quinta-feira, fevereiro 07, 2013

Umas no cravo e outras na ferradura


 
   Foto Jumento
 
 photo janela-C-ourique_zps334e8196.jpg

Janela, Lisboa
   
Imagens dos visitantes d'O Jumento
 
 photo espantalho-2_zps32e417b9.jpg
   
Espantalho, Monsanto [A. Cabral]   

Jumento do dia

Sôr Álvaro
 
Que o sôr Álvaro não tenha em grande conta a inteligência dos portugueses é um problema dele e da sua própria inteligência, mas vir do Canadá para Portugal só para fazer de nós parvos começa a enjoar. Ainda por cima é muito pouco provável que tenha sido ele a escolher o Franquelim, é bem mais provável que esta escolha tenha sido feita no Copacabana Palace do Rio de Janeiro, o hotel de luxo que juntou Miguel Relvas a Dias Loureiro no fim do ano.

É mais do que óbvia a escolha do Franquelim, é o homem de confiança para uma pasta de quase minitro onde se jogam muitos interesses.
 
«Álvaro Santos Pereira defendeu hoje no Parlamento, na Comissão de Segurança Social e Trabalho, a nomeação do seu secretário de Estado do Empreendedorismo, acusando aqueles que têm posto em causa o nome de Franquelim Alves, pela sua passagem em 2008 na SLN/BPN, dado que tinha sido omitido do seu currículo, quando o Governo anunciou a sua nomeação. A sua "idoneidade nunca foi posta em causa" em 43 anos, defendeu.
  
O ministro alegou que Franquelim Alves foi dos que "ajudou a desmascarar" a fraude do BPN, invocando, na em sua defesa, "uma carta de 2 de Junho". Porém, tal carta mais não é do que um documento coletivo endereçado ao Banco de Portugal (BdP) assinado pelo conselho de administração do BPN e da SLN, no qual se assumia a titularidade do Banco Insular (ver documento em anexo).» [DN]
   
 Café, chá e 50g de electricidade em pó para a mesa 4 s.f.f.
 
 photo fatura_zps8383f7b8.jpg
 
 Diz-me com quem andas...

 photo franquelim_zpsc679dd1a.jpg

 O Seguro que se cuida

Por aquilo que se vê vai perder o estatuto de líder da oposição e não vai ser o António Costa a retirar-lho, neste momento o verdadeiro líder da oposição é o Franquelim. Ainda não se percebeu de que servir as tantas qualidade que dizem possuir, que vão de uma idoneidade a toda a prova à competência, passando pela coragem de ter denunciado a fraude no BPN, a verdade é que ninguém disse o que vai o senhor fazer e porque não havia alguém capaz de escrever o currículo sem brancas oportunas.


  
 É a procura, estúpido!
   
«Os economistas e os comentadores económicos que vêm defendendo a austeridade e a desvalorização interna como forma de sair da crise continuam a ignorar os avisos dos empresários. Não deixa de ser caricato que os maiores defensores da livre iniciativa e dos “empreendedores” não levem a sério estes apelos. Que achem que os trabalhadores e os desempregados tenham de aguentar as consequências da austeridade, à luz do que defendem, ainda se percebe.

No entanto, já é mais difícil entender que ignorem o que dizem os empresários. Em mais um inquérito semestral do INE a milhares de responsáveis empresariais ficámos a saber que, depois de uma quebra de 26,4% no investimento empresarial durante o ano de 2012, se perspectiva uma nova queda de 4,2%.

Quando é pedido às empresas que elenquem as principais razões da redução do seu investimento, 63% respondem com a deterioração das perspectivas de vendas, 12% com a incerteza sobre a rentabilidade dos investimentos e apenas 9% mencionam a dificuldade em obter crédito bancário. Assim, ao contrário do que apregoam o primeiro-ministro e todos os economistas e comentadores económicos ao serviço da estratégia da desgraça, a razão principal da queda do investimento privado é a redução da procura e não a dificuldade em obter financiamento bancário. Numa economia em que dois terços do que se produz é dirigido ao mercado interno, o dinamismo da procura interna é determinante para a viabilidade e a sobrevivência do nosso país.

