sábado, dezembro 15, 2007

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Contrates urbano, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Adrian Dennis - AFP]

«Camilla, The Duchess of Cornwall, inspects soldiers near Salisbury, England. Camilla presented operational medals to the soldiers who have recently returned from a six-month tour in Iraq. » [Washington Post]

JUMENTO DO DIA


O Presidente do óbvio

Uma boa parte das intervenções de Cavaco Silva têm-se pautado pelo óbvio, o Presidente da república raramente diz algo de novo, antecipa um problema ou sugere uma solução. Limita-se a fazer intervenções óbvias perante os problemas. Não há nada de mais óbvio do que perante os homicídios recentes no Porto em Lisboa estamos perante um problema sério, tão óbvio que qualquer português o diria, de pouco adiantando que neste caso tenha sido u Presidente da República a dizê-lo.

SÓCRATES DEVE AVANÇAR PARA O REFERENDO?

Independentemente do que cada um possa pensar sobre a realização de um referendo ao Tratado, Sócrates avançará para a sua realização em função do cálculo dos ganhos e perdas que daí poderão resultar. Não é difícil faer as conta e perceber que Sócrates não tem nada a ganhar com a sua realização.

A questão do referendo não passa de um exercício intelectual para algumas elites políticas, a maioria dos portugueses não estão preocupadas com o assunto, nunca vão querer saber o que consta no Tratado e votaria em função das indicações dos partidos ou de personalidades como Cavaco Silva. A verdade é que uma boa parte dos que defendem a realização do referendo estão mais preocupados com a sua notoriedade ou estão mais contra a participação na UE do que com o próprio Tratado.

Por melhor que fosse o Tratado o PCP ou o BE nunca votariam a favor, estes partidos sempre foram contra a integração europeia, o PCP até defendeu no passado um bloco económico com regras bem piores do que as que agora critica. Muitas das personalidades que defendem o referendo apenas pretendem notoriedade e vender opiniões, a realização do referendo seria um bom negócio para alguns dos nossos profissionais do comentário, durante alguns meses teriam um excelente mercado para cobrar honorários às estações de rádio e televisão e aos jornais.

Do ponto de vista de Sócrates a questão é simples, se optar pela ratificação pela via parlamentar ouvirá algumas críticas durante uma semana e pouco mais. Só que essas críticas são dos partidos e comentadores que nunca o elogiaram e destinam-se a segmentos do eleitorado que não é por este motivo que muda de opinião. Se optar pelo referendo obra a Caixa de Pandora e não serão poucos os que aproveitarão o tempo de antena para argumentarem contra o Tratado com críticas às políticas governamentais.

Só se for parvo Sócrates apoiará a realização de um referendo.

CM DE LISBOA INVESTE NA ESCOLA

O investimento de 12, 7 milhões de euros nas escolas é uma boa notícia, o parque educativo da capital está em degradação acelerada sendo um dos piores do país. Mas não basta reparar algumas escolas e projectar outras, é necessária uma estratégia consistente para este sector o que implica medidas globais que visem melhorar a qualidade das condições do ensino na capital.

Compreende-se que da forma como António Costa ascendeu a presidente da autarquia não lhe permita apresentar soluções estruturadas e bem pensada para todos os domínios de actuação da autarquia. Que este investimento seja um sinal de que a autarquia prepara uma aposta consistente para um sector que deve ser considerado prioritário.

LUÍS FILIPE MENEZES É LELÉ DA CUCA

«O dito faz parte da história da democracia portuguesa: foi cunhado pelo ilustre Marcelo Rebelo de Sousa, na sua encarnação de jornalista do Expresso (que dirigiu) e de redactor da respectiva secção de mexericos politiqueiros e rosa, a Gente . "Balsemão é lelé da cuca", escreveu ele no meio de um texto, antecipando gargalhadas dos jornalistas da secção de copy desk antes de apagarem da versão final a apreciação sobre o proprietário do jornal, à época primeiro-ministro. Mas nenhum dos copy desks, por distracção ou por respeito pela hierarquia ou por serem ferozes adeptos da liberdade de expressão ou por pura perversidade (talvez tivessem as suas próprias ideias sobre quem era ou deixava de ser lelé da cuca), "corrigiu" o texto. E lá foi Pinto Balsemão tratado de lelé no seu próprio jornal, para gáudio do país, do léxico nacional e da aura um pouco disparatada do professor.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Fernanda Câncio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

VALEU A PENA?

