quarta-feira, outubro 05, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura




Foto Jumento 


Cogumelo (2-3 mm) no meio do musgo, Quinta das Conchas, Lisboa
Imagens dos visitantes d'O Jumento


Patos no Rio Nabão [JH Simões]
  
Jumento do dia


Nuno Crato, ministro da Educação

O que sentirá um ministro que poupou cortando nos prémios para que se possam comprar cassetetes?
  
«O Governo português prevê cortar em 2012 o seu orçamento em Educação em mais de 600 milhões de euros, noticia a agência espanhola EFE, citando o ministro Nuno Crato.

Num encontro com a imprensa estrangeira, Crato precisou que esta diminuição na despesa é equivalente a oito por cento do orçamento total do sector, estimado em 7.800 milhões de euros.» [DN]

 A fusão do turismo e dos serviços prisionais

Nesta vaga avassaladora de fusões populistas que arrasa instituições do Estado que existem há séculos deixando intactas as empresas municipais e os institutos criados para alimentar as clientelas partidárias, corremos um sério risco de alguém se lembrar de propor a fusão da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais com a Direcção-Geral de Turismo.

Apesar de absurda a ideia deixará de o ser se considerarmos os critérios que o ex-ministro das Finanças e o seu fedelho usaram para decidir a fusão das Alfândegas e da DGCI. Os brilhantes ex-responsáveis do ministério das Finanças poderiam ter descoberto que o cruzamento da minhoca com o ouriço-caixeiro resultaria na produção de arame farpado, mas foram mais longe depois de séculos de responsáveis governamentais descobriram aquilo em que nenhum dos seus antecessores reparou, que as duas direcções-gerais cobram impostos.

Mas não repararam que os impostos são diferentes e não é por mero acaso que uns são cobrados na DGCI e os outros na DGAIEC, são tão diferentes que exigem quadros técnicos com especializações totalmente diferentes. Uns são cobrados com base no cálculo de saldos, os outros são cobrados em função da mudança de estado em função dos movimentos de mercadorias. Uma direcção-geral arrecada receitas , a outra além de receitas desempenha funções de natureza policial. Uma actua no plano interno, a outra às escalas comunitária e mundial.

Se fundir a DGAIEC com a DGCI faz sentido então também há excelentes argumentos para fundir o turismo com os serviços prisionais. Tal como no turismo nas prisões o objecto do negócio são os impostos, a mão-de-obra das prisões e dos hotéis apresenta características idênticas, ambas falam línguas muito próprias, usam fardas, preocupam-se com a segurança e o bem-estar do s seus clientes.
  
Terei percebido bem?

Alguns médicos da Costa Rica estão habilitados a exercer a profissão e estão a ser pagos até que a Ordem do Médicos garanta que haja reciprocidade no exercício da profissão: Haverá mais alguma profissão cujo exercício em Portugal esteja sujeito a este condicionalismo corporativo?
    

 Mas não era isto que o PCP queria?

«O PCP vai realizar a 12 de Outubro uma interpelação ao Governo sobre política de saúde. No encerramento das Jornadas Parlamentares de Torres Novas Bernardino Soares refere que os comunistas irão assim confrontar "o Governo com as consequências de sua política, e com a gravidade da situação que hoje se vive no Serviço Nacional de Saúde".» [DN]

Parecer:

O PCP fez de tudo para levar a direita ao poder, os seus sindicalistas até se revelam subservientes com o primeiro-ministro e no parlamento quer ser o campeão da oposição às políticas governamentais e campeão das interpelações. Ridículo!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada merecida por quem se comportou de forma desprezível.»
  
 Saiba para onde vão os seus impostos!

«Os 35 anos de poder absoluto transformaram o Governo Regional da Madeira numa monarquia hereditária. As lealdades familiares e as amizades partidárias ocupam lugares na administração pública madeirense.

As centenas de jobs for the boys estão por todo o lado: casas do povo, juntas de freguesia, clubes, empresas públicas, institutos, associações desportivas, etc.. As relações de "primos e primas" e o efeito histórico do "cartão laranja" tomaram conta de uma região autónoma com pouco mais de 260 mil habitantes.

Na ilha de Alberto João Jardim há sete famílias que há mais de 30 anos estão e mandam no Governo Regional da Madeira.» [DN]

Parecer:

É o ver se te avias.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mandem-se os parabéns aos eleitores madeirenses que têm votado no PSD-M para alimentar a gandulagem.»
  
 O JUmento nada teve que ver com este negócio

«A GNR deteve dois homens, de 40 e 50 anos, residentes em Mêda (Guarda), por tentativa de extorsão de 1500 euros a uma idosa, relacionada com a venda de um burro.

Os indivíduos, que comercializavam animais da raça asinina, foram detidos pelas 20h30 de segunda-feira na aldeia de Coriscada, pelo Núcleo de Investigação Criminal de Pinhel, "quando tentavam extorquir 1500 euros a uma idosa a quem, dias antes, tinham vendido o animal pelo valor de 500 euros, valor que já tinha sido pago pela idosa", disse fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda.» [CM]

Parecer:

Este esclarecimento é só para que o tal grande repórter que trabalhava ni jornal i e agora está no CM não fazer confusão.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso de gozo.»
  
 PND apresenta queixa-crime contra o Alberto

«Vários dirigentes do PND apresentaram hoje uma queixa-crime contra Alberto João Jardim e outros elementos da "elite do poder regional" por terem participado na ocultação de dados das contas da Madeira.» [DN]

Parecer:

Haja alguém que o faça.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»
  

 Nikon Small World 2011 [The Atlantic]










TÍTULO 43 [Link]

zzz