terça-feira, dezembro 18, 2007

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Parque das Nações, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Thierry Roge / Reuters]

«El muro. Miembros de Greenpeace construyen una pared frente al edificio del Consejo Europeo en Bruselas, como parte de las protestas durante la reunión de ministros de agricultura y pesca.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

Sócrates, o provinciano

Numa entrevista ao "Liberátion" o primeiro-ministro assume-se como um provinciano. Estranhei, lembrei-me que Sócrates é da Beira mas que com os seus sapatinhos Prada não deverá ter muito jeito para guardar ovelhas. Bem, pensei para mi que de alguma forma seria um auto elogio pelo que fui ao dicionário Houaiss tirar dúvidas sobre o alcance da definição. Aqui fica:

«Provinciano: 1 relativo ao pertencente a província vocabulário p. 2 p. ext. atraso, mau gosto, superado, sem elegância e sofisticação 3 pej. imbuído de provincianismo quanto ao modo de pensar ou agir adj.s.m. 4 que ou aquele que é oriundo ou habitante de província.»

Parto do princípio de que Sócrates não queria informar o jornalista do local onde nasceu pois os seus dados biográficos constam da página oficial. O que ele pretendia era dizer que vindo para a cidade mantinha os valores e qualidades de quem nasceu na província. as em português isso não ser provinciano, da mesma forma que o Midwest nada tem que ver com o Médio Oriente como Sócrates disse numa reunião com Bush.

¿POR QUÉ NO TE CALLAS?

[Muamar Gadafi con el rey Juan Carlos durante la ceremonia de bienvenida al libio libio en el Palacio del Pardo, durante su primer día de visita oficial en España.]
[Sergio Pérez / Reuters][20 Minutos]

A diplomacia é sem dúvida um verdadeiro exercício de hipocrisia, o mesmo monarca que mandou calar o desbocado e candidato a ditador Hugo Chávez recebe nos jardins do seu palácio o ditador líbio como se fosse uma Spice Girl. Qual será o preço exigido por Juan Carlos para que um ditador ou candidato a ditador possa dizer os disparates que lhe vê à cabeça. Sim, porque desbocado por desbocado o líbio nem fica atrás do venezuelano. Mas parece que o primeiro diz o que Juan Carlos gosta de ouvir.

E PORQUE NÃO UM REFERENDO AO REFERENDO?

Parece que é maior o debate em torno da realização do referendo do que do próprio Tratado, aliás, uma boa parte dos que defendem a realização do referendo estão pouco preocupados com o próprio Tratado, uns têm um sonho secreto de ver Portugal fora da UE e outros procuram protagonismo político.

Porque razão Portas é favorável ao referendo? Para discutir o Tratado não deve ser, nunca o vimos preocupado com a UE, com o barco do aborto, com a compra de submarinos ou com a segurança talvez, sobre a UE Portas nunca disse grande coisa. Mas se não houver referendo o líder do PP está remetido ao curso normal dos acontecimentos, a sua exposição mediática é reduzida, com um referendo Portas apareceria todos os dias nas televisões, é precisamente isso que ele pretende.

A grande discussão não é o Tratado mas sim o referendo, assim sendo faz sentido que antes de qualquer referendo ao Tratado deveria fazer-se um referendo para perguntar aos portugueses se querem um referendo ao Tratado ou preferem a ratificação parlamentar. Assim, os que esperam obter protagonismo político com o referendo até poderiam receber uma prenda no sapatinho, em vez de um referendo teriam direito a dois, teriam referendos até se fartar.

Sempre ajudaria os portugueses a esquecer os seus problemas, que não são nem poucos nem pequenos, em vez de os discutir os portugueses entreter-se-iam a discutir referendos, o que faria as delícias de partidos minoritários e zangados com a história e dos comentadores que falam bem mas representam poucos.

UM MAROTO, ESSE SARKOZI

A rapariga chama-se Carla Bruni, nasceu em 23 de Dezembro de 1968 e nem os sapatinhos Prada de Sócrates chega aos calcanhares das suas "Meias Solas".

