sexta-feira, setembro 22, 2017

Umas no cravo e outras na ferradura



 Jumento do Dia

   
Luís Marques Guedes

Numa tentativa de apaziguar o tom das críticas à forma como o PSD transformou o problema da imigração numa bandeira da campanha autárquica, a juntar à dos ciganos, o deputado Marques Guedes tenta trazer o assunto para o parlamento. Só é pena que o assunto não tenha nascido agora e nestes termos, mas muito antes, na Festa do Pontal.

Marques Guedes faz bem em tentar transformar em sério um assunto que começou por não o ser pela forma como foi abordado, talvez para corrigir mais um tiro com que Passos Coelho acerta no pé. O lamentável é que de forma muito subtil a cole Belém a esta posição do PSD, uma forma desastrada de colocar Marcelo a ajudar involuntariamente Passos Coelho.

Entretanto, este deputado de um partido que se deixou aprisionar pela extrema-direita chique dá vontade de rir ao dizer que o PS foi capturado pelo PCP e pelo BE. São truques que já não têm impacto nos eleitores e só ofendem a sua inteligência.

«O PSD propôs esta quinta-feira que o Parlamento faça "marcha atrás" nas alterações à lei da imigração, aprovadas pelo PS, PCP, BE e PEV e acredita que o Presidente de República "está atento a esta matéria".

Em conferência de imprensa na Assembleia da República, o deputado e ex-ministro do PSD Luís Marques Guedes acusou o PS de deixar-se "capturar por uma pequena minoria" do PCP e do BE, partidos de "matriz comunista", e de quebrar um consenso de anos, com PSD e CDS, em matéria de imigração e segurança.

As alterações ao regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros foi aprovado na Assembleia da República pela maioria de esquerda e entrou em vigor no final de julho.» [Expresso]

 As habilidadezinhas de linguagem de um habilidoso


 Treinando para invadir o jardim de São Bento?


Só falta ouvir o Passos a dizer "brrum, brrum"

 Dúvida do dia

Quem ganha com a presença de Passos Coelho na campanha da Teresa Leal Coelho, o candidato desesperado a primeiro-ministro ou a candidata desastrada à autarquias de Lisboa. Neste caso pode-se mesmo dizer que não se estragam duas casas de família, esperemos que este "casamento político" se mantenha por muitos e bons meses. Até poderiam arma-se em estudantes universitários e simular uma praxe com um casamento entre os dois, com o Cavaco Silva e a dona Maria a fazerem de padrinhos.

      
 No melhor pano cai a nódoa
   
«O Ministério Público colombiano deteve um alto quadro de nacionalidade portuguesa do Grupo Jerónimo Martins. Chama-se Pedro Jorge da Costa Coelho e é suspeito dos crimes de corrupção privada e conspiração.

A notícia está a ser avançada pela imprensa de Bogotá, que cita fontes oficiais da Fiscalía General de la Nación (ministério público).

De acordo com as autoridades, o empresário, que é referido como diretor mundial de operações dos supermercados Ara, é suspeito de exigir dezenas de milhares de euros para a adjudicação de contratos de construção de supermercados na Colômbia.

Ao Expresso, o Grupo Jerónimo Martins confirma a detenção do diretor de operações da Ara.

"Recentemente, a Jerónimo Martins Colombia tinha denunciado às autoridades colombianas a existência de um potencial caso de corrupção privada, em benefício próprio e em prejuízo da Companhia, detectado pelos sistemas internos", diz o gabinete de comunicação.» [Expresso]
   
Parecer:

É uma pena que se denuncie a corrupção privada na Colômbia enquanto em Portugal parece que nada sucede no setor privado. Lá fora denunciam, cá dentro despedem com carta de recomendação e indemnização.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
  
 Coitado, tem perdido dinheiro em Portugal
   
«Alexandre Soares dos Santos, líder do grupo Jerónimo Martins, aplaude o trabalho feito pelo ministro das Finanças nos últimos dois anos de legislatura, mas diz que a recuperação das contas públicas está a ser feita à custa dos lucros das empresas.

“Avalio a quadratura do círculo à custa do lucro reduzido das empresas. Estamos sobrecarregados com impostos de toda a espécie. Fala-se muito no IRC, mas há todas as outras taxas. Em condições normais, não fosse eu português, não fazia sentido termos um investimento no Pingo Doce”, disse em entrevista ao programa “ECO24”, na quarta-feira à noite.

Segundo o empresário português, têm sido os mercados polaco e colombiano a alavancar os lucros da Jerónimo Martins nos últimos anos. “Não crescendo, fico com uma equipa de management sem promoção. A única coisa que nos tem ajudado é a Polónia e a Colômbia, para onde temos transferido o nosso pessoal. Não vejo oportunidades em Portugal, isto no meu campo de consumer goods“, explicou.» [Expresso]
   
Parecer:

Quem ouve este labrego fica a pensar que o homem se tem sacrificado e o país tem uma grande dívida para com ele.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Diga-se ao senhor que vá à bardamerda.»

 Medina escolheu primeiro que a Teresa?
   
«Fernando Medina tem o dia dedicado à economia e às startups, mas o ministro que convidou para estar a seu lado foi o das Finanças. Mário Centeno é a estrela desta quinta-feira junto do presidente da câmara socialista. Mas não será a única. A campanha de Teresa Leal Coelho precisa de impulso, por isso, o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, faz a segunda ação com a candidata que escolheu para a câmara de Lisboa. Assunção Cristas começou o dia na baixa, a visitar uma associação de apoio a idosos, e seguiu para uma arruada junto às Amoreiras. Em Campo de Ourique é onde o bloquista Ricardo Robles estará à tarde, no Jardim da Parada. João Ferreira, da CDU, faz uma arruada em Arroios, a partir do Campo Mártires da Pátria.» [Observador]
   
Parecer:

Coitada da Teresa Leal Coelho, tem de ser acompanhada por um Passos tóxico.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

 Onde é que fica a Nâmbia?
   
«O Presidente dos EUA, Donald Trump, disse estar interessado em aumentar o investimento do país em África para ajudar a criar postos de trabalho e oportunidades nos dois lados do Atlântico.

As declarações surgiram num almoço com líderes africanos, em Nova Iorque, em que elogiou o sistema de saúde da Nâmbia. Só há um problema: não existe nenhum país africano com esse nome.

Trump referiu-se, inclusivamente, ao (não existente) país por duas vezes durante o seu discurso, diz a CNN. "Na Guiné e na Nigéria lutaram contra o horrível Ébola", disse. Acrescentou, porém, que o "sistema de saúde da Nâmbia é autossuficiente".» [DN]
   
Parecer:

Este Trump é mesmo um imbecil.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

 E o rabinho lavado com água de malvas?
   
«Catarina Martins assumiu com clareza as pastas ministeriais que o seu partido gostaria de liderar caso integrasse o governo. “Internamente, no Bloco, sempre dissemos que as pastas que gostaríamos de ocupar seriam a das finanças e a do trabalho”, afirmou sem reservas durante a entrevista à TSF esta quinta-feira de manhã.

Um objetivo a que o PS, aparentemente, não colocaria objeção: o próprio Pedro Nuno Santos, em entrevista recente ao Expresso, afirmou que não o choca a ideia de ter Catarina Martins numa futura equipa governativa.» [Observador]
   
Parecer:

Rapariga convencida.... Já estou a imaginar a Mortágua em ministra das Finanças a aumentar o IRS para o dobro nos 4.º e 5.º escalões para criar um IRS com taxas negativas nos primeiros dois escalões.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mais uma gargalhada.»