«Marques Mendes não servia às frenéticas bases do PSD. Queriam um motim, um escarcéu, um levantamento. Queriam um "menino guerreiro", ninguém sabe se com ênfase no "guerreiro", se no "menino". Escolheram Menezes. Passou este tempo todo e Menezes não existe. Ao princípio, houve quem pensasse que era por manha. Depois, que talvez fosse por prudência. Agora, tristemente, já se percebeu que Menezes vai continuar a ser o presidente da Câmara Municipal de Gaia, ou seja, nada. Ou menos que nada. Em Gaia, à distância, e protegido pelo benefício da irresponsabilidade, sempre se ia dando ares de grande demagogo. Na presidência do PSD, sucumbiu ao velho vício do político português: é respeitável ou tenta que o achem respeitável. Perdeu a graça e a função.

Começou por deixar que Santana se apropriasse do grupo parlamentar. Com isto, anulou o grupo parlamentar. Sócrates trata Santana como se trata um homem que ninguém leva a sério e representa o pior do PSD. E, como o país se diverte com o espectáculo, Menezes, mesmo quando fala muito, pesa pouco. De resto, ainda bem que pesa pouco. O "populista" Menezes, que tanto se insurgia contra a moderação de Marques Mendes, já propôs seriamente ao Governo "pactos de regime" sobre justiça, segurança, obras públicas e a lei eleitoral autárquica. Já concordou com a essência da lei eleitoral legislativa. Já se queixou de que a lei da "direcção" escolar é uma cópia da proposta do PSD. E já manifestou a convicção bacoca de que o primeiro-ministro anda a "liderar a Europa".

Menezes chama a esta tristeza sem alívio "a fase de desmascarar o Governo" e anuncia que chegou ou não tardará que chegue "o momento de viragem". Em Janeiro, promete que irá mostrar a enorme "diferença" entre o PSD e o PS (que se esqueceu até agora de mostrar) na economia, no ensino, na saúde e até na descentralização do Estado. E, aí sim, o Governo entrará "em crise". Entretanto, e como é preciso fazer qualquer coisa, Menezes reclama que Sócrates peça desculpa por causa de um assassinato no Porto. Exige o despedimento de António Vitorino da RTP. E decidiu, certamente com a ajuda de Ribau Esteves (um cavalheiro que se declara muito apaixonado por si próprio), vender a sede da S. Caetano e gerir o partido como quem gere uma empresa: presumivelmente para empregar amigos. Valeu a pena a troca?» [Público assinantes]

Parecer:

Vaso Pulido Valente desanca Luís Filipe Menezes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «»

ESGOTOU-SE A BCG

«O País está há mais de quatro semanas sem a vacina contra a tuberculose (BCG). Depois de percorrerem hospitais, maternidades e centros de saúde sem obter respostas positivas, tanto no sector público quanto no privado, pais portugueses estão a optar por ir a Espanha vacinar os filhos recém-nascidos, pois o stock está esgotado em Portugal. Isto apesar de o Infarmed ter garantido ontem que as unidades de saúde já tinham sido reabastecidas. Por seu lado, a Direcção-Geral de Saúde desvalorizou a importância da ruptura de stock.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Esta notícia quase passou despercebida mas num país onde a tuberculose grassa, tornando-se num problema de saúde pública deveria ter merecido maior atenção. Como é possível que tal tenha sucedido e a DG de Saúde venha dizer que o problema não é preocupante? No mínimo estamos perante uma situação de desleixo dos responsáveis da saúde.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Demitam-se os responsáveis dos serviços que se desleixaram.»