AINDA BEM QUE OS MUÇULMANOS ANDAM DE METRO E NOVA IORQUE

«Nova Iorque conta com dois milhões de judeus, mais que Jerusalém ou Telavive. Mas em Manhattan, onde desde os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001 contra as Torres Gémeas os seguidores do Islão são olhados com desconfiança, teve de ser um muçulmano a acudir aos judeus, perante a indiferença dos outros passageiros que seguiam para Brooklyn. "Fiz apenas aquilo que tinha de fazer", explicou Askari. Não se lembrou de grandes referências históricas, a esses tempos em que perseguidos na Europa os judeus encontravam refúgio no mundo islâmico, desde Marrocos ao Império Otomano. Mas a acção do bengali foi, de certa forma, uma homenagem a J. F. R. Jacob - afinal, o Bangladesh tornou-se independente num Dezembro como este. Graças a um judeu.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Lionídeo Paulo Ferreira faz um excelente comentário a propósito de um incidente no Metro de Nova Iorque onde um muçulmano interveio para salvar três jovens judeus das agressões de fundamentalistas cristãos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

NEVOEIRO NOS MERCADOS

«Na terça-feira a Reserva Federal (Fed) americana desceu a sua taxa directora. O Banco de Inglaterra e o do Canadá já a haviam baixado. E o Banco Central Europeu (BCE) só não o fez porque a inflação na zona euro atingiu o valor mais alto dos últimos seis anos, 3,1 por cento, quando o objectivo é mantê-la nos 2 por cento.

Há quem critique o BCE. Mas o ponto, nesta altura, é outro: é a ineficácia das mexidas das taxas de juro dos bancos centrais enquanto instrumento para ultrapassar a crise do crédito. Mesmo sem altas do juro do BCE, no mercado a taxa Euribor subiu ao valor mais alto dos últimos sete anos. E nos Estados Unidos as descidas dos juros da Fed não devolveram a confiança aos mercados.

Os desequilíbrios financeiros internacionais agravam a incerteza. Acumulam-se os excedentes nas balanças comerciais dos países produtores de petróleo e da China, gerando uma massa monetária potencialmente volátil.

Os americanos deixaram de poupar há muito, aumentando o consumo porque se achavam ricos com a valorização das suas acções na Bolsa e a subida do preço da casa comprada a crédito. Essas ilusões acabaram. Primeiro, com o esvaziar da bolha especulativa nas acções tecnológicas, há sete anos. E, agora, com o fim da alta de preços na habitação. O valor da propriedade imobiliária das famílias americanas duplicou entre 2000 e 2005; mas o preço das casas nos EUA desce hoje ao ritmo anual de 5 por cento, com tendência para 10 por cento.

Nada disto é novidade. Sempre aconteceram altas especulativas nos mercados, seguidas da inevitável queda. Também se sabia que a falta de poupança nos EUA era compensada por dinheiro da China e de outros países. Os seus bancos centrais compraram títulos em dólares para evitarem a subida do câmbio da respectiva moeda face à moeda americana, subida que prejudicaria a competitividade das suas exportações.

Só que tais desequilíbrios não se podem manter indefinidamente. Por isso o dólar caiu. Resta saber se a queda não se irá acelerar, provocando sérias perturbações. Mas também essa hipótese foi inúmeras vezes referida - a surpresa é a derrocada ainda não ter acontecido.
Agenuína novidade da crise actual está na falta de confiança predominante nos mercados de crédito, consequência de, no fundo, ninguém saber aquilo que realmente se passa. A incerteza sobre a solvabilidade de muitas operações já realizadas faz subir as taxas de juro.

Os bancos têm relutância em emprestar a outros bancos, ao contrário do que sempre fizeram, diariamente. Daí as "injecções de liquidez" dos bancos centrais, isto é, oferta de crédito aos bancos comerciais. Como essas "injecções" não resultaram, os bancos centrais dos EUA, Canadá, zona euro, Inglaterra e Suíça resolveram fazê-lo numa acção coordenada. Iniciativa inédita, sinal da gravidade da situação, mas que não teve grande efeito.

Porquê a relutância no crédito interbancário? Por não se saber se ele será pago. Sucedem-se "buracos" que ninguém sonhava existirem, por isso todo o cuidado é pouco.

Multiplicaram-se nos últimos anos inovações financeiras, como a titularização das dívidas. Quem empresta converte a dívida num título, que depois vende a outros e assim vai passando de mão em mão. A tradicional ligação entre credor e devedor desvaneceu-se.

