domingo, fevereiro 24, 2013

Semanada


Esta semana o país viveu uma grandiosa jornada de luta pela democracia, jornada que quase uniu o PS em nome de uma causa superior a qualquer divergência interna em torno do país, jornada que se fez ouvir de Lisboa a Estrasburgo, personalidades do jet set do PS, como António Costa, Assis e Vital Moreira uniram-se para defender a liberdade de expressão de um dos nossos melhores pensadores, Miguel Relvas. Boicotado pelas televisões e pelos jornais só restou a Relvas o refúgio numa universidade, o seu território de eleição, para tentar fazer chegar a sua  palavra aos portugueses, um povo cada vez mais ávido por ouvir o seu pensamento. Mas uma turba de perigosos turras juntou-se para cantar a Grândola Vila Morena, usando a música de Zeca Afonso como um crucifixo apontado ao diabo em plena sessão de exorcismo e Relvas, esse modelo de virtudes democrática, grande lutador pelas amplas liberdades democráticas, grande amigo dos jornalistas, em especial do jornal Público, foi impedido de se fazer ouvir e saiu protegido pela sua equipa da musculação.

Animado pela grandiosa jornada de luta do ISCTE, onde enfrentou milhares de turras e se manteve firme e hirto em defesa dos seus valores, o Miguel Relvas foi para os amigos dizer-lhes que quando o governo tiver medo está tramado. É evidente que o governo não tem medo, já tem por sua conta quase toda a PSP e um dia destes quando o Miguel Relvas for almoçar ao Ginjal requisita uma fragata da classe Meko à Armada. Faz todo o sentido, que melhor do que uma fragata Meko para proteger o badameco!

Seguro não sabe o que há-de fazer para se livrar dos três que o persegue nas sondagem os três dos 33%. Agora decidiu convidar Passos Coelho para participar no debate do PS sobre o futuro do país. Bem, parece que o António Costa não quis participar no laboratório de ideias da malta do Seguro e à falta de alguém capaz de pensar o líder do PS decidiu recorrer a Passos Coelho para animar a sua iniciativa. Por este andar ainda vai convidar o académico Relvas, pelo menos tem garantias de que vai algazarra, cânticos, e só os seguranças do governo serão capazes de encher a sala, algo impossível mesmo que convide a sua Beleza para nos falar das imbecilidades sobre a melhor forma de ajudar a extrema direita a destruir o Estado Social, a começar pela ADSE.

Outra grande manifestação de ardor democrático foi o exibido por um tal Viegas que depois de passar pelo governo sem se ter reparado decidiu dar nas vistas mandando o colega dos Assuntos Fiscais “tomar no cu” o que no português anterior às telenovelas quer dizer mais ou menos “levar na peida”. Mas o ardor do Viegas durou pouco, dias depois já estava dando uma entrevista elogiando Passos Coelho e informando que não era o seu ex-colega o visado por causa da lei do governo de ambos, a culpa da lei era dos malandros dos funcionários do fisco e esses é que deviam ir levar no dito cujo. Estes rapazolas podiam melhorar quando saem do governo, mas nem mesmo assim, quer nasce mal formado tarde ou nunca deixa de o ser.

Cavaco também anda nesta luta das liberdades e como parece querer defender a liberdade de Menezes e de Seara aproveitou-se de uns des e das para dar uma ajudinha a esses dois grandes símbolos da democracia autárquica. Se não fosse Cavaco e o seus preciosos conhecimentos de economia o que seria deste pobre país?