segunda-feira, junho 24, 2013

Jumento do Dia

  
Durão Barroso

Era de esperar, o antigo militante do MRPP que agora acusa outros de reaccionários acabou por destapar a sua falta de dimensão política, sem esperança de se manter na presidência namora a direita esperando alguma compensação. O problema de Durão Barroso é que ser de direita não significa nem, falta de edução nem pequenez política. Além disso já não conta com o trio que o ajudou a subir na vida, Bush, Blair e Aznar.

«Durão Barroso devolveu hoje a bola no pingue-pongue de acusações que trava há uma semana com responsáveis franceses, apontando o dedo a "alguns soberanistas de esquerda", que têm "exactamente o mesmo discurso que a extrema-direita".

As declarações do presidente da Comissão Europeia foram feitas em Bruxelas, em resposta a um anterior ataque de um ministro francês, Arnaud Montebourg, que o acusou de ser "o carburante da Frente Nacional", o partido de extrema-direita gaulês, depois de esta formação política ter obtido ontem uma expressiva votação numa eleição legislativa parcelar no sudoeste do país.

Barroso respondeu a Montebourg, sem nunca se lhe referir diretamente: "o que não gosto de ver é que alguns soberanistas de esquerda façam exactamente o mesmo discurso que a extrema-direita. Quando se trata de reformas económicas, de abertura, de mundialização, da Europa e das suas instituições, alguns soberanistas de esquerda e da extrema-direita têm exactamente o mesmo discurso".

E acrescentou ainda que "seria bom que certos responsáveis políticos compreendessem que não é atacando a Europa e tentando fazer da Comissão Europeia o bode expiatório das suas próprias dificuldades que vão chegar muito longe", no que pode ser lido como um recado mais geral ao governo francês, de quem não se ouviu uma palavra no sentido de desautorizar ou de se demarcar das declarações do seu ministro: "no passado já vimos que isso não conduz a lado nenhum".» [Expresso]