O estrangulamento a que está a ser sujeita a nossa economia interna, através da austeridade e da desvalorização salarial, é estúpido e criminoso. Não é a destruição do mercado interno que vai aumentar as exportações portuguesas; apenas destrói empresas e emprego. E algumas dessas empresas, que ontem viviam do mercado interno, amanhã poderiam tornar-se exportadoras. Infelizmente, com esta estratégia, acabaram por morrer antes de poderem viver essa oportunidade.» [i]
   
Autor:
 
Pedro Nuno Santos.
   
 Incompreensível
   
«1. A democracia portuguesa vive um momento delicado, com o esmagamento do espaço de soberania económica e o empobrecimento forçado que aprofunda a crise de confiança dos cidadãos nas instituições democráticas e nos seus representantes.

Neste ambiente perigoso, são de evitar atos ou palavras que, gratuitamente, possam incendiar o populismo antidemocrático.

2. A nomeação de Franquelim Alves para secretário de Estado é um desses atos. De pouco vale o ministro da Economia queixar-se do "aproveitamento politico" da decisão, porque se ela não fosse sensível não teria sido omitido do currículo do atual Secretário de Estado a passagem pelo Conselho de Administração da SLN. Claro que Franquelim Alves "não é arguido nem alvo de nenhuma investigação" e tem "direito ao bom nome" (é bom ver alguém à direita a lembrá-lo, depois de nos últimos anos a calúnia se ter transformado numa arma política), mas esta decisão é muitíssimo imprudente, senão mesmo provocatória da opinião pública.

3. Vários comentadores vieram pedir ao Governo para explicar a sua escolha. Embora compreensível, esta reação subestima a dimensão e a natureza do problema: os níveis de cólera e cinismo gerados na opinião pública pelo caso BPN - pelos motivos certos ou errados, essa é outra discussão - são de tal forma elevados que anulam a disponibilidade do público para "compreender" qualquer tentativa de "explicação" (sobretudo quando ela se parece basear em julgamentos de "idoneidade pessoal"). Uma "explicação" que não tem hipótese de convencer o público corre o risco de parecer um exercício de cinismo, e não pode deixar de descredibilizar quem a avança. Numa situação que parece a todos os títulos incompreensível, o governo só dispunha de uma solução sensata: evitar colocar-se na posição de justificar o injustificável.

4. Talvez Franquelim Alves não esteja "diminuído civicamente" (como afirmou Passos Coelho), mas um executivo que o escolhe como governante não pode deixar de ficar diminuído politicamente. Vendo bem, este é o mesmo Governo que ainda mantém os serviços de Miguel Relvas. Mas convinha que alguém explicasse ao primeiro-ministro que há condições a respeitar para que um Governo possa ser respeitado pela população.» [DE]
   
Autor:
 
Hugo Mendes.
      
 Como tornar-se um sem-abrigo de sucesso
   
«Acima de tudo, o candidato a sem-abrigo deve evitar a mediocridade e mantera sua ambição. Desde que convenientemente treinado e motivado, há todas as condições para que, também na nova carreira que abraçou, ele venha a revelar-se um homem de sucesso
Há meio século, todos concordavam que o lugar dos loucos é no manicómio. A populaça temia e hostilizava os "maluquinhos", mas a sociedade achava seu dever cuidar deles internando-os em instituições para alienados.

Embora por essa altura rareassem já os tratamentos mais violentos, o confinamento de seres humanos para a vida em presídios especializados era crescentemente contestado, tanto mais que a noção de distúrbio mental era (e é) algo vaga. Fazia-se, por exemplo, notar que na União Soviética os opositores eram internados em hospícios sob o pretexto de que a sua resistência a uma sociedade tão racionalmente organizada só poderia dever-se a algum tipo de falha psíquica.

Pensadores como o americano Szaz, o escocês R. D. Laing ou o francês Foucault argumentaram que a impropriamente chamada loucura pode ser um mecanismo perfeitamente racional de ajustamento a um mundo injusto e desumanizado, oferecendo um potencial de libertação e renovação espiritual. Nessas circunstâncias, o internamento compulsivo dos loucos torna-se numa forma de uma maioria de cidadãos conformistas reprimirem impulsos emancipadores e perpetuarem a tirania do "estado terapêutico". Estaríamos assim perante um sistema potencialmente totalitário orientado para a aniquilação de acções, ideias e emoções arbitrariamente classificadas como impróprias.

