segunda-feira, dezembro 10, 2012

O Sotôr anda por aí


Acreditem ou não o Sotôr Relvas não está a bordo de um 747 voando de um continente para o outro, não está nem em Luanda, nem na cidade da Praia, em Timor, no Rio de Janeiro ou no México, nem sequer está em Tomar tirando apontamentos para preparar a sua próxima licenciatura, o Sotôr está mesmo em Lisboa, sede do seu ministério.
  
Gostei de ver o Sotôr falando aos jotas, os tais jovens que por serem candidatos a boys em vez de serem designados por jotas deviam ser conhecidos por jotetas pois o que eles querem mesmo é vir a mamar na teta do dinheiro dos contribuintes. Convenhamos que se não fossem as benesses que um dia poderão vir a ter, estar uma suposta universidade dos jotas a ouvir as alarvidades do Sotôr era mais um sintoma de demência ou de estupidez do que de juventude.
  
Ver aqueles rapazes olhar para o Sotôr como jovens universitários da turma do Gaspar na Universidade Católica ouvindo um Nobel da Economia até dá dó. Estar ali firme e hirto, com ar atento e inteligente, com um plástico ao pescoço que faz lembrar um daqueles babetes para segurar a baba porque ouvir tão douta inteligência até nos faz babar, é um sacrifício digno do bom princípio do custe o que custar, aqueles jovens são um exemplo para a Nação.
  
Mas ouvir o Sotôr vale qualquer sacrifício, veja-se a quem é que a comunicação social deu destaque, não foi o Marcelo ou o Ganda Nóia que justificaram aberturas de telejornal, já ninguém liga ao que diz o Prof. Marcelo e quando o Ganda Nóia fala até apetece perguntar-lhe que lhe deu o discurso a ler. A vedeta intelectual é mesmo o Sotôr Relvas e que melhor homenagem poderiam os jotetas dar ao seu amado ministro senão o destaque como professor universitário. Se umas idas aos ensaios do rancho folclórico foram diluídas numa licenciatura, mais umas idas às aulas dos jotetas e ainda vamos ver o Relvas a ensinar em Harvard.
  
Pois o nosso Sotôr Relvas aterrou temporariamente em Lisboa para tratar de uns assuntos pendentes, tens umas juntas de freguesia para encerrar, uns tachos intermunicipais para inventar, uns jornalistas para sanear, uma televisão para vender às prestações, um primeiro-ministro para desenrascar e um candidato a autarca para votar.
  
O António Costa que se cuide, que comece a dar corda aos penantes porque ainda não se sabe a data das eleições e o Fernando Seara já está à frente, António  Costa zero votos, Fernando Seara um voto. E não é um voto qualquer, é o voto do Sotôr Relvas e todo o país sabe que os votos do Sotôr são mesmo para levar a sério. Por exemplo, se o bispo da tropa fala de mais o Sotô pensa lá com os seus botões “faço votos para que este padreca leve nas trombas”, dois dias depois um jornal denuncia as reformas do homem. O António Costa que se cuide, ter o Sotôr a rogar pragas e a desejar a nossa desgraça não faz bem à saúde de ninguém.
  
Foi o que aconteceu ao Seguro, então o líder do PS pensava que ia andar por aí nas putas e só aparecia no fim de semana para mandar uns bitaites? Enganou-se, o Relvas pode estar num Boing a sobrevoar o Atlântico ou num teco teco a caminho de Tomar, mas ele sabe o que se passa, e se pensava que por o Passos Coelho estava a aproveitar as promoções num super de Massamá para que este ano as filhas tenham prendas de Natal enganou-se, o Sotôr Relvas anda por aí mas vai sabendo o que se passa. O Seguro foi apanhado, esse malandro falta a todas as sessões parlamentares e depois aparece a mandar bocas?