No mesmo sentido - teoricamente, para diluir riscos, de facto disfarçando os riscos - surgiram produtos financeiros altamente sofisticados. A coisa deu a ganhar a muita gente. Mas gerou um enorme nevoeiro nos mercados, retirando-lhes transparência. Podem surgir problemas nos sítios mais inesperados.

Daí o pânico - a palavra não é exagerada - em muitos operadores financeiros. Como não há confiança, os juros sobem no mercado e o crédito seca. As bolsas assustam-se, com razão. Há muito de positivo nas recentes inovações financeiras. Mas vai demorar anos até se encontrar para elas uma adequada regulação, fazendo voltar a confiança.

Quando, em Agosto, começou nos EUA o colapso dos empréstimos hipotecários de risco (subprime) escrevi aqui ter terminado a era do crédito fácil e barato. E que a contracção mundial do crédito iria afectar, em Portugal, famílias, empresas e Estado, todos altamente endividados. De facto, assim é - mas num grau bem mais preocupante do que eu nessa altura supunha. O BCE acaba de concluir ser Portugal o país da zona euro mais vulnerável à crise do crédito.» [Público assinantes]

Parecer:

A análise da situação dos mercados financeiros, por Sarsfield Cabral.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SUBMARINOS DE PORTAS: NÃO SE FEZ UM CONTRATO DE MANUTENÇÃO

«Os dois submarinos adquiridos ao German Submarine Consortium (GSC) em Abril de 2004 não têm contrato de manutenção técnica e o próprio Ministério da Defesa desconhece qual será o custo anual dessas operações de assistência durante os 32 anos de vida útil daqueles navios.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Compreende-se, o competente Paulo Portas achou que podia mandar os submarinos para reparação na oficina onda mandava fazer a revisão do Jaguar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Portas se no meio das 60.000 fotocópias não levou nenhuma do contrato de manutenção dos submarinos.»

PJ PORTO 1 - 0 PINTO MONTEIRO

«"A PJ do Porto está de parabéns", anunciou Alípio Ribeiro, em conferêcia de imprensa (ver texto ao lado) para a qual se deslocou de propósito ao Porto. De uma forma subtil, o director nacional da PJ deixou recados: "Há mais de uma semana que este quadro estava desenhado" e "foi a PJ do Porto que organizou esta operação", deixou bem claro director da PJ. Esta foi uma preparação antecipada, explicou ainda o chefe da PJ. A mensagem é óbvia: estes resultados não são da responsabilidade da equipa especial. Até porque Helena Fazenda não teve ainda tempo de escolher com quem vai trabalhar. Agora, a decisão está nas mãos do procurador-geral da República. Para muitos, no Ministério Público e na Polícia Judiciária, o chefe máximo do Ministério Público deu "passos maiores do que as pernas". Resta agora perceber se se justifica a manu- tenção desta equipa nomeada ou se, a partir daqui, é nas mãos da PJ que tudo continua, com o magistrado Felisberto Teixeira a liderar os inquéritos.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Parece que desta vez Pinto Monteiro meteu água.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Terá sido só desta vez.»

UMA DÚVIDA NO CASO ESMERALDA

«Segundo o relatório, os contactos que tiveram lugar em Novembro "correram bem" e a menor andou "às cavalitas do pai", tendo dito mesmo que "queria mais visitas". "Ao longo da visita do pai, Esmeralda Porto manteve-se alegre e brincalhona, não se observando sinais de ansiedade face ao contacto estabelecido", refere a técnica.

Esta posição, contraria um outro relatório técnico, do Departamento de Pedopsiquiatria do Centro Hospitalar de Coimbra (CHC) que apontava "problemas de ansiedade" e riscos para a saúde mental da menor com a continuação do regime de visitas, estabelecido pelo tribunal. Perante estas duas posições opostas, os advogados de Baltazar Nunes, reclamam o afastamento desta equipa, considerando que o acompanhamento deve ser assumido apenas por um psicólogo clínico nomeado pelo tribunal. E se os juízes não aceitarem essa solução, então que seja nomeada uma nova equipa técnica de pedopsiquiatras que "denote compreender os objectivos pretendidos com a sua intervenção", refere o requerimento.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Acredito que a criança tenha apresentado os sintomas referidos pelos médicos, mas perante os novos dados há motivos para questionar se ansiedade é provocada pelo medo do pai biológico ou se pelas pressões feitas pelos candidatos à adopção de acto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se os médicos sobre se avaliaram as causas da ansiedade da criança.»

