segunda-feira, setembro 18, 2017

Umas no cravo e outras na ferradura



 Jumento do Dia

   
José Sócrates

Independentemente de se estar ao lado ou não de José Sócrates, a verdade é que a luta pela demonstração da sua inocência é um exercício individual. Todo e qualquer apoio pode estimular Sócrates na sua própria luta, mas não o inocenta do que quer que seja.

A pior coisa que o PS poderia fazer era colocar-se ao seu lado num processo judicial, comprometendo o presente. Se Costa o tivesse feito desde que chegou a líder do PS a esta hora os pensionistas teriam pensões reduzidas, o processo de empobrecimento dos funcionários públicos continuaria e Passos poderia levar para a frente a sua agenda de extrema-direita. Digamos que é um preço a pagar pelo país e pelos portugueses que Sócrates não pode exigir.

Se Sócrates defende que o PS devia assumir a sua defesa então não deve invoca a sua relação com Costa e muito menos sugerir que o primeiro-ministro tem com ele uma dívida pessoal que deve saldar dessa forma. Se o "favor" foi feito a Costa, porque motivo este deveria pagar essa dívida usando o PS? Se é o PS que está em dívida porque motivo Sócrates não a cobrou a Seguro?

«José Sócrates volta a acusar o sistema judicial português e a reafirmar ser "vítima de uma conspiração política e judicial sem precedentes" com o objetivo de travar uma candidatura sua a Belém. Em entrevista publicada hoje no jornal espanhol "La Voz de Galicia", o ex-primeiro-ministro aponta o dedo a António Costa e ao PS, que o deixaram sozinho durante três anos "muito duros".

Apesar de não se sentir sozinho, acusa o líder socialista e a cúpula do partido de lhe terem virado as costas. "Apesar de tudo o que se dizia, éramos amigos. A nossa relação sempre foi boa. Elegi-o como ministro e como meu sucessor natural. Apoiei-o na candidatura à Câmara de Lisboa e depois à secretaria geral do partido. Tudo acabou quando me detiveram e tanto ele como a cúpula do PS me viraram as costas”

Desacreditado com a justiça portuguesa, José Sócrates não acredita em nada do que diz o Ministério Público, por isso, não tem certezas que será deduzida acusação até 22 de novembro. "Está-se a cometer comigo uma ilegalidade sem precedentes. O que se está a passar comigo é semelhante ao que está a acontecer com o Presidente Lula, só que ele tem o apoio do seu partido e eu não".» [Expresso]

      
 Mais uma corrida ao pote
   
«Os inspetores da ASAE convocaram uma greve geral para 9 de outubro, como forma de luta por melhores condições laborais, anunciou este sábado a Associação Sindical dos Funcionários da ASAE (ASF-ASAE).

A decisão foi tomada em assembleia geral na sexta-feira, em Pombal, numa reunião para apreciar a proposta apresentada pelo Governo, no final de um longo processo de negociação para criar a carreira especial de inspeção da ASAE.

"Por unanimidade, foi aprovada uma moção, a rejeitar parcialmente a proposta do Governo, que não vai ao encontro das legítimas expectativas dos inspetores, nem reflete a importância, valor e dignidade da ASAE", refere no comunicado.

Na mesma moção, os inspetores da ASAE exigem uma negociação suplementar com o ministério das Finanças, face ao que chamam de "incapacidade e irredutibilidade" do ministério da Economia em negociar matérias como as regras de transição para a carreira única, o horário de trabalho e uma nova tabela remuneratória.» [Expresso]
   
Parecer:

Comeram e calaram quando Passos governava e lhes cortava os vencimentos, agora querem ser dos primeiros a labuzarem-se no pote. É a direita sindical em movimento com o que pode.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»