sexta-feira, fevereiro 08, 2013

A troika foi-se embora?


De repente parece que Portugal deixou de estar sob tutela estrangeira, o Salassie deixou de exercer as suas funções de comandante do exército ocupante, Portugal voltou aos mercados, isto ficou tão calmo que por causa das trapalhadas quase nos esquecemos de Passos Coelho e Gaspar e somos tentados a pensar que estamos no tempo de Santana Lopes.
  
A verdade é que não foi só o Salassie e os outros funcionários de Bruxelas a desaparecer, o Gaspar quase não de deixa ver, o Relvas parece ter prolongado o reveillon no Copacabana Palace do Rio de Janeiro. Isto parece aquela anedota do avião de freiras que ia para África e que caiu porque o piloto foi cuidar das meninas e entregou os comandos do avião ao macaco. O único governante que parece estar no activo é o inconfundível sôr Álvaro.
  
Há quanto tempo não vê ministros como a Assunção, o Portas, o Lambretas, o Gaspar, o Relvas, o Miguel Macedo, o Aguiar Branco ou o Paulo Macedo? Até a ministra da Justiça que gosta de ser espampanante e dar nas vistas quase só apareceu por causa do salamaleque do ano judicial e só é notícia porque lá para os lados do seu ministério parece estar a ocorrer uma epidemia de demissões.
  
De repente deixou de haver a intenção de destruir o Estado Social, a crise desapareceu, os impostos deixaram de aumentar, o crescimento vai de vento pela popa, as execuções orçamentais estão como nunca, isto está a correr tão bem que até o Presidente da República deve ter achado que não fazia falta, entregou o Palácio aos cuidado do Lima e foi tratar dos coentros para a Quinta da Coelha. Nem sequer se ouve falar dele.
  
Estamos na segunda semana de Fevereiro e até se fica com a impressão de que o país teve uma branca, o próprio Seguro que nunca se deixou ver muito quase desapareceu, ao que dizem está a tirar um curso intensivo de líder da oposição ministrado pelo António Costa. Se do lado do PS a branca é coisa com mais de um ano com o BE aconteceu o mesmo, desde que o Louçã se aposentou e deu lugar à liderança de uma união de facto que aquilo não parece o mesmo, até a Ana Drago reapareceu.
  
Com este desaparecimento da troika quase sentimos uma sensação de orfandade, sem os raspanetes do Salassie e os relatórios que o Gaspar manda para os juniores do FMI assinarem este país deixou de ter graça.
  
Ou perante a desgraça estaremos perante uma manobra de propagada por parte dos três reis magos? Depois de tanto elogiarem o sucesso do ajustamento vão concluir que o país está à beira da desgraça e ou fazemos tudo o que o Gaspar mandar ou acaba o dinheiro. Esperemos pela 7ª avaliação.