sábado, dezembro 08, 2012

Mas que ganda nóia!


A situação política portuguesa começa a ser uma ganda nóia, comentadores bem informados que não sabem muito bem quem os informa, um governo eleito democraticamente que conseguiu transformar-se num governo fantoche, nossas senhoras da honestidade a serem alvo de buscas domiciliária, um Presidente Calado e um primeiro-ministro que a bem da inteligência nacional devia evitar abrir a boca.
   
Os responsáveis do governo passaram meses a falar de sucessos, o trio de imbecis da troika aclamaram os benefícios do sucesso português, o coxo de Bona não se cansa de usar a sua marioneta de nome Gaspar para elogiar a política portuguesa, agora o país sabe que está pior do que estava, a sua economia está em ruínas, o governo e o seu ministro das Finanças depois de tanto ajustamento estão dsajustados da realidade.
  
No centro desta ganda nóia está um homem a que temos de tratar por Presidente porque em má hora votámos maioritariamente nele. Não fala, não protege a Constituição, não dá conselhos, não manda ler o que disse no site, não recoda o que disse há anos, refugia-se em Belém e arrasta o mandato enquanto o povo e o país sofrem. É neste contexto que ganha importância um político que insiste m sobrevive, Marques Mendes.
  
Compreende-se com um país numa ganda nóia aquele que ficou com a alcunha do Ganda Nóia está como peixe dentro de água. Está de tal forma à vontade que já deixou para traz o professor Marcelo. O professor Marcelo opina, faz vídeos de ninguém vê e recomenda livros dos amigos. Mas é o Ganda Nóia que sabe tudo, que antecipa as decisões governamentais.
  
Mas quando o Ganda Nóia se atira ao Gaspar dizendo que o ministro goza com os portugueses ficamos sem saber se Marques Mendes é porta voz oficioso de Passos Coelho ou se é Cavaco Silva que o usa como Chihuahua, para dar umas dentadinhas no governo? Quando Marques Mendes ataca violentamente Vítor Gaspar o que prtende?
  
Marques Mendes pode estar a correr em pista própria e posiciona-se para uma futura liderança do PSD, prevendo uma queda breve de Passos Coelho. Neste quadro teria o apoio presidencial que à falta de melhor candidato em quem se apoiar pode recorrer ao seu velho ministro.
  
Marques Mendes pode estar muito simplesmente a atacar um Gaspar que Cavaco deve detestar, até porque o ministro das Finanças não se limita a discordar de Cavaco, despreza as suas opiniões e quando é solicitado para as comentar quase ignora a existência do Presidente dizendo que desconhece o que este disse.
   
Estará Cavaco silencioso como se diz ou todo este alarido feito pelo seu Chihuahua é mais uma forma de este país estar cada vez mais uma ganda nóia?