ESTÁ EXPLICADA A DERROTA DE MARQUES MENDES

«O ex-líder do PSD Marques Mendes gastou 98 mil euros na campanha para as directas dos social-democratas, menos 100 mil euros que o presidente eleito, Luís Filipe Menezes (193 mil euros).» [Correio da Manhã]

Parecer:

Dado que a escolha do novo líder resultou de uma opa ganhou quem comprou mais votos, portanto venceu o candidato que gastou mais dinheiro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Marques Mendes se pensou que a liderança do PSD estava em saldos.»

TABACO VAI AUMENTAR 10%

«O preço do tabaco vai aumentar 30 cêntimos a partir do próximo ano em algumas das marcas mais vendidas e que são fabricadas em Portugal. O SG Ventil e o Português Suave, por exemplo, devem passar dos actuais três euros por maço para 3,3 euros, o que representa um aumento de 10% em relação ao preço em vigor actualmente, de acordo com dados recolhidos pelo DN junto de fontes do mercado. » [Diário de Notícias]

Parecer:

À conta de uma suposta política anti-tabagista o governo comporta-se como um traficante de tabaco e sempre que precisa de dinheiro vai buscá-lo ao bolso dos fumadores, da mesma forma que os traficantes de estupefacientes os fazem com os toxicodependentes. Em contrapartida pouco faz para ajudar os que desejam deixar de fumar, aliás, faz muito mais pelos toxicodependentes do que pelos fumadores porque estes sempre dão o seu contributo para o sucesso financeiro do ministro das Finanças.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Adoptem-se medidas para combater o tabagismo não se devendo ficar pelas medidas proibicionistas que são fáceis e baratas.»

NÚMERO RECORDE DE TRABALHADORES QUE QUEREM MUDAR DE EMPREGO

«No 3.º trimestre de 2007 havia 145 mil trabalhadores à procura de outro emprego, ou seja, 2,8% da população empregada, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Em termos homólogos, este é o número mais elevado desde 1998 e reflecte a crise em que o mercado de trabalho mergulhou desde 2001. Com efeito, o número de insatisfeitos com o seu emprego tende a acompanhar a evolução do desemprego. Desde 2000, o universo de desempregados disparou 115% para 444 mil, enquanto o número de pessoas empregadas que pretende obter novo emprego cresceu 104%. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Nem os empregados estão contentes...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «O último a sair que apague a luz.»

O ALBERTO VOLTOU AO DISCURSO ANTI-COLONIALISTA

«"Há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não", declamou Alberto João Jardim, citando o poeta Manuel Alegre, no final do discurso que encerrou o debate do Plano e Orçamento para 2008, aprovado ontem na generalidade com os votos da maioria social-democrata. Neste âmbito Jardim aproveitou para apresentar as contas do "haver" com a República (mais de 132 milhões de euros), criticar os "cúmplices" do "roubo" feito à Madeira, em sede de Orçamento do Estado, lançando um grito de guerra."Não nos rendemos. Pelo contrário, enfrentamos o garrote colonial ilegítimo", disse.

Para Jardim, a região é "objecto injusto de uma obsessão doentia. O separatismo de Lisboa está a provocar danos à coesão nacional". É a imprensa do Continente, a política dos transportes aéreos, a "jurisprudência calamitosa do Tribunal Constitucional", o desenho de um "Estado policial, assente na bufaria", "é dar ao estrangeiro o dinheiro que nos vai sendo sonegado", disse. Jardim garante que entende as "provocações" até porque essas têm um objectivo. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Compreende-se, o colonizador deixou de dar o dinheiro com que a elite local tem progredido.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Declare-se unilateralmente a independência do Continente e Açores em relação á Madeira.»