UMA VISÃO "ORIGINAL" DA CARREIRA MILITAR

«O ministro da Defesa apresentou hoje a vida militar como uma carreira com «algum risco», mas também com uma oportunidade de formar jovens para uma profissão «lá fora» e com «uma componente de aventura».» [Diário Digital]

Parecer:

Onde é que eu já ouvi isto?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro se não tem melhores argumentos.»

SÓCRATES ASSUME-SE COMO PROVINCIANO

«O jornal francês «Libération» dedicou a sua última página ao primeiro-ministro, José Sócrates, onde este defende a afirmação dos partidos socialistas ao «centro» e se assume como «democrata socialista», sem aliados na «esquerda aristocrática» e «provinciano».

O artigo do Libération (acompanhado de uma foto do chefe do Governo português) resultou de um conversa entre o jornalista Jean Quatremer e o chefe do Governo português, em São Bento, dias antes da assinatura do Tratado da UE no Mosteiro dos Jerónimos.» [Portugal Diário]

Parecer:

Há coisas que nem os sapatos "Prada" conseguem disfarçar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Sócrates que poupe nos sapatos.»

ESTE MINISTRO ANDA À PROCURA DE LENHA PARA SE QUEIMAR

«O ministro da Justiça, Alberto Costa, exprimiu esta segunda-feira o seu «apreço à Polícia Judiciária (PJ) pela operação desencadeada» domingo que culminou na detenção de 11 suspeitos de pertencerem a redes criminosas na noite do Porto.

Alberto Costa falava à agência Lusa após uma deslocação surpresa, hoje à tarde, às instalações da PJ no Porto, onde se congratulou pela actuação desta polícia na operação «Noite Branca». » [Portugal Diário]

Parecer:

Ao elogiar a PJ a propósito de uma operação em que esta deixou o Ministério Público e Pinto Monteiro a apanhar bonés o ministro parece que anda em busca de mais adversários, se é que entre as magistraturas ainda há alguém que simpatize com ele.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro se a afirmação foi intencional ou se saiu sem querer.»

BELMIRO DE AZEVEDO DISSE AO CDS QUE O REFERENDO É SUPÉRFLUO

«O presidente do conselho de administração da Sonae, Belmiro de Azevedo, disse esta segunda-feira que o referendo do Tratado Reformador da União Europeia é «supérfluo», afirmando tratar-se de uma «invenção dos partidos» políticos, informa a Lusa.

«Este referendo é completamente supérfluo, porque «les choses sont déjà faits», já está tudo resolvido», afirmou Belmiro de Azevedo, durante uma audição promovida pelo CDS-PP sobre o novo Tratado, que decorreu na Assembleia da República. » [Portugal Diário]

Parecer:

Agora é uma questão de tempo para que Jerónimo de Sousa venha dizer que este Tratado apenas serve os patrões.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário a Jerónimo de Sousa.»

REFER VOLTA A VENDER A FORNECEDOR ENVOLVIDO EM CASO DE CORRUPÇÃO

«A Refer prepara-se para vender 54 toneladas de carril à O2 Tratamentos e Limpezas Ambientais SA depois de ter proibido a adjudicação de contratos com aquela empresa na sequência de uma série de casos de corrupção - entre eles o do Carril Dourado - que foram já enviados para o Ministério Público.

Para contornar a proibição de venda de sucata àquela empresa (que era uma das principais fornecedoras de serviços à Refer), a autorização da gestora de infra-estruturas ferroviárias refere a venda de mil metros de "carril usado" em vez de "carril de sucata". As expressões não são inocentes: no primeiro caso trata-se de linha que pode ser ainda aplicada em troços de menor velocidade ou em ramais de mercadorias, enquanto no segundo é carril que atingiu o seu período de vida útil e que é vendido como sucata.» [Público assinantes]

Parecer:

Enfim...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicitem-se explicações ao ministro das Obras Públicas.»

