domingo, março 25, 2012

Umas no cravo e outras na ferradura




Foto Jumento


Graffiti na Mouraria, Lisboa
Imagens dos visitantes d'O Jumento


Fim da tarde em Alcochete [A. Cabral]
  
A mentira do dia d'O Jumento


Qual delas é a Camilla?
  
Jumento do dia


Luís Montenegro, líder parlamentar do PSD

Parece que o líder parlamentar do PSD bebeu em demasia ao almoço e anunciou no congresso do PSD que os partidos da coligação iriam propor uma comissão parlamentar de inquérito às PPP. Resta saber se o líder parlamentar do CDS também vai ao congresso do PSD apresentar tal inquérito.

Parece que o PSD está nervoso com o inquérito parlamentar ao BPN. Ao contrário do que sucede com o BPN, as PPP têm sido acompanhadas pelo Tribunal de Contas e os negócios são públicos e o PSD teve muito tempo para avançar com uma comissão parlamentar de inquérito. Já no caso do BPN tudo é turvo, nada foi publicitado e ninguém percebe muito bem o que anda o governo a negociar com velhos amigos do partido.

The Goldman Sachs Muppets song

   
 

Teixeira dos Santos, Gaspar e Passos

«Alguém disse uma vez que Portugal era uma democracia pluripartidária onde coexistiam o PS, o PSD, o CDS, o PCP e o Banco de Portugal. Não haveria ainda Bloco de Esquerda quando a expressão foi inventada.
  
Esta é uma realidade estática que explicará, talvez em primeiro lugar, o desejo de nomear Fernando Teixeira dos Santos, ex-ministro das Finanças de Sócrates, para representante da Caixa Geral de Depósitos na PT. Os checks and balances do sistema agora gerido por Passos Coelho/Gaspar incluiriam assim, mais uma vez, o Banco de Portugal, não fosse o tornado que ontem varreu o Conselho de Ministros.
  
A história da nomeação falhada de Teixeira dos Santos é muito reveladora do regime. Teixeira dos Santos é o mesmo ex-ministro das Finanças a quem os sociais--democratas acusaram dos piores vícios na gestão das contas públicas. Nada mudou em Teixeira dos Santos, excepto a zanga final com Sócrates, depois de ter chamado o FMI à revelia do chefe do governo. Furioso, Sócrates varreu-o da lista de deputados. E, no entanto, nas eleições de 2009, Teixeira dos Santos tinha sido disputadíssimo para encabeçar a lista do PS do Porto e participou em comícios de campanha com uma verve extraordinária de militante que não era.
  
Agora, o técnico Gaspar decidiu que era a nomeação ideal (tendo em conta a representatividade do Banco de Portugal na democracia), mas também porque Teixeira dos Santos já elogiou as políticas do governo (aparentemente, disse bem da parte que responde ao cumprimento do programa da troika que ele próprio negociou).
  
Mas a revolta ocorrida na quinta-feira no Conselho de Ministros revela também a primeira grande derrota de Vítor Gaspar, apesar do apoio que já lhe tinha sido manifestado pelo primeiro- -ministro. No caso QREN, Gaspar foi um vencedor em toda a linha, deixando Álvaro Santos Pereira humilhado e a inventar desculpas para ter sido despojado dos seus poderes. No caso rendas da EDP, Gaspar assistiu à demissão de um secretário de Estado sem, até agora, ter invertido a linha de rumo de complacência com as eléctricas. No caso Teixeira dos Santos, a total falta de sensibilidade política interna aniquilou-o, mas talvez não seja expectável que Gaspar, o técnico alemão, tenha sensibilidade política. Para Pedro Passos Coelho, a derrota ainda é maior: em apenas três semanas, vê um segundo levantamento popular no Conselho de Ministros vir a público. Uma péssima maneira de começar um congresso do PSD, que era para não ter história, mas agora já a tem – a história da falta de coesão interna de um governo desgastado ao fim de escassos nove meses.» [i]

Autor:

Ana Sá Lopes.
    

Protesto contra violência policial

«>Estudantes da crise académica de 1962, incluindo o ex-Presidente da república Jorge Sampaio, aprovaram hoje uma moção de repúdio pelos actos de violência policial de quinta-feira e enviaram um protesto aos principais órgãos de soberania.» [CM]

Parecer:

O director nacional da PSP ainda não se demitiu?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Demita-se o director nacional da PSP e abra-se processo disciplinar aos "pitbulls".»
  
Mais uma pequena vingança de Cavaco

«JJosé Sócrates deixou o Governo, o PS e o país no ano passado. Mas está tão presente na vida nacional como quando era primeiro-ministro. O'Expresso'revela como pode ficar sem a Grã-Cruz de Cristo, e como o processo da licenciatura pode ser reaberto.
  
Sócrates arrisca-se a ser o único primeiro-ministro dos 19 governos constitucionais depois do 25 de abril a não receber a máxima condecoração atribuída por destacados serviços prestados ao país, a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.» [DN]

Parecer:

O homem é pequenino.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Cavaco que dê a condecoração ao seu velho amigo e consultor de negócios familiares Oliveira e Costa.»
  
Ministro da Saúde constata mais um sucesso do seu colega Gaspar

«O ministro da Saúde, Paulo Macedo, admitiu hoje que a crise pode levar a um aumento dos casos de tuberculose em Portugal, mas garantiu que os serviços de saúde estão preparados e que a tendência de diminuição da prevalência se manterá.» [DN]

Parecer:

Um grande elogio do Macedo ao Gaspar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponha-se a instalação de um novo talhão nos cemitérios portugueses, o talhão das vítimas do Gaspar.»
  
Equipa do Cazaquistão ouve o hino do "Borat"

«A equipa de tiro ao alvo do Cazaquistão foi surpreendida por um hino nacional falso, que por erro, foi tocado por engano na cerimónia de entrega de medalhas num campeonato no Koweit. O hino era, nada mais nada menos, que o do Cazaquistão ... mas do filme "Borat".» [DN]
   
 PSD nervoso com inquérito ao BPN?

«Os partidos da maioria entregam na próxima semana uma proposta para a criação no Parlamento de uma comissão de inquérito ás parcerias público-privadas rodoviárias.

O anúncio foi feito hoje pelo líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, durante o 34º Congresso do PSD, que está a decorrer em Lisboa. O inquérito vai incidir sobre as PPP rodoviárias renegociadas em 2010 pelo Governo socialista.» [DE]

Parecer:

Parece que este novo inquérito parlamentar não passa de uma manobre de diversão.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo espectáculo.»