Por tudo isso, o movimento da "antipsiquiatria" sustentava a eliminação do asilo de alienados e a libertação e reintegração dos loucos na sociedade civil, a qual cuidaria de potenciar as suas capacidades criativas. "Voando Sobre um Ninho de Cucos", o filme realizado por Milos Forman em 1975 e galardoado com cinco Óscares, ajudou muito a popularizar essas teses.

A nova direita não tardou em brandir a bandeira da libertação dos doidos, não só por constatar que o estado despendia rios de dinheiro na manutenção de manicómios, como por a horrorizar a violação dos direitos dos indivíduos aprisionados. Passou a estar em voga a devolução dos loucos a comunidades de reintegração financiadas pelo estado como alternativa mais económica para os contribuintes, mas, em 1982, Ronald Reagan achou que o melhor seria mesmo acabar com esses subsídios, de modo que os doentes começaram a ser lançados nas ruas, dentro do princípio de que cada qual sabe o que é melhor para si – e o resto do mundo aderiu à inovação.

Essa revolução contribuiu para aumentar drasticamente o número de sem-abrigo, dos quais parte considerável manifestamente padece de perturbações psíquicas. Embora escasseiem estatísticas fiáveis, acredita-se que na Europa e nos EUA os sem-abrigo se contem hoje por milhões. Quanto à situação portuguesa, caracteriza-se por um considerável potencial de libertação não concretizado, arriscando-nos inclusive a ser ultrapassados por economias do leste europeu mais dinâmicas na produção de sem-abrigo. Necessitamos urgentemente de uma revolução de mentalidades.

O primeiro preconceito a eliminar é a ideia de que o modo de vida dos sem-abrigo só é indicado para indigentes. Salvo raras excepções, o que singulariza os sem-abrigo é a fragilidade mental; logo, nada impede que a fome de liberdade e espiritualidade inerentes a esse modo de vida atraiam tanto a classe média como gente de posses.

Atente-se em Nicolas Berggruen, que, embora dono de uma fortuna avaliada em 2,2 mil milhões de dólares, decidiu em 2002 vender o seu apartamento em Manhattan e a sua ilha na Florida, mantendo apenas o jacto pessoal Gulfstream e deslocando-se permanentemente de hotel em hotel. Nas suas frequentes entrevistas, exorta toda a gente a abraçar o seu projecto de libertação dos bens materiais e busca espiritual. Tecnicamente, trata-se sem dúvida de um "homeless".

Entretanto, a Sociedade São Vicente de Paulo da Austrália convida desde 2006 os CEO do país a viverem a experiência dos sem-abrigo num "sleepout" que tem lugar em Junho de cada ano. O sucesso da iniciativa não decorre, é óbvio, de esses executivos recearem ver-se um dia, por infortúnio, despromovidos à condição de sem-abrigo, antes de um desejo reprimido de ensaiarem uma experiência que lhes tem sido vedada pelos preconceitos sociais dominantes.

A constatação do fascínio que a vida dos sem-abrigo exerce sobre tantos altos executivos coloca às empresas que eles dirigem um angustioso dilema. Não é ético condicionar a liberdade de alguém, mais a mais quando está em causa a tentativa de dar significado espiritual à sua vida. Porém, a dificuldade que os aspirantes a sem-abrigo têm em assumir a sua vocação pode prejudicar o seu desempenho enquanto hesitam e, por isso, inibir a criação de valor para os accionistas. Eventualmente, a neurose (que é só um problema do próprio) pode evoluir para psicopatia (que ameaça os outros). Que fazer? 

Em primeiro lugar, é recomendável que os accionistas e pares do sujeito estejam atentos aos sintomas precoces do distúrbio, incluindo desinteresse pelas opiniões dos outros, obstinação extrema, alheamento do senso comum, recusa de rever as suas opiniões e atitudes, insensibilidade ao sofrimento alheio e incapacidade de pedir desculpa.

