domingo, dezembro 02, 2012

Semanada


Paulo Portas parece um submarino, submerge e de tempos a tempos emerge para reabastecimento e volta a submergir. Cavaco Silva parece uma daquelas vacas felizes da Ilha Graciosa, sorri, sorri, mas não diz nada de útil ou inteligível. Miguel Relvas parece um satélite, desde que deixou de ser conveniente aparecer em público substitui o submarinista do Palácio das Necessidades e dá voltas ao mundo, estando presente em todas as tomadas de posse presidenciais ou que deve ser uma canseira com tanto país que há por esse mundo fora, entre eleições e golpes de Estado todas as semanas há uma posse presidencial. O Álvaro parece um daqueles transeuntes que nos costumam aparecer entre a Praça de Alvalade e a Av. Rio de Janeiro. O Passos Coelho parece um porteiro de discoteca a dissertar sobre as soluções para os problemas do país. Este país está bonito, está…
  
O congresso do Partido Comunista Português foi uma desilusão, era de esperar que o primeiro-ministro que o PCP tanto ajudou a eleger estivesse na primeira fila como convidado mas Passos não apareceu, Relvas não foi porque estava no México, Portas estar no fundo do Atlântico entre as Berlengas e o Bolama e Cavaco terá optado por se entreter fazendo tuning com o jipe que dantes usava para carregar os processos do Sócrates. Mas a maior desilusão, a mãe de todas as desilusões deste congresso foi Jerónimo de Sousa não ter apresentado o Eduardo Catroga como militante de honra do PCP, depois de ganhar 52 mil dele à conta dos camaradas chineses o professor que detesta contar pentelhos não só deveria ter um lugar por inerência no congresso do povo da República Popular da China como deveria ter sido recebido no congresso do PCP num ambiente de apoteose digno de um Gagarine dos tempos miseráveis em que vivemos.
 
Passos Coelho deu uma importante entrevista à TVI, tão importante que Marcelo Rebelo de Sousa suspendeu momentaneamente o seu estatuto de conselheiro presidencial para assumir o papel de conselheiro especial do primeiro-ministro. Passos falou, falou e dois dias depois o tema nacional era a descida da temperatura. Portugal tem um primeiro-ministro a quem ninguém dá ouvidos, até porque já todos sabem que se o homem tem alguma coisa para dizer sai asneira e uma semana depois o Gaspar convoca uma conferência de imprensa para explicar melhor.
 
Parece que o governo quer reintroduzir as propinas no ensino obrigatório, parece porque com este governo nunca se sabe quem diz a verdade se o ministro de cada uma das pastas ou o primeiro-ministro quando dá entrevistas. Aliás, há o mesmo problema quando o primeiro-ministro se pronuncia sobre as mesmas coisas em dias diferentes, isto se o Gaspar não se lembrar de se meter na conversa, nesse caso haverá uma terceira ideia que acaba por ser a decisão. Assim sendo teremos de esperar que o Gaspar se pronuncie sobre as propinas no ensino obrigatório, depois ficaremos a saber se a pré-primária estará isenta ou não.
 
O grupo parlamentar do PSD fez aquilo para que lhe pagam durante todo um ano, juntaram-se em rebanho obediente e votaram favoravelmente o OE, nem um único deputado pediu para ir mijar durante a votação, as azeitonas puderam esperar, o Passos ainda é primeiro-ministro e enquanto assim for é ele que decide quem vai ao pote e quem fica de fora a lamber os dedos. Dezoito deles ainda se lembraram de aliviar a consciência com uma declaração de voto mas apareceu oRelvas e fizeram xixi pelas calças abaixo.