AUMENTO DE 5.000% DE PREJUÍZO NOS HOSPITAIS PÚBLICOS

«Os prejuízos dos hospitais de estatuto público administrativo (SPA) aumentaram 5000% no terceiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2006. De acordo com o relatório da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), a que o DN teve acesso, os prejuízos ascenderam a 54,8 milhões de euros contra 1,1 milhões de euros no período homólogo. No entanto, falham apenas ligeiramente em relação aos compromissos do Governo, fixados em 52,9 milhões.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Convenhamos que este aumento não é realista denunciando que as contas não estão bem feitas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Analisem-se as contas com todo o rigor.»

PORTUGUESES ANDAM COM A PEDRADA

«Mais de 60% dos utentes dos centros de saúde analisados num estudo do Observatório Nacional de Saúde foram considerados dependentes de, pelo menos, um medicamento do foro psiquiátrico. Os tranquilizantes (benzodiazepinas) foram os psicofármacos (indicados para a ansiedade, para dormir ou para a depressão) mais vezes prescritos aos utentes. Estes números espelham vidas. Pessoas. Gente que suporta diferentes níveis de desequilíbrios.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Compreende-se o governo deveria comparticipa estes documentos a 100%, a título de indemnização pelo discurso deprimente que adoptou.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponha-se a medida ao ministro da Saúde.»

MAIS UMA CAPELINHA OFENDIDA

«Helena Fazenda, a procuradora que irá coordenar a equipa especial para investigar os homicídios no Porto, já está a trabalhar nas novas funções. Esteve ontem na directoria do Porto da PJ para se inteirar dos inquéritos. Mas não passou pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Porto, onde procuradores e funcionários estão "perplexos e chocados" com a medida tomada por Pinto Monteiro. O despacho do procurador-geral da República (PGR) chegou ao DIAP através de um e-mail de Pinto Nogueira, procurador distrital.» [Diário de Notícias]

Parecer:

O comportamento de alguns grupos profissionais chega a ser ridículo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se aos magistrados ofendidos pelos seus resultados.»

PORTUGUESES PRECISAM DE SEGURANÇA, DIZ CAVACO SILVA

«O Presidente da República, Cavaco Silva, considerou hoje no Porto que a criminalidade violenta no Porto e em Lisboa, ligada aos negócios da noite, «é um assunto muito sério» ao qual as autoridades darão «resposta adequada», noticia a Lusa.

«É óbvio que, como presidente da República, acompanho com preocupação todas estas manifestações de violência, mas confio que as autoridades darão uma resposta certa e adequada», acrescentou. » [Portugal Diário]

Parecer:

Pois, a bagunça na segurança teve início quando Dias Loureiro inventou as super esquadras.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Recorde-se Cavaco Silva da política dos seus governos neste domínio.»

ERROS NOS EXAME DE ACESSO Á ESPECIALIDADE DOS MÉDICOS

«Centenas de recém-licenciados em Medicina estão a contestar as condições de realização do exame de acesso ao internato realizado no final de Novembro. A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) fala em relatos de "situações de fraude" ocorridas durante a prova. Em causa estão também erros detectados na formulação das perguntas e repetições de questões do exame do ano anterior.» [Público assinantes]

Parecer:

Parece que não é só o ministério da Educação que comete erros.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário ao ministério da Saúde.»

DIMITYR ERMENKOV

RUSLAN KADIEV

FATHER

SAVCHENKO JULIA (SAVA)

KASSANDRA

OUTLOOK

[2][3]

Advertising Agency: Triton Communications, New Delhi, India
Art Director / Illustrator: Kishor Pingle
Copywriter: Shashank Gupta

FHM

[2][3]

Advertising Agency: mc2, India
Creative Directors: Kartik Mani, Amaii Vijeth
Art Directors: Yamie Shah, Amaii Vijeth
Copywriter: Kartik Mani
Photographer: Debasis Mandal

MITCHELL EYE CENTRE

[2][3]

Advertising Agency: WAX, Calgary, Canada
Creative Director: Joe Hospodarec
Art Director: Jonathan Jungwirth
Copywriter: Nick Asik
Illustrator: Bruce Morser
Photographer: Justen Lacoursiere