sábado, março 03, 2012

Nearer My God to Thee


Quando o Capitão Smith, comandante do Titanic, percebeu que não havia resposta aos seus pedidos de ajuda mandou os passageiros embarcar nos botes. Mandou descer o primeiro bote, o bote n.º 7, com apenas 27 passageiros. Para acalmar os passageiros durante pediu que a orquestra viesse tocar para junto do convéns dos botes. A tradição diz que enquanto ia ao fundo a orquestra tocava a música “Nearer My God to Thee”,. Mas segundo o Segundo o testemunho do segundo operador de rádio, estava a tocar "Autumn", um hino episcopal.

O governo de Passos Coelho parece ter-se inspirado na história do Titanic, enquanto a economia se afunda como o paquete inglês sem que de fora nos chegue qualquer ajuda, o primeiro-ministro mantém-se firme e hirto, o ministro das Finanças continua a dar-nos música com as suas previsões idiotas e o homem do leme continua a inspirar confiança apesar de os seus grandes conhecimentos de navegação lhe dizerem que o navio está irremediavelmente perdido.

As micro, pequenas e médias empresas definham e uma atrás da outra vão dispensando trabalhadores ou fechando as portas, mas o ministro da Economia respira optimismo, promete o paraíso ao virar do ano, sem recursos, sem ideias e até sem pastas governamentais o ministro da Economia dá música à economia na esperança de evitar o pânico.

As receitas fiscais afundam-se, o desemprego atinge níveis nunca vistos, as receitas da segurança social afundam, a dívida cresce exponencialmente, a economia caminha a passo acelerado para a bancarrota, mas o ministro das Finanças mantém-se firme e hirto, apesar do medo da revolta da populaça o Gaspar mostra-se um maestro erecto dirigindo a sua orquestra, fazendo crer aos portugueses que ainda não emigraram que brevemente estarão no paraíso.

Vivemos num país irreal, num país com desvios inventados, o orçamento aldrabado, o Presidente desvalorizado, mas todos insistem em não perceber que o paquete sofreu um rombo e está a afundar-se. Todos nos dão música, o Presidente que os ajudou a chegar ao poder, o governo que não sabe o que fazer para reparar o rombo que provocou, os jornalistas que os ajudaram a enganar os portugueses, todos insistem em ignorar a realidade continuando a participar nesta orquestra de zombies.