quarta-feira, fevereiro 15, 2012

A teoria dos bons alunos

Há por aí uns palermas que estavam convencidos de que chegando ao poder os mercados seriam simpáticos, os juros baixariam e as agências de rating mudariam as suas avaliações no sentido positivo. São os mesmos que estão convencidos de que a postura de bons alunos os favorece em relação à Grécia, o Relvas até já manda recados aos gregos numa entrevista a um jornal Espanhol.

Um dos aspectos mais negativos desta crise financeira está no facto de o governo Alemão e mais umas quantas personagens europeias se terem aproveitado do tradicional desleixo grego para elegeram a Grécia como bombo da festa, exigem como contrapartida da solidariedade financeira o direito de achincalharem um país soberano. A histeria chega ao ponto de colunistas e jornalistas alemães encherem as páginas de jornais de opiniões dignas do tempo de Hitler.

A nossa direita, bem mais miserável do que as congéneres europeias, não resistiu à tentação de entrar na orgia contra a Grécia e usando o estratagema do bom aluno também se acha no direito de ofender sistematicamente um país que além de soberano tem mais anos de União Europeia do que Portugal, além de há muito ser um aliado noutras andanças. Seguindo a tradição salazarista dos pobres mas lavadinhos passamos a vida a dizer que temos melhores hábitos de higiene do que os gregos.

Esta postura miserável pode servir para ouvir elogios de personalidades alemãs de segunda linha mas de nada nos serve em termos económicos. Pior, serve para degradar a imagem da Grécia e agravar a desconfiança dos investidores em relação àquele país. A dimensão da economia portuguesa pouco conta e desde o início da crise que os mercados financeiros trataram o nosso país em função da situação grega.

A verdade é que se a Grécia se afundar Portugal seguirá o mesmo caminho, a troika continuará a exigir que Portugal ceda em tudo o que o capitalismo europeu exige e em troca vão cedendo uns balões de oxigénio financeiro pagos a juros altíssimos a que se acrescem as chorudas comissões para alimentar os abastados senhores que deixaram de ser os homens sem rosto de outros tempos para passarem a ter uma postura de pavões na época do cio.

Os senhores deste governo são tão ignorantes que ainda não perceberam que tudo o que fazem para denegrir a imagem da Grécia em vez de engrandecer a nossa vai contribuir para maiores dificuldades. É a Grécia que está a alimentar a instabilidade e a especulação nos mercados financeiros e Portugal tem tanta capacidade para se livrar da crise grega como a Madeira será capaz de se livrar da crise portuguesa.

De nada nos vale querermos ser como os irlandeses, eles têm um governo melhor do que o nosso, aposta num crescimento económico apoiado na inteligência nacional e têm um poderoso aliado chamado Reino Unido. Nós temos um governo que despreza a inteligência, aposta tudo no esclavagismo e que pensa que por dar muita graxa à Alemanha vai ter a ajuda desta.