sexta-feira, maio 10, 2013

Jumento do Dia


  
António Barreto

António Barreto disse em entrevista na SIC Notícias que a democracia está em causa, disse e explicou, ainda que tenha do conceito de legitimidade governamental uma opinião segundo a qual parece que um governo legítimo pode fazer tudo o que quer, não parece ter relacionado esse abuso da legitimidade política com a situação de rotura a que está sendo levado o país.
 
Mas António Barreto esquece como a sua Fundação foi um dos instrumentos do actual poder para levar o país pelos caminhos por onde está levando. Quem não se lembra dos anúncios dos altifalantes do Pingo Doce usando um livro da Fundação do merceeiro holandês a que António Barreto preside lançando o pânico nos pensionistas, perguntando-lhes se achavam que ia haver dinheiro para lhes pagar as pensões?
 
A verdade é que António Barreto bem pode protestar e colocar as suas dúvidas pois a fundação a que preside e o senhor que lhe dá o nome têm sido uma das principais bases ideológicas do actual poder e deram contributos preciosos para manipular a opinião pública em período eleitoral. A democracia não está em causa apenas quando o governo abusa do poder ou conduz o país para além dos limites constitucionais, culturais ou históricos, também está em causa quando interesses económicos usam o poder financeiro para lançar fundações com o objectivo de manipular a opinião pública, de forma a favorecer eleitoralmente os partidos da direita mais conservadora.
 
A fundação do merceeiro holandês a que António Barreto empresta a sua imagem não passa de um "tea party" à portuguesa, um movimento que usa dinheiro de um extremista de direita para manipular a opinião pública a favor de um poder que está lançando uma verdadeira pinochetada económica. António Barreto bem se pode queixar.

«O sociólogo António Barreto mediu o pulso à situação do País na antena da SIC Notícias, esta quinta-feira à noite, considerando que está mais fraco do que nunca. “É a primeira vez em 35 anos que digo que a democracia pode estar em causa”, declarou, diagnosticando débil saúde ao Estado Social que, até aqui, era “o cimento” do sistema democrático do País.» [Notícias ao Minuto]