domingo, outubro 16, 2011

Semanada

O país ficou surpreendido com a notícia do semanário ‘Expresso’ dando conta de que alguns ministros defenderam em privado as medidas de austeridade argumentando que os funcionários públicos não são a base eleitoral deste governo. Não é nada que não se saiba, a base eleitoral de Passos Coelho é Ângelo Correia, a de Paulo Macedo é a Opus dei, a do Gasparoika são os colegas de Bruxelas e a do Batanete são as empregadas de limpeza da Universidade de Vancouver. O que mais surpreendeu nem sequer foi a estupidez média de alguns membros do governo, mas sim o facto de esta chegar ao ponto de se assumir, mesmo que seja em privado. Surpreende também a estupidez de um primeiro-ministro que ainda não percebeu que foi levado ao colo pelos grupos profissionais mais descontentes do Estado, designadamente, professores e magistrados, grupos de profissionais que ainda devem estar a festejar o facto de serem desprezados pelo governo e ainda ficarem sem subsídios.

O parlamento assistiu a um espectáculo verdadeiramente hilariante, o homem escolhido para o PSD para a fiscalização das secretas percebia tanto do assunto como de lagares de azeite, digamos que com este governo os Álvaros estão na moda. Hilariante também tem sido o folhetim da tutela do AICEP com Paulo Portas a correr mundo fazendo de conta que faz diplomacia económica enquanto viaja em classe executiva ou estafa ainda mais os Falcon das FAP. Ao que parece Passos Coelho vai mesmo entregar o AICEP ao pessoal do CDS, talvez em consequência de ter percebido que ao Batanete da Rua da Horta Seca só pode entregar brinquedos da Lego para se entreter até à próxima remodelação.

No mesmo dia em que Passos Coelho informou os portuguese de que ia lixar os funcionários públicos para garantir bons resultados nas próximas sondagens foi publicada a portaria dos subsídios às escolas privadas. O mesmo Cratino que retirou os prémios aos melhores alunos aumentou os subsídios por turma às escolas privadas sem lhes exigir melhores resultados, o mesmo Cratino que aumentou as turmas da escola pública para 28 alunos admite que nas escolas privadas hajam duas turmas com menos de 24 alunos, isto é, admite que o máximo de alunos seja de 12.

É pouco provável que no próximo ano possamos ver Passos Coelho a tomar banho sem que os seguranças o tenham de proteger para evitar partir algum braço como, aliás, já sucedeu numa praia ali ao lado, a praia da Altura, ao Opus ministro Paulo Macedo, mas no caso deste porquenão deverá saber nadar apesar de certamente boiar. O que é provável acontecer é vermos os restaurantes da Manta Rota fechados porque o pessoal não estará disposto a sentar o Gasparoika à mesa e por cada três refeições para familiares ter de pagar um ao ministro que começou por dar ares de sem abrigo e agora manda muitos portugueses para baixo da ponte. O aumento do Iva na restauração é uma medida que prova que o técnico de Bruxelas não conhece este país, muitos dos restaurantes que cumprem minimamente com as suas obrigações fiscais vão encerrar e os outros vão pagar ainda menos do que agora com o argumento da perda de clientes. O resultado vai ser uma receita inferior à anterior ao aumento do Iva e dezenas de trabalhadores no desemprego. Ganda Gasparoika!