domingo, dezembro 30, 2007

Semanada


Os senhores da comunicação social

Com o dr. Macedo a caminho da administração do BCP, a disputa pelas primeiras páginas da comunicação social ficou entregue a Pinto Monteiro, o beirão que ganhou o gosto pelo estatuto de jet set da justiça, e ao presidente da ASAE que apostou forte armando-se em exterminador de restaurantes. Com quase todos os políticos de férias os dois campeões das entrevistas aproveitaram para serem os protagonistas principais da sociedade portuguesa, um a viver à custa da falta de higiene dos restaurantes e o outro da sujidade da própria sociedade. Parece que os males do país estão a dar lugar a um novo tipo de vedetas, já tinha sucedido com o dr. Macedo, agora foi a vez de Pinto Monteiro e do senhor da ASAE.

Luís Filipe Menezes não foi de férias

Menezes lembra-me as lojas chinesas que abrem à hora que as outras estão fechadas porque dessas forma sempre fazem alguma receita, o líder do PSD, talvez aconselhado pelo senhor Vaz, fez o mesmo, aproveitou o “descuido” da concorrência e teve uma semana politicamente intensa, nem sequer teve a disputa do Ribau e do Santana Lopes que, pelos vistos, alguém os aconselhou a sair de cena pois estavam a fazer sobra a Menezes, que já de si é uma sombra por mais holofotes que o iluminem.

Vítor Constâncio sempre é o governador do Banco de Portugal

Quando já se pensava que Constâncio tinha transformado o Banco de Portugal num salão de chá, onde o pessoal do mundo da banca aparecia pontualmente para o chá das cinco, eis que o governador se irritou, chamou lá os amigos do BCP e deu-lhes uma chazada. Digamos que a água já estava a ferver mas só agora que começou deitar para fora é que Constâncio se sentiu incomodado.

É evidente que o governador do BdP nunca tinha reparado, pensava certamente que o pessoal do BCP ia às off-shores para cerimónias íntimas da Opus Dei, talvez umas sessões de introspecção ou mesmo de auto-flagelação.

Com esta intervenção Constâncio salvou a honra do convento, justificou as mordomias de que beneficia e até se excedeu pois sem qualquer processo concluído decidiu quem poderia e quem não poderia administrar o capital dos accionistas do BCP.

Procura-se uma Carla Bruni para Menezes

Logo agora que Menezes disse que queria ser como Sarkozi o presidente francês subiu-lhe a parada, arranjou a Carla Bruna e foi com ela para Luxor, viajando num jacto privado emprestado por um milionário francês. Se já era difícil a Menezes arranjar uma Bruna, Carlas ainda há umas quantas por aí, ainda mais difícil será arranjar um jacto para ir a Luxor, já que para fazer campanha pela liderança nos Açores ainda houve quem lhe emprestasse. Com o MP a propor uma multa de quatrocentos mil euros por causa do pagamento de uma factura pela SOMAGUE, se Menezes conseguir imitar o Sarkozi lá terá que tirar o passe da Carris e levar a sua Carla Bruna a passear até ao Parque das Nações.

Troca de prendas no governo

Parece que alguns ministros andavam perdidos o que explica que como prenda de Natal para os seus empregados Sócrates tenha escolhido um GPS, para melhor se orientarem no próximo ano, pois arriscam-se a não encontrar o caminho para a próxima legislatura.

Em contrapartida os ministros ofereceram uma viagem a Sócrates, todavia, ignoramos se a viagem incluía ida e volta e se Sócrates foi equipado com GPS. De uma coisa estamos certos, levou o telemóvel com que perguntou a Cavaco Silva qual o cavaquista que o PR queria ver à frente da CGD.