domingo, janeiro 27, 2013

Semanada


Portugal está cheio de sorte com o governo que tem, o seu ministro das Finanças sempre foi contra qualquer intervenção do BCE mas agora foi ao mercado e deu-lhe jeito levar as muletas do BCE e anunciou a salvação do país. O mesmo ministro, que tanto gosta de vender o seu rigor, anunciou o cumprimento da meta do défice mesmo sabendo que o Eurostat ainda não aprovou a contabilização da venda de direitos da ANA, mas isso pouco importa ao Gaspar, para o ministro a troika aprovou a operação e pouco lhe importa saber se os três estarolas da troika e muito menos o senhor do FMI podem avocar as competências de todas as instituições europeias. 
 
Mas a verdade é que Portugal foi mesmo ao mercado, pouco ganhou com isso mas foi, de repente a aristocracia nacional deixou de discutir em palácios a melhor forma de destruir o Estado Social fazendo o país recuar a um modelo social digno dos tempos da Revolução Industrial. A prioridade agora é mostrar que se o povo andar pianinho e obediente, se os funcionários e pensionistas forem reduzidos à miséria e o Estado só gastar dinheiro em bastões e espingardas o país está salvo, o outo do Brasil já foi, o dinheiro dos fundos comunitários acabou, mas a burguesia inútil deste país tem nos recursos públicos mais uma fonte de financiamento.
 
E enquanto o Gaspar monta uma imensa encenação, o Passos Coelho apressa-se a alertar que a austeridade é para continuar e quanto a líder da oposição zero, o José Seguro é candidato a segurar-se no cargo de dirigente do PS. Isso porque o seu partido percebeu que o líder tem um rabo tão encostado ao fundo das sondagens como o do Passos Coelho estava coladinho ao livro sobre o Salazar. Mas Seguro pode estar descansado, tem sido tão precioso para o governo da extrema-direita que esta já mandou um nadador-salvador recolher o afogado, Marques Mendes já veio em auxílio de José Seguro. Agora resta esperar pelo próximo Natal para vermos o Seguro brincar com o Marques Mendes e com o Seara ao Quando o Comboio Apita, algures num hotel do Rio de Janeiro.