domingo, dezembro 30, 2012

Personalidade "Jumento de 2012": Vítor Gasparoika


Há muito tempo que Portugal não tinha um ministro das Finanças como Vítor Gaspar, não acerta numa previsão, é incapaz de gerir um orçamento, permite que qualquer mal licenciado na Lusófona ande por aí em almoçaradas e jantaradas com candidatos a privatizações, trem um desprezo olímpico pelo bem-estar dos portugueses, despreza o Presidente da República e desconhece a existência de uma Constituição.
 
Ainda esta semana Vítor Gaspar mostrou um desprezo olímpico pelo Presidente da República ao mandar publicar uma portaria cuja publicação pressupunha a publicação do OE. Ainda há algum tempo quando o questionaram sobre declarações de Cavaco Silva sobre a sua política económica o ministro das Finanças revelou um total desprezo pelas opiniões de Cavaco Silva ao dizer que não tinha conhecimento das suas declarações.
 
Gaspar está convencido que enquanto passar a mão pelo do ministro das Finanças alemão pode governar Portugal desprezando os sentimentos dos portugueses, ignorando a Constituição, desprezando o Presidente da República, gozando com os outros ministros e fazendo de Passos Coelho uma marioneta ridícula. Passos Coelho disse que Víotr Gaspar era o número dois do governo, um sinal claro de que (sabe Deus porquê) tem Paulo Portas na mão e faz do líder do CDS o que quiser. Mas a verdade é que Vítor Gaspar é o verdadeiro número um, Passos Coelho não passa de um saco de boxe atrás do qual se esconde o Gaspar para evitar apanhar murros.
 
Vítor Gaspar só mantém esta encenação política enquanto as coisas lhe correrem mal e não se puder apresentar como herói, já vão longe os tempos em que o então director do jornal “i” apelava a um novo salazarismo na versão Vítor Gaspar, foi quando o ministro das Finanças achincalhou o ministro da Economia quando este se lembrou de ousar propor medidas para o crescimento. As coisas pioraram para o lado de Gaspar, se então ele disputava a imagem de Salazar agora a comparação só seria ofensiva para o ditador, Oliveira Salazar tinha uma inteligência que Gaspar não tem, mas sobretudo e à maneira dele tinha consideração pelo país, não hipotecava a sua independência nem governava com o patrocínio de um qualquer boche.
 
Vítor Gaspar é um desastre e politicamente é um doente em cuidados paliativos.