domingo, outubro 30, 2011

Semanada

Quando se pensava que Passos Coelho ia à Cimeira Ibero-Americana só para fazer passar a mensagem de pelintrice que jornalistas amigos, devidamente instruídos pela central de comunicação do Relvas, deveriam comparar com a opulência e luxo da comitiva presidencial, eis que somos surpreendidos por um Passos Coelho que decidiu pagar a sua viagem low cost com alguns negócios. Depois de anos a vermos a direita gozar com o Magalhães e a negar a existência de uma crise internacional eis que o primeiro-ministro português dá cambalhotas para tentar convencer o presidente mexicanos que de que somos vítimas de uma crise internacional e no fim acaba tentando vender nada mais, nada menos do que o Magalhães. Por este andar ainda vou ver o Álvaro de Magalhães quando regressar a Vancouver, depois da próxima remodelação governamental.

Desde que Passos Coelho apresentou a sua pinochetada orçamental que o país vive um estranho ambiente de excesso de informação, as notícias aparecem quase em catadupa e o cidadão comum quase se esqueceu de que o primeiro-ministro tem por objectivo empobrecer em 30% os portugueses que não sejam ricos. EM poucos dias o povo distraiu-se a discutir as pensões dos políticos graças ao DN e ficou a comparar as despesas das comitivas presidenciais com o patrocínio do ‘i’, Veremos qual a sugestão do Correio da Manhã ou do Diário Económico para a próxima semana, isso se o papel de entertainer não couber ao assalariado fundacional do híper-merceeiro do Pingo Doce.

O povo anda tão distraído que nem reparou que tem um primeiro-ministro que deverá ficar na história como o primeiro governante de um país civilizado que assuem como objectivo central das suas políticas os empobrecimento dos seus cidadãos. Não é que muitos outros já não o tenham feito, mas eram ou Bokassas ou Pinochets, este fez-se eleger em democracia com um programa que já foi consumido nos WC de São Bento e agora tem uma programa económico em que ninguém votou que propõe como solução para os portugueses o seu empobrecimento.

O país teve mais um episódio da telenovela governamental do ‘Grandioso Desvio Colossal’, depois de se saber que os portugueses foram chamados a um excesso de austeridade para ajudar ao pagamento de uma dívida que o Alberto, o Gaspar e o Passos escondiam dos portugueses, sabe-se agora que outra parcela do desvio colossal se deve a comissões a pagar por conta do empréstimo da troika. Andam, andam e ainda vão concluir que o governo anterior nada teve que ver com o argumento desta novela triste.

O país andava atarantado porque a Kátia do “Secret Story 2” acha que a África é um país da América do Sul, esta semana ficou a saber que um ministro do governo de Passos Coelho, nada mais, nada menos do que o grandioso Relva não sabe que a Noruega não pertence, nunca pertenceu nem pediu a adesão à EU. Por este andar ainda vamos ver o Relvas entrar na casa dos segredos para partilhar os lençóis com a Kátia.