CONFEDERAÇÕES AGRÍCOLAS DESPEDEM EMPREGADOS

«As quatro principais confederações de agricultura estão a despedir o seu pessoal técnico por falta de verbas. A culpa, dizem, é do Governo, que acabou com os protocolos que existiam para que fossem as associações a apoiar os agricultores nas candidaturas aos fundos europeus. E vaticinam que, através do que chamam a estratégia do ministério contra o movimento associativo, os mais pobres, menos instruídos e mais isolados acabem arredados dos apoios comunitários. Jaime Silva nega que isto seja verdade.» [Público assinantes]

Parecer:

Pois, agora vai ser mais difícil dar empregos à clientela.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Que procurem outro emprego.»

A VACINA CONTRA A DOENÇA DE ALZHEIMER PODE ESTAR DISPONÍVEL EM TRÊS ANOS

«El director del grupo que investiga la vacuna europea contra el Alzheimer en EuroEspes, el doctor Antón Alvarez, ha afirmado que "en el plazo de dos a tres años pueda estar disponible para el tratamiento de la enfermedad".

El proyecto, financiado por la Comunidad Europea, se encuentra en fase pre-clínica y los ensayos realizados hasta el momento en animales permiten augurar buenos pronósticos. Actualmente, existen varias vacunas en desarrollo experimental en el mundo y con alguna de ellas se prevé iniciar pronto los estudios de Fase I en pacientes. En el caso de EuroEspes, podría ser dentro de un año.» [20 Minutos]

ESTADO DE NOVA JERSEY ABOLIU A PENA DE MORTE

«El gobernador de Nueva Jersey, John S. Corzine, firmó la ley después de haber conmutado la pena de muerte a ocho reclusos.

Es el primer estado en abolirla desde su restauración en 1976. Desde ese año, se han producido más de mil ejecutados en todo el país.» [20 Minutos]

XAMESTERDÃO FECHA TRÊS QUARTOS DA MONTRAS DO BAIRRO VERMELHO

«Amsterdam ha anunciado este lunes que ya no seguirán existiendo las tres cuartas partes de los escaparates en el Barrio Rojo en el que la gente trafica, mata y negocia con las mujeres.

De esta forma limpiará su centro histórico, tal como asegura el alcalde laborista Job Cohen. "Queremos reducir el número de escaparates dedicados a la prostitución y, también, los establecimientos que venden drogas blandas" aseguró el alcalde. "La estampa romántica del centro se ha ido perdiendo y ahora sólo se percibe la industria del sexo. Por eso, no queremos expulsar la prostitución de la ciudad, pero sí reducir el crimen".» [20 Minutos]

O TERMO "WEBLOG" FEZ DEZ ANOS

«Hoy, 17 de diciembre, se cumplen diez años desde que el escritor y tecnólogo Jorn Barger acuñara la palabra weblog, entendida como un registro (log) de sus viajes a través de internet (web). Una década en la que este formato de publicación ha pasado de ser exclusivo de unos pocos a reunir a una comunidad de más de 100 millones de representantes, según el buscador especializado Technorati.» [20 Minutos]

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O amigo do "Notícias d'Aldeia" é a favor do referendo ao Tratado.
  2. O "Papa Açordas" pescou um artigo o Público.

SWITCHBIKE

ÁUSTRIA: PONTE "AIOLA ISLAND" [Link]

BEBÉS PANDA

REBEKKA GUÐLEIFSDÓTTIR

AGAH PERMADI

SANDOR BERNATH

ALEXEI KOVALEV

JOANNA SIDOR

HOMELESS JEDI

QUATRO VÍDEOS COMERCIAIS RETIRADOS

O RAMBO TURCO

NITENDO

[2][3]

Advertising Agency: Sr.Lobo Madrid, Spain
Creative Director: Nacho Martínez
Art Director: Javier Carmona
Copywriter: Nano Bringas
Photographer: David Duhnan

SEAFOOD SAUCE

Advertising Agency: WAX, Calgary, Canada
Creative Director: Joe Hospodarec
Art Directors: Joel Arbez, Jonathan Jungwirth
Photographer: Matt Barnes

BRITISH AIRWAYS

Advertising Agency: BBH, London, UK
Creative Directors: Alex Grieve, Adrian Rossi
Art Director: Chris Felstead
Copywriter: Gary McNulty
Photographer: Nick Meek
Retouching: George Lewis