lei de separação entre Estado e Igrejas, de 1905, de maneira a permitir financiar mesquitas com fundos públicos, evitando o seu financiamento por fontes radicais sauditas. Lei que alguns franceses entendem ter sido violada pelo Presidente Sarkozy, ao defender há dias que as religiões não são um perigo, mas um trunfo.

A lei de separação de 1911, em Portugal, ia no sentido certo. Mas surgiu num quadro de feroz ataque à Igreja pelo Estado. Afonso Costa prometeu acabar com o catolicismo no país em duas gerações. Entretanto, no mundo, o comunismo combateu a religião como fenómeno alienante.

Nos Estados Unidos, onde a vivência religiosa é mais forte do que na Europa, a Constituição proíbe misturar religião e Estado. Mas o factor religioso está no centro da política americana. Em 1960, ser católico foi para John Kennedy uma dificuldade eleitoral. Recentemente, a chamada "direita cristã", sobretudo protestante evangélica, deu a Bush uma importante base de apoio.

Na presente corrida presidencial, o apelo religioso está mais presente do que nunca. O republicano Mitt Romney [na foto] defende o papel da religião na política. Romney tem um problema: uma boa parte do eleitorado republicano, a tal "direita cristã", desconfia dele, por ser mórmon. E por haver sido favorável à liberalização do aborto, tendo mudado de opinião aparentemente por táctica política. Ainda pior visto por essa "direita cristã", outro pré-candidato republicano, o ex-mayor de Nova Iorque Rudy Giuliani, pode não ser nomeado. Assim, no campo republicano sobem as chances do pregador baptista Mike Huckabee.

Do lado do Partido Democrático também há apelos à religião. Barack Obama, que concorre com Hillary Clinton na luta pela nomeação, multiplica referências a Deus e ao cristianismo, tal como a sua apoiante Oprah Winfrey.

É inaceitável sugerir, como Mitt Romney, que só quem professa uma religião pode ser bom político. A liberdade religiosa é também liberdade para os não crentes em qualquer religião. Mas a neutralidade religiosa e ideológica do Estado não pode significar a imposição do laicismo à sociedade, fechando a religião na esfera privada e pessoal.

"A neutralidade ideológica do poder do Estado, que garante liberdades éticas a todos os cidadãos, é incompatível com a generalização política de uma mundividência laica. Os cidadãos laicos, na assunção do seu papel de membros da sociedade, não devem negar liminarmente o potencial de verdade das concepções religiosas do mundo, nem tão-pouco contestar o direito dos seus concidadãos crentes a intervir, numa perspectiva religiosa, em discussões públicas."

Eis uma boa distinção entre laicidade democrática e laicismo opressor, vinda de um filósofo agnóstico, J. Habermas.» [Público assinantes]

Parecer:

Sarsfield Cabral escolheu a véspera de Natal para escrever sobre as relações entre a religião e a política.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O QUE SE PASSARÁ NA PJ DO PORTO

«Também a entrevista dada anteontem pela mulher de ‘Berto Maluco’ ao semanário ‘Sol’ causou embaraço aos investigadores, já que os polícias que estavam a investigar a morte de Nuno Gaiato desconheciam a existência de uma gravação entre ‘Berto’ e o alegado autor daquele homicídio. A mesma teria sido apreendida no âmbito dos processos às mortes de Aurélio Palha e Ilídio Correia, mas nada foi transmitido aos investigadores que tinham entre mãos o esclarecimento da morte de Gaiato. Já estão neste momento a ser equacionados pedidos de demissão nas brigadas que investigam os homicídios, pela falta de comunicação existente.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Este processo é cada vez mais duvidoso, suscitando muitas dúvidas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo evoluir das investigações.»

MENEZES COMEÇOU A DELIRAR?

«Os sociais-democratas acreditam que existe "uma concertação de oportunidades", aproveitada pelo Banco de Portugal e pelo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, para "tentar uma solução de expansão do domínio do PS ao BCP". Com isso, os socialistas ficariam a controlar mais de 50% do sector financeiro do país. Daí que Luís Filipe Menezes insista numa exigência para equilibrar a balança, com um lugar par alguém próximo do PSD na administração da Caixa. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

Menezes já deixou de chorar, agora diz asneiras.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Menezes que descanse mais.»

ARMANDO VARA NO MILLENNIUM

«O convite feito por Carlos Santos Ferreira a Armando Vara para integrar a próxima administração do Banco Comercial Português (BCP) está a acentuar as divisões existentes entre os principais investidores do grupo financeiro e que pareciam ter sido suavizadas, num primeiro momento, com a intervenção do Banco de Portugal (BdP).» [Público]

Parecer:

Das duas uma, ou a Opus Dei consegue converter Vara ou este leva o Millennium para o inferno.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Não se leve a sério.»

ATÉ O MENINO JESUS JÁ VEM EQUIPADO COM GPS

«Uma estátua do menino Jesus instalada em um presépio em exposição na cidade de Bal Harbour, perto de Miami, nos Estados Unidos, foi equipada com GPS, sistema de localização por satélite.

A decisão de colocar o dispositivo na imagem foi tomada depois que a estátua original, que atingia quase tamanho natural e era pregada no chão, foi roubada do presépio há três semanas.» [BBC Brasil]

SACERDOTE HINDU SUICIDOU-SE PROMETENDO RESSUSCITAR TRÊS DIAS DEPOIS

«El sacerdote, un hindú de 25 años, se suicidó el sábado en la localidad de Raigarh, situada en la región india de Chattisgarh.

"Manoj Baghel consumió veneno en un templo de Raigarh. Dijo que volvería a la vida 72 horas después", dijo a la agencia IANS el superintendente de Policía de Raigarh, J.K. Thorate.» [El Mundo]

SARKOZI TERÁ IDO COM A BRUNA PARA O EGIPTO

«La agenda del presidente francés aparece esta semana sorprendentemente vacía, pero todo indica que sus vacaciones privadas navideñas en Egipto no pasarán desapercibidas: Nicolas Sarkozy podría dejarse ver con su nueva compañera, la cantante Carla Bruni. Sarkozy viajará mañana a Luxor, la antigua Tebas de los faraones, acompañado de su madre, Andrée, uno de sus hijos y "sin duda" de la ex modelo de origen italiano con la que vive un romance desde hace unas semanas, indica hoy el diario Le Parisien [20 Minutos]

Parecer:

É um exemplo de ineficácia das campanhas promocionais do turismo português, se o problema de Sarkozi era ver camelos e deserto tinha Almada, aqui mais perto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Sarkozi que da próxima visite a margem sul, pode ser que Mário Lino faça as vezes de condutor de camelos.»

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Papa Açordas" também acha que as trafulhices do BCP devem ter outras consequência para além do raspanete do Vítor Constâncio.

EMRAH ICTEN

LEN TREMBLAY

ZLATINA ZAREVA

PAT METZ

FRANZ SAUER

AUDI TT QUATRO

[2]

Advertising Agency: DDB, Milan, Italy
Creative Director / Copywriter: Vicky Gitto
Art Director: Francesco Guerrera
Illustrator: I’m collective

COCA-COLA

[2][3]

Advertising Agency: Publicis Mojo, Auckland, New Zealand
Creative Director: Nick Worthington
Copywriter: Guy Denniston
Art Director: Emmanuel Bougneres

HEINEKEN

[2][3]

Advertising Agency: Fischer America, Brazil