sexta-feira, dezembro 28, 2012

Laureados com os Artures 2012

Photobucket
 
Portugal tem um novo herói capaz de levar o vulgar Cristiano Ronaldo a bater com o rabo no chão, se o o jogador do Real Madrid consegue fintar alguns defesas espanhóis mais descuidados, o nosso Artur consegue ludibriar a nata intelectual portuguesa, desde os circunspectos cientistas da economia aos mais exigentes jornalista, tudo isto depois de ter matado duas pessoas em passadeiras e de ter feito um estágio prisional, é obra!
  
È natural que num país onde os políticos que vencem são os que melhor mente, onde um Presidente compra acções ao preço da uva mijona e vende-as ao preço do caviar, isso para não referir as trocas de imobiliários onde um traste se pode trocar por uma vivenda novinha em folha, um burlão deve ser tratado com respeito, a capacidade de burlar Portugal e os portugueses é uma das mais apreciadas.
  
É por isso que o Artur não só merece a gratidão nacional como é digno de todas as honrarias e homenagens públicas. O Jumento não quis ficar a atrás, como se fosse o último a chegar à maga promoção dos 50% do Pingo Doce, e instituiu um novo prémio, os americanos têm os Óscares para os que se distinguem na ficção cinematográfica, nós que vivemos num país que é todo ele uma grande encenação, um reality show, temos os Artures, o prémio para os que neste reality show que é toda a nossa vida nacional se distinguem do comum dos cidadão pela sua capacidade de burlar o vizinho e melhor singrar na vida.
  
A três dias do fim do ano aqui ficam os distinguidos com os Artures 2012:
  
Na categoria Coragem Política: o Artur vai para …  Cavaco Silva
  
O Cavaco que corajosamente enfrentou a asfixia democrática de Sócrates, que se candidatou a presidente assegurando que estava por nascer aquele que seria mais honesto do que ele e que ofereceu os seus préstimos de professor de economia aos eleitores, esse mesmo Cavaco Ganhou as eleições e perante um parlamento laranja prometeu respeitar e fazer respeitar a Constituição. Passados quase dois anos os portugueses esperam ansiosamente que Cavaco ache oportuno cumprir com a sua jura.
  
Na categoria Banca: o Artur vai para …  Fernando Ulrich
   
O banqueiro do BPI, um conhecido doutor que não acabou ainda a sua licenciatura, é um dos mais firmes apoiantes da política extremista de Vítor Gaspar o que se compreende, o empobrecimento forçado da classe média é uma transferência de riqueza para os mais poderosos que nenhuma ditadura fascista tinha ainda ensaiado. Ficou famoso com o “ai aguentam, aguentam” quando se questionava se os portugueses suportariam mais medidas brutais do Gasparoika. O problema é que o Ulrich sabe do que fala, como banqueiro sabe as contas de muitos dos seus clientes que ele deseja ver sacrificados pelo Gaspar, entre um reembolso de TSU e os lucros dos seus depósitos o Ulrich prefere a TSU, até porque o dinheiro do BCE está barato e ele não precisa de clientes tesos. Se calhar não é bem assim e como muitos clientes devem ter percebido a imensa burla de que estavam a ser vítimas devem ter mudado de banco, o que é uma pena, o divertido Ulrich desapareceu de cena.
  
Na categoria Trabalhador exemplar: o Artur vai para … António Barreto
  
Seria uma grande maldade usar o nome de António Barreto insinuando que o prémio o promovia a Barrete, o passado intelectual de António Barreto, que ultimamente tem vindo a ser reforçado com artigos de pensamento mais militante da esposa, merece mais. A fundação a que preside não tem como objectivo usar os lucros que o Soares dos Santos conseguiu a vender latas de petinga em tomate na manipulação política, não senhor, quando em plena campanha das legislativas as mercearias do hipermerceeiro que emigrou para a Holanda (agora tem dupla nacionalidade, ele e os filhos são portugueses, mas o dinheiro é holandês)
  
