quinta-feira, dezembro 20, 2012

Previsões, palpites ou estratégia sinistra?


O ministro das Finanças não ficou muito incomodado quando foi questionado sobre os erros sistemáticos que tem cometido nas suas previsões, respondeu com o seu habitual ar de desprezo intelectual pelos que o rodeiam dizendo que não podia acertar sempre.
 
O problema de Gaspar não estar em errar de vez em quando, estar em errar sempre e isso significa que temos uma política económica assente em premissas erradas, o que em Vítor Gaspar não admira, para o ministro das Finanças a sua política económica não é feita a pensar nos portugueses, mas sim no ministro das Finanças Alemão. É por isso que pouco importa o nível da recessão ou o número de desempregados, ao ministro alemão pouco interessa quantos portugueses passam fome, eles não votam para o Bundestag, e quanto ao Gaspar não faz o género de querer ser primeiro-ministro com o voto dos eleitores.
 
Adoptar medidas económicas com base em previsões erradas é a mesma coisa que conduzir à noite, sem luzes e numa estrada sem riscos, é gerir a economia às apalpadelas. Quando se questiona Gaspar sobre os seus erros de previsões não estamos a discutir um jogo de feira, estamos a falar de milhares de micro-empresas que podem ou não sobreviver me função das decisões económicas, da rentabildade de muitas empresas ou de dezenas de milhares de desempregos.
 
Quando o ministro das Finanças erra na dimensão da recessão e o desemprego é muito maior ou encerram muitos milhares de empresas não estamos perante um mero palpite, estamos perante uma política desastrosa porque é conduzida por alguém incompetente. Ou será que os erros de Gaspar são premeditados e visam criar uma situação tão desastrosa que force os portugueses a aceitar as ideias paranóicas de alguém que quer mudar o país sem ouvir os portugueses?
  
A verdade é que cada vez que Gaspar erra vem propor mais uma das suas ideias, veja-se o que sucedeu este ano, a recssão resultou numa queda brutal das receitas fiscais e qual foi a ideia do Gaspar? Destruir o Estado social. O ano passado como não tinha feito previsões teve de inventar um desvio colossal para poder cortar vencimentos e pensões. O que irá propor o Gaspar para 2014, despedir funcionários públicos, cobrar os serviços nos hospitais públicos ou privatizar as pensões?