sexta-feira, março 16, 2012

Querida Santinha da Ladeira

Quero pedir-te perdão porque os membros do governo comportam-se como teus devotos mas ainda não perceberam que é a ti e não á fulana de Fátima que devem venerar. E peço-te perdão por que este país já está a sofrer em demasia por causa do Gaspar que já não pode pagar pela forma como te tratam.

Eu compreendo que estejas ofendida com a Cristas que em vez de te fazer uma promessa anda em rezas a tudo quanto é santo que não a ajudou a impedir a lei da interrupção voluntária da gravidez. Mas os portugueses não têm culpa de a senhora ter tão pouco jeito para ladainhas como tem para as couves-galegas e já que o Senhor não lhe dá a chuva que pede nas suas preces, escusas de te vingar e mandar trovoada e granizo.

Eu compreendo que aquele Gaspar até à mina santinha tira do sério, o homem não diz coisa com coisa e manda tanto no seu ministério que o secretário de Estado deu quatro milhões à Lusoponte e ninguém falou do ministro. Mas mesmo não o merecendo venho interceder junto da santinha por esta pobre alma penada que veio dar à nossa costa. É que pior do que ter um Álvaro super ministro e a fazer super asneiras é ter um Álvaro sem pastas e com tempo para andar a dizer super disparates.

Eu sei que o Aníbal sempre te ignorou e que até concorreu contigo na devoção do povo mas não te ofendas, não te vingues dessa pobre alma que depois da austeridade do Gaspar deixou de ser uma alma penada para passar a ser uma alma depenada, o coitado já nem tem para a despesas e transformou a piscina da Quinta da Coelho num tanque de criação de douradas. Devias ter pena do homem, já há por aí quem diga que é o Nunes Liberato o verdadeiro presidente, tantos são os momentos em que o Aníbal parece não dizer coisa com coisa.

Ajuda o Gaspar apesar de não merecer, tens de compreender que o rapaz deve ser tido melhor nota a Religião e Moral do que a Econometria quando andou na Universidade Católica, mas não te vingues da sua devoção aos santos oficiais promovendo desvios colossais e erros de previsão. O coitado não acerta uma desde que chegou a ministro. O rapaz não tem culpa, foi a avó Prazeres que quando era pequenino e ia passar férias a Manteigas lhe fez a cabeça, sabes bem como era a mentalidade das beatas das Beiras.

Tem pena do Paulo Portas, percebo que é irritante, que é como as velhas portuguesas, com a idade ficam todas louras, mas não o condenes a vaguear pelo purgatório, eu sei que o rapaz merece umas palmadas nas nádegas, mas condená-lo a andar por aí a negociar com os chineses que o Sócrates trouxe ou a vender o Magalhães do mesmo Sócrates é pior do que o Inferno e pior ainda do que o Inferno é obriga-lo a andar pelo mundo a vender os pastéis de nata do Álvaro. Perdoa-lhe querida santinha, deixa lá o rapaz aparecer por cá com mais frequência.