Na categoria Imprensa: o Artur vai para …Marques Mendes
  
Marques Mendes tornou-se em pouco tempo um verdadeiro jornalista de investigação, num país onde os magistrados fazem escutas e os jornalistas as divulgam, Marques Mendes foi o único que descobriu novidades sem recorrer a escutas e as divulgou sem violar o segredo d justiça. O problema é que não há conhecimento de o governo se ter queixado de os seus edifícios ou arquivos terem sido violados, sinal de que desde as famosas escutas a Belém a segurança melhorou. Se assim é como é que o pequeno Marques Mendes, que teria de levar um escadote para ouvir através de uma fresta do gabinete do Passos Coelho em São Bento, correndo um sério risco de os pavões lhe darem umas bicadas no traseiro, consegue saber tudo?
  
Na categoria Comércio: o Artur vai para … para o Soares dos Santos
  
O merceeiro luso-neerlandês, luso pelo nascimento e neerlandês pelo capital, destacou-se por decidir medir forças com os sindicatos promovendo uma mega promoção de 50% que ia dando cabo das suas lojas. O problema é que o Soares dos Santos devia estar internado pois terá confundido o Belmiro de Azevedo com o líder da CGTP, argumentou com o feriado do primeiro de Maio para fzer a sua manobra publicitária, mas era a concorrência do Continente que ele combatia.
  
Na categoria Privatizações: o Artur vai para … Miguel Relvas
  
O Miguel Relvas, perdão, o dr. Relvas, tem o dom da alquimia invertida e tudo onde mete a mão se transforma em merda, que o digam os responsáveis e donos da Lusófona, desde que o Relvas lá se doutorou que a credibilidade daquela universidade está a um nível que já justificaria o seu financiamento com recurso ao pirilampo mágico, até porque o seu mais famoso doutor é um verdadeiro pirilampo mágico da política. É o que deve estar a pensar o German Efremovich, lembrou-se de pedir ao Relvas para apadrinhar os seus investimentos em Portugal, investimentos cujas garantias bancárias pareciam um diploma de licenciatura da Lusófona, e o resultado foi o que se viu, em vez de ficar a ver aviões ficou a ver navios.
  
Na categoria Estatística Aplicada à Economia: Vítor Gaspar
  
Acreditar numa previsão do Vítor Gaspar é a mesma coisa que comprar um daqueles anéis que os ciganos nos querem vender nas Porta de Santo Antão ou no Martim Moniz, aliás, as previsões económicas que sustentam os orçamento do ministro das Finanças parecem-se mais com uma montra de uma ourivesaria de pechisbeque do que com previsões económicas. Só não se percebe porque razão um tal Pedro Brás Teixeira quem em três dias escreveu dois artigos na imprensa dizendo que sabia que os indicadores apresentados pelo Artur eram falso, nunca os tenha denunciado antes do escândalo e, mais difícil ainda, nunca tenha escrito um único artigo dedicado à falsidade dos indicadores do Gaspar.

  
Na categoria Piroseira: o Artur vai para … Passos Coelho
  
Pior do que Portugal ter um primeiro-ministro incompetente, aldrabão ou, como dizem os mais simpáticos, impreparado, é ter um primeiro-ministro piroso, não porque ande na Manta Rota em casa alugada (sem fatura?) e vá para a praia em xanatas, mas sim por mandar mensagens por telemóvel pelo Facebook lembrando dificuldades que nunca teve e tempos difíceis que nunca viveu. Filho de médico em África no tempo do colononialismo abastado e mantido durante anos pelo Ângelo Correia Passos Coelho não deverá ter a mais pequena ideia do que são dificuldades, fazer de dona Jonet da política é uma burla que nem ao Artur lembraria. Esta burla é mesmo do domínio do piroso, do pimba, enfim, só lembraria a um devoto das Doce.