Confirmada a condição neurótica, deverão aceitar o facto sem mais delongas, incitar o CEO a seguir a sua vocação e prepará-lo para a sua nova vida, se necessário ajudando-a a adquirir a indispensável formação. Acima de tudo, o candidato a sem-abrigo deve evitar a mediocridade e manter a sua ambição. Desde que convenientemente treinado e motivado, há todas as condições para que, também na nova carreira que abraçou, ele venha a revelar-se um homem de sucesso.» [Jornal de Negócios]
   
Autor:
 
João Pinto e Castro.
   
     
 Então o BCE já dá jeito
   
«Portugal e Irlanda estarão a pressionar o Banco Central Europeu para ter ajuda direta do BCE no regresso aos mercados de dívida. Esta notícia foi hoje avançada por dois jornais alemães ("Die Welt" e "Handelsblatt") que citam um relatório onde surge esta pretensão dos dois países que estão sob assistência financeira.
  
O objetivo dos dois países são distintos, sendo que no caso português o que se pretende é, segundo avançam os dois jornais, citados pela Reuters e pelo "Dow Jones", que o BCE ative o seu programa de compra de obrigações de dívida soberana para que possa haver um reforço da confiança dos investidores em Portugal.» [DN]
   
Parecer:
 
Este nosso Gaspar anda muito mudado, é um ultra liberal em Portugal e um Keynesiano em Frankfurt!
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
      
 Uma anedota em Gaia
   
«O independente Carlos Abreu Amorim foi escolhido na terça-feira à noite como candidato do PSD à Câmara de Gaia, numa solução que pôs fim à polémica sobre o nome a avançar para a autarquia, disse à Lusa fonte da concelhia.» [DN]
   
Parecer:
 
Do PND a Gaia.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pobres gaienses, depois da dívida que o Menezes deixa sai-lhes a terminação na lotaria autárquica!»
   
 A senhora que o Crato quer copiar
   
 photo Crato_zpse611cca2.jpg
  
«A oposição alemã exigiu hoje a demissão imediata da ministra da Educação e Ciência, Annette Schavan, depois de a Universidade de Düsseldorf lhe ter retirado o título de doutora, por plágio de grande parte da tese.

"A senhora Schavan já não tem credibilidade como ministra. Deve arcar com as consequências. O padrão é o igual para todos", afirmou a secretária-geral do Partido Social-Democrata (SPD), Andrea Nahles, em declarações publicadas hoje pelo Die Welt.» [DN]
   
Parecer:
 
O Crtao quer copiar o modelo de formação profissional desta senhora.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Azar.»
   
 Como se força Paulo Portas a engolir tudo
   
«O deputado comunista João Ramos quer explicações sobre a nomeação para director-geral de Veterinária, em termos efectivos, de Alexandre Nuno Vieira e Brito, dois dias antes de tomar posse como secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agro-Alimentar.

Alexandre Nuno Vieira e Brito era director-geral de Veterinária em regime de substituição desde o passado mês de Novembro e foi nomeado para o mesmo cargo em comissão de serviço de cinco anos no dia 30 de Janeiro deste ano. O seu nome foi indicado para ocupar a nova Secretaria de Estado da Alimentação e Investigação Agro-Alimentar pelo Governo ao Presidente da República no dia seguinte (31 de Janeiro) e a tomada de posse aconteceu dois dias depois, dia 1 de Fevereiro.

"Quando deixar de ser governante, terá o seu lugar garantido", afirmou aos jornalistas, no Parlamento, João Ramos, que considerou esta nomeação "politicamente inadmissível".

O deputado comunista refere ainda que Alexandre Nuno Vieira e Brito era membro da Comissão de Recrutamento e Selecção da Administração Pública, que em Outubro do ano passado abriu concurso para o cargo de director-geral de Veterinária. "Como perito indicado pelo Ministério da Agricultura [Alexandre Vieira e Brito] avaliou o seu próprio currículo", acusou João Ramos.» [Público]
   
Parecer:
 
Há gente sem vergonha na cara.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Vomite-se.»
   

   
   
 photo Artur-Saribekyan-5_zps5faae77e.jpg
  
 photo Artur-Saribekyan-4_zpse75f7345.jpg
   
 photo Artur-Saribekyan-3_zps0a1d8155.jpg
   
 photo Artur-Saribekyan-2_zps4ae4a504.jpg
  
 photo Artur-Saribekyan-1_zpscfedd035.jpg