terça-feira, janeiro 31, 2017

Boicotar a América de Trump

Há males que devem ser cortados pela raiz e Trump, tal como sucedeu com Hitler e outros doentes mentais, imbecis e paspalhos, deve ser combatido desde a primeira hora. Boicotar a América de Trump é a única forma de livrar o mundo dessa peste que chegou a Washington. Trump é ele próprio, a ideologia de Trump são as suas próprias idiotices, tal como a ideologia de Hitler era o seu livro Mein Kampf, um apanhado de ideias grotescas e de ódios pessoais.

Trump é demasiado perigoso para que não seja levado a sério, durante a campanha não hesitou em ameaçar os EUA caso não ganhasse as eleições. Esperava-se que mudasse com o peso das responsabilidades, mas isso não sucedeu. Durante a campanha fazia palhaçadas, agora as palhaçadas são feitas quando assina ordens executivas uma atrás das outras.

Trump não vai melhorar, vai levar a sua loucura a todos os domínios da sociedade, demite uma procuradora-geral como se estivesse a demitir um porteiro. Começou pelos muçulmanos, depois serão os chineses, a seguir serão os europeus. Trump não esconde o desejo de destruir a União Europeia, ameaça todos os seus parceiros com negociações bilaterais pressionadas por chantagem.

A solução para este perigo não está nas negociações governamentais, Trump julga-se o mais forte e não respeita ninguém, não é um negociador em que se possa confiar. Responder a Trump com diplomacia é um erro, como foi um erro fazê-lo com Hitler ou com outros ditadores e candidatos ao estatuto. 

Também é um erro esperar por uma reacção interna, a maior parte da América está em silêncio, por receio ou na expectativa de ver se resulta. As bolsas estão em alta, a indústria automóvel alinhou no beija-mão, as associações empresariais anseiam por um país sem entraves legais a abusos ambientais. Se Trump ajudar a enriquecer a América terá o apoio dos americanos, tal como muitos alemães ficaram felizes com os despojos de guerra que os nazis trouxeram de Paris ou que roubaram aos judeus.

A única resposta possível a Trump é boicotar a América, fazendo perceber aos americanos que é com trabalho e investimento que se cria riqueza, não é com a eleição de loucos oportunistas. Boicotar a América é boicotar todas as suas iniciativas, é virar-lhes a cara com desprezo, ignorar as suas iniciativas e fazer como muitos ingleses, declarar os membros desse governo como gente pouco recomendável que